You are currently viewing Áreas de atuação para seguir na Nutrição

Áreas de atuação para seguir na Nutrição

A frase “diga o que comes e te direi quem és”, já virou um dito popular. Isso porque com os novos estudos e a evolução da ciência, cada vez mais se descobre a importância de uma alimentação saudável como prevenção a doenças, promoção de qualidade de vida, entre outros.

O profissional de Nutrição é um especialista em alimentação, com conhecimentos aprofundados para elaboração de diagnósticos nutricionais, prescrição de dietas e suplementos para pessoas sadias ou com problemas de saúde, controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios, desenvolvimento e avaliação de produtos para alimentação humana, entre outros.

A graduação possibilita uma formação multidisciplinar, dispondo de matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além das disciplinas específicas da Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional, Composição de Alimentos, entre outras. Possui uma densa carga horária de atividades práticas e laboratoriais e exige estágio supervisionado como requisito para obtenção do diploma.

Como está o mercado para o profissional de nutrição

É um mercado extremamente aquecido. Basta observar o crescente interesse da população brasileira por um estilo de vida mais saudável, o que é revelado em inúmeras pesquisas. Há um vasto campo de atuação para o nutricionista, que vai muito além do trabalho em clínicas e hospitais na prescrição de dietas. A preferência por alimentos mais saudáveis exige que as indústrias fabriquem novos produtos com mais qualidade nutricional.

Diversas áreas e segmentos empresariais necessitam do trabalho de um Nutricionista, como por exemplo: Agências Públicas de Fiscalização, Hospitais, Clínicas, Instituições de ensino, Indústrias, Restaurantes, Cruzeiros, Academias, Supermercados e outros.

Por ser uma área generalista, há muitos cursos de pós-graduação disponíveis na área da Nutrição, o que faz da especialização uma poderosa aliada para se destacar na profissão. Entre elas estão: Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica e Indústria, e Gastronomia.

Veja as principais áreas:

Nutrição clínica

É a área em que o profissional tem foco no diagnóstico nutricional e orientações dietéticas com o objetivo de promoção da saúde do paciente. Dentro da Nutrição Clínica existem diversas especialidades, tais como: a Nutrição Clínica em cuidados Paliativos, em Cardiologia, Oncologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Gerontologia, Nefrologia e Terapia Intensiva.

Alimentação Coletiva

A nutrição em alimentação coletiva abrange o atendimento alimentar de uma dada população, como o acompanhamento das produções das refeições com segurança e qualidade. Os principais campos de trabalho são restaurantes industriais, cozinhas hospitalares, restaurantes comerciais, hotéis e escolas.

Nutrição em esporte

Na nutrição esportiva, a alimentação é vista como um cuidado importante para garantir o melhor desempenho do atleta. O profissional contribui com a preparação de esportistas de diversas modalidades, exercendo seu trabalho em clubes e academias.

Nutrição em saúde coletiva ou saúde pública

Nessa área o nutricionista atua em programas e políticas institucionais, no desenvolvimento do planejamento de alimentação, na atenção básica e na vigilância sanitária, dando assistência e educação nutricional a um grupo populacional.

Nutrição na indústria

É um setor abrangente, em que é possível atuar na Nutrição aplicada ao Marketing, desenvolvimento de novos produtos, assim como na legislação, na área regulatória e de assuntos científicos. Também há possibilidade no atendimento nutricional individualizado ou coletivo, e no serviço de suporte ao consumidor (SAC).

Nutrição no Ensino e pesquisa

Pode atuar em atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão de cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição.

Nutrição na Gastronomia

Tanto a Nutrição quanto a Gastronomia trabalham com alimentação, mas as áreas são diferentes. A Gastronomia visa o preparo, o sabor e a apresentação das refeições, já a Nutrição estuda a atuação desse alimento no organismo, visando os benefícios nutricionais para a saúde. O nutricionista pode unir as duas áreas para produzir alimentos saudáveis e saborosos.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes