You are currently viewing O que faz um Biomédico?

O que faz um Biomédico?

Entenda mais sobre o curso e áreas de atuação

Se você gosta da área da saúde, esta pode ser uma excelente opção para sua carreira profissional! O curso de Biomedicina é uma graduação relativamente nova, e por isso ainda há muitas dúvidas sobre quais atividades estão dentro do seu campo de atuação.

Nas últimas décadas, o número de cursos de Biomedicina oferecidos no Brasil teve um aumento significativo. Em 2000, haviam apenas seis e hoje, são mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC no país.

A Biomedicina está situada entre a Biologia e a Medicina. Assim, possui disciplinas das duas áreas, porém com foco diferente de ambas. Enquanto o médico lida diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias, o biomédico é preparado para atuar com a causa de doenças. Estuda microrganismos, amostras de material para elaborar diagnósticos, e tem foco em pesquisa e análises clínicas.

Laboratório da saúde no Campus Sede do UniCV

 

Este profissional é capacitado para investigar e diagnosticar doenças que afetam os seres humanos, identificar suas causas e desenvolver tratamentos para curá-las. Isso acontece por meio de pesquisas, identificação e classificação de microrganismos causadores de enfermidades, além do desenvolvimento ou melhora de remédios e vacinas para combater e prevenir doenças. Pode inclusive ajudar a desvendar crimes, através da genética forense.

O curso possui uma carga horária extensa voltada para a prática acadêmica, com aulas em laboratórios, além de ser necessário realizar estágio supervisionado nos últimos anos de graduação. A profissão de biomédico foi regulamentada em 1979 e, para exercê-la, é obrigatório ter o diploma de nível superior em um curso de Biomedicina reconhecido pelo MEC e registrado no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) do estado onde se atua.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os conteúdos do curso de graduação de Biomedicina devem contemplar, entre outros itens: Ciências exatas; Ciências biológicas e da saúde; Ciências humanas e sociais; e Ciências da Biomedicina.

Como está o mercado para o profissional de Biomedicina

O mercado de trabalho para biomédicos é bastante vasto. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, podendo optar por uma carreira na saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente, alimentos, entre outros segmentos.

Atualmente, algumas das áreas mais promissoras são a reprodução humana e a pesquisa genética. Entretanto, mais da metade dos biomédicos opta por seguir carreira em análises clínicas.

Segundo publicação do Guia do Estudante, há outras áreas que também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias – como a cidade de Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e o sul do país, a procura é grande por profissionais para a análise de qualidade.

Média ou expectativa de salários

Como em toda profissão, os salários variam de acordo com a qualificação do profissional, experiência, local de atuação, tipo de instituição e cargo exercido. Diante disso, é preciso estar em constante atualização e uma especialização, por exemplo, pode agregar valor no mercado de trabalho.

Um biomédico ganha em média R$ 2.706,63 no mercado de trabalho brasileiro, para uma jornada de 40 horas semanais, de acordo com pesquisa do salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. O teto salarial é de R$ 5.110,43, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT em todo o Brasil.

Laboratório da saúde no Campus Sede do UniCV

Estrutura da graduação EAD no UniCV

O curso de Biomedicina do UniCV é oferecido nas modalidades presencial (nos períodos matutino e noturno) e híbrida, ambos com quatro anos de graduação. É um curso focado no mercado de trabalho que tem como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências necessárias para colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que agregam no desempenho eficiente das atividades requeridas.

O curso também foca em preparar o acadêmico para ter uma visão sistêmica e estratégica, com orientações para o equilíbrio emocional e autocontrole, promovendo a capacidade de liderança e articulação de pessoas, organização, postura ética, entre outras características.

A modalidade de ensino híbrido do UniCV alia atividades on-line e estudos presenciais, que ocorrem nos polos de apoio e possuem estrutura própria ou convênios que oferecem equipamentos e instalações apropriadas para a execução das tarefas.

Para saber mais, acesse nosso site.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes