You are currently viewing Existe uma idade ideal para iniciar a vida acadêmica?

Existe uma idade ideal para iniciar a vida acadêmica?

A resposta parece óbvia, mas ainda há quem pense que está “velho demais” para os estudos, então hoje vamos provar o contrário!

Não existe idade ideal para entrar na faculdade. Pela lei, é preciso apenas a conclusão do ensino médio. Não há uma idade mínima ou máxima para ingressar em um curso de ensino superior, nem mesmo é necessário ter mais de 18 anos. Hoje, se tornou comum nas salas de aulas, pessoas que já se consagraram em suas profissões, mas deixaram tudo de lado e retornaram para a vida acadêmica na busca de realizar um sonho antigo ou até mesmo mudar de área de atuação.

Porém, entrar no ensino superior requer muito mais do que a vontade e o sonho de ingressar em uma universidade, mas o entendimento e maturidade que um curso superior demanda.

Muitos jovens sonham que a faculdade é o momento de autonomia e independência e encontram dificuldades em manter a responsabilidade de estudar, já que não há mais nenhum adulto cobrando certos comportamentos. Pensam nas festas, nos novos amigos, nas escapadas da sala de aula para ir para um barzinho com a turma e toda essa aventura, que com certeza é divertido e traz experiências inesquecíveis.

Entretanto, muita gente não se atenta, que a escolha do curso e o desempenho na faculdade terão muita influência no futuro, e exatamente por isso, para ter o melhor aproveitamento da vida universitária é preciso amadurecer a ideia, que passa pela decisão sobre o curso, a conscientização sobre a importância da dedicação aos estudos e um planejamento das atividades para equilibrar o lazer com a vida acadêmica.

A vantagem em entrar na faculdade logo após a conclusão do ensino médio é que os conteúdos estão ainda bem “frescos” na memória, o que pode ser uma boa ajuda na vida acadêmica, a depender do curso escolhido. Também acaba trazendo um certo alívio para a família e menos pressão sobre a missão de passar no vestibular.

Porém, a responsabilidade em ter que definir a vida profissional ainda tão cedo, sem a maturidade para encarar a essa nova etapa da vida, pode levar ao risco de lidar com os compromissos com um certo descaso, sem a responsabilidade que essa fase de estudos exige. As consequências podem ser desastrosas, como um curso mal aproveitado e a escolha da profissão errada.

A dica é: buscar orientação profissional, como testes vocacionais. Procurar informações sobre as diversas carreiras de interesse. Conversar com profissionais para conhecer a trajetória vivida por eles, como a vida acadêmica e história profissional e se preparar da melhor forma para, à partir da decisão de entrar para a faculdade, ter o melhor rendimento para construção de uma carreira de sucesso.