You are currently viewing Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo: saiba diferenciar!

Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo: saiba diferenciar!

Embora sejam profissões com características em comum, elas também se complementam por apresentarem suas diferenças.

Uma das principais diferenças entre os dois cursos, é que a Arquitetura lida também com o exterior, o urbanismo e a construção civil. O Design de Interiores já é uma graduação mais voltada para a decoração do ambiente, a estética e o conforto.

Além disso, a graduação em Design de Interiores não é encontrada apenas na habilitação de bacharelado, mas também como curso tecnológico que confere diploma de nível superior com a mesma equivalência. A formação do tecnólogo é mais curta, leva em média dois anos para concluir e já estar apto a ingressar no mercado de trabalho.

O UniCV oferece os dois cursos na modalidade presencial. Conheça em detalhes o que faz cada um desses profissionais:

Arquitetura e Urbanismo

Se você já ficou impressionado ao passar por alguma obra, extasiado diante da grandeza e magnitude do local, pode ter certeza que por trás do resultado final, existem horas de trabalho de um arquiteto. Há inúmeras construções que são verdadeiras obras de arte, e todo aparato visual, funcional e cultural é fruto de um profissional capacitado.

O arquiteto é o profissional designado a executar projetos de espaços internos e externos, assim como construções, primando pela funcionalidade, design e conforto, de acordo com o objetivo do cliente, análise do ambiente, cultura e região. Também pode atuar na reforma de obras já existentes, como na preservação do patrimônios históricos.

É por meio da Arquitetura que os detalhes e características agregam valor a qualquer obra, desde a escolha do material a ser usado, durabilidade, iluminação, cores, estrutura, aproveitamento de espaço, fachada, ventilação, acústica, acessibilidade, disposição dos móveis, otimização, análise de viabilidade financeira, custo-benefício e outros. Tudo é pensado para que o projeto atinja o máximo do seu potencial em satisfação, funcionalidade, conforto e estética.

A Arquitetura é um mercado que está em expansão, devido ao expressivo número de construções no país e em decorrência da grande demanda na área da Habitação. Além disso, nos últimos anos, houve um aumento significativo na procura por ambientes funcionais, práticos e inovadores. O arquiteto tem uma ampla área de atuação, seja como autônomo ou no trabalhando em equipe.

O setor privado é o que mais absorve esses profissionais, que podem atuar em escritórios de arquitetura, instituições ligadas ao patrimônio histórico, construtoras, consultorias ou na área ambiental. No setor público existem vagas em prefeituras, departamentos de engenharia, secretarias, companhias de saneamento, etc. O arquiteto pode atuar também na área acadêmica, na pesquisa ou docência.

Design de Interiores

Estar em um local onde há uma iluminação apropriada, aconchegante ou estimulante; cores, texturas, objetos de acabamento e decoração, entre outros, possibilita que os ambientes cumpram a função pelos quais são destinados.

Assim, existe uma decoração ideal para cada espaço. Uma escola infantil, por exemplo, geralmente requer paredes e objetos coloridos; a sala de estar de uma residência pode ser com tons neutros, assim como um consultório médico pede um ambiente mais sóbrio. Tudo isso pode ser muito bem pensado de forma estratégica pelo profissional de Design de Interiores.

O curso de Design de Interiores forma profissionais capacitados a planejar ambientes de acordo com padrões estéticos e de funcionalidade, criar projetos para residências, comerciais e corporativos, além de ambientes promocionais e cenográficos, com espaços otimizados, contemplando aspectos socioculturais, psicológicos, econômicos e tecnológicos.

Além disso, este profissional é responsável por administrar projetos de decoração, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

O profissional de Design de Interiores pode atuar em escritórios de Engenharia Civil, Arquitetura e Design; em lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento); Indústria moveleira, como empreendedor e outros.

Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas estão:

• Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto.
  • Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers.
  • Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores.
  • Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.