You are currently viewing Especialização ou MBA? Qual pós-graduação eu devo escolher?

Especialização ou MBA? Qual pós-graduação eu devo escolher?

A opção por uma pós-graduação que seja efetiva, agregue valor ao currículo e ofereça ferramentas para uma atuação profissional de sucesso, é indispensável.

 

Ter um diploma de graduação já não é mais um diferencial no mercado de trabalho, como acontecia há pouco anos. O profissional de destaque de hoje é aquele que está sempre antenado, em constante busca de conhecimento. Por isso, escolher uma pós- graduação que seja efetiva, agregue valor ao currículo e ofereça ferramentas para uma atuação profissional de sucesso, é indispensável.

A pergunta que dá título ao texto é uma dúvida de muita gente, principalmente no momento de escolher uma pós-graduação. Porém, é preciso esclarecer que o Master in Business Administration (MBA) também é uma pós-graduação lato sensu com foco na formação voltada para as áreas de gestão e administração. Assim, é possível dizer que todo MBA é considerado uma pós-graduação, mas nem toda especialização é um MBA.

O MBA foca nos conteúdos mais práticos, voltados ao mercado de trabalho propriamente. É uma formação voltada para área de negócios, ao universo empresarial, possibilitando uma oportunidade para ampliar a visão sobre o segmento e melhores práticas do ambiente corporativo. As aulas são voltadas para discussão de casos, estruturados com a teoria.

Quem está à procura de um curso de pós-graduação deve ter em mente que a opção por um MBA é ideal para quem já trabalha na área e deseja se capacitar para um crescimento profissional, na busca de cargos de liderança, por exemplo. Ele se configura como um investimento para a carreira.

Já a tradicional pós-graduação lato senso o foco é mais voltado para o aprofundamento do conteúdo, que a graduação não consegue abarcar e assim tornar-se um especialista na área.

Lato sensu ou Stricto sesu? Saiba a diferença:

Na definição sobre qual pós-graduação escolher, há ainda a importância de definir se o seu objetivo requer uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

A primeira tem o objetivo de aprofundar conhecimentos em sentido mais amplo, voltado à aplicação prática no mercado de trabalho, o que inclui as categorias das especializações e os MBAs (Master in Business Administration).

Já a pós-graduação stricto sensu é direcionada a quem quer seguir a carreira docente ou de pesquisador. São as especializações de Mestrado e Doutorado, que oferecem conteúdo e fundamentação teórica para atuar como professor universitário e pesquisador.

Avalie a Instituição de Ensino

Outro ponto que deve ser levado em conta, é que cada faculdade possui uma linha de pesquisa direcionada. Veja nas disciplinas oferecidas, se elas trazem os conteúdos que atendam às suas necessidades. Embora as grades curriculares sejam semelhantes entre os mesmos cursos de instituições de ensino diferentes, algumas dão ênfase maior em alguns conceitos e teorias.

Analise as Instituições de Ensino Superior que são bem avaliadas pelo MEC e oferecem uma boa estrutura de suporte ao aluno. Não basta apenas pensar no valor da mensalidade, mas também nas ferramentas tecnológicas oferecidas, equipe docente, etc.

Escolha a modalidade que atenda às suas necessidades

A modernidade trouxe inúmeras vantagens para a área da educação. Existem hoje diversos cursos de especialização disponíveis tanto no formato presencial como no de Ensino a Distância.

Com a tecnologia, não existem mais barreiras para quem quer estudar e se aperfeiçoar, pois não é todo mundo que consegue adaptar a sua rotina de horários e compromissos para frequentar uma sala de aula tradicional. O ensino a distância vem oportunizar um avanço na carreira de qualquer pessoa que queira buscar conhecimento.

A diferença, neste caso, é que professor e aluno não precisarão compartilhar em tempo real, o mesmo espaço físico. A formação é de qualidade, e o diploma tem reconhecimento, assim como um curso presencial.

Analise bem as duas opções e veja as que oferecem as melhores condições para suprir as suas necessidades. Conheça mais sobre os benefícios de fazer uma pós-graduação a distância antes de decidir sobre qual modalidade de especialização se adequa melhor à sua rotina, para tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso.

O UniCV oferece inúmeras opções de especialização nas mais diversas áreas do conhecimento. Conheça os nossos cursos!

 

Texto por Kaisa Abeche