You are currently viewing Como manter uma rotina de estudos no EAD

Como manter uma rotina de estudos no EAD

Se você optou pela modalidade de Ensino a Distância e acabou de entrar na faculdade, precisa ter em mente alguns princípios para tornar o seu processo de aprendizado uma experiência de sucesso. Por ser ainda algo relativamente novo no sistema de ensino, o EAD ainda traz ideias equivocadas sobre o processo de aprendizagem que precisam ser desmistificadas, e um desses equívocos, é o pensamento de que por ser uma modalidade mais flexível, pela ausência de horários de estudos definidos, seja mais fácil de realizar.
Especialistas afirmam que o EAD exige habilidades do aluno, como disciplina, proatividade, organização e automotivação, que são essenciais para que o estudante se mantenha firme e leve o curso até o final. Por isso, é imprescindível que haja uma rotina de estudos bem planejada, a fim de cumprir todo o conteúdo programático.
Se você está se sentindo um pouco perdido, isso é algo perfeitamente normal, pois embora o ensino médio promova um bom ritmo de estudos na preparação para o concurso vestibular, a vida acadêmica é bem diferente e a modalidade a distância ainda traz suas especificidades que merecem atenção.
Mas não se assuste, logo você “pega o jeito”, se adapta à nova rotina e acaba conhecendo as características do sistema, os tutores, professores, polos da sua região e a própria Instituição de Ensino, como bibliotecas, laboratórios e outros espaços. E para ajudar a tornar sua vida acadêmica mais promissora e com resultados, o UniCV preparou algumas dicas importantes para vocês organizar sua rotina acadêmica e com isso ter um ótimo aprendizado e rendimento.

Veja algumas das principais dicas de organização de estudos do EAD

1. Explorando o ambiente virtual

Antes mesmo de dar início aos estudos propriamente, é de suma importância conhecer detalhadamente o ambiente virtual, suas ferramentas, fóruns, local onde as aulas são disponibilizadas, ícones para o envio das tarefas, onde entrar em contato com tutores para esclarecer dúvidas. Enfim, é preciso dispender um bom tempo para conhecer a plataforma de ensino e como acessar cada parte dela.

2. Cronograma e Metas

Elaborar um cronograma de atividades com todas as demandas que precisam ser cumpridas, é o primeiro passo para iniciar a vida acadêmica de forma estruturada e então criar uma rotina.
Conhecer as datas das avaliações, entregas de trabalhos, demandas de leituras, etc, é onde se inicia a organização para os estudos e o planejamento, para que todo o conteúdo das disciplinas disponíveis seja estudado durante o semestre, de forma equilibrada, sem sobrecargas, sem gerar qualquer tipo de stress, ansiedade, com espaço para atividades físicas, lazer, etc.
Estabeleça metas. Determine o conteúdo que irá estudar em determinado dia e tente cumpri-lo. É possível estabelecer objetivos diários, semanais ou mensais. Defina quanto tempo você tem para estudar e divida os conteúdos sistematicamente.

3. Combate à procrastinação

É importante incluir nessa rotina o acesso diário ao ambiente virtual de aprendizagem. Essa ação também possibilita que se tenha mais controle das demandas para que não se percam os prazos. Por isso a importância de se definir dias e horários para se dedicar a cada tarefa e evitar a procrastinação, que é considerada um dos principais vilões de quem cursa uma modalidade a distância, e resulta numa sobrecarga quando os acúmulos são constantes.
Uma dica valiosa é estabelecer metas compensatórias, que é diante de imprevistos que levaram ao não cumprimento de alguma demanda planejada, dobrar o tempo no dia seguinte para compensar e colocar em dia o que não foi realizado. Caso contrário, o excesso de atividades acumuladas pode levar a um desestímulo e até ao abandono do curso.

4. Interaja no ambiente virtual

Não fiquei isolado! É muito importante e estimulador o contato com os demais colegas no ambiente virtual. Explore ao máximo as oportunidades oferecidas pela Instituição de Ensino, como a participação efetiva nos fóruns virtuais e o contato com os tutores.
Mesmo com a distância, é possível sim realizar contatos para trocar experiências, esclarecer dúvidas e criar vínculos de amizade. Não perca de vista os eventos presenciais que acontecem nos polos, e sempre que possível, participe dos eventos disponibilizados para você, uma possibilidade de networking e enriquecimento
profissional.

5. Planejamento

Comece classificando as disciplinas em níveis (Fácil, Média e Difícil). Faça uma tabela com os dias da semana e distribua as horas que irá se dedicar a cada disciplina, aumentando a carga horárias daquelas que possui maior dificuldade. Escolha colocar as que você menos gosta ou tem menos afinidade na lista das primeiras a serem estudadas, isso vai ajudar a diminuir a sua ansiedade, e trazer uma sensação de dever cumprido, ou seja, você “se livra” de uma vez daquelas que mais incomodam.

6. Organização do material

Após o planejamento, reserve um dia apenas para separar os textos que precisa ler. Tenha uma pasta digital separada por nome da disciplina e bimestre para armazenar os livros e artigos em pdf. Quanto mais organizado forem esses arquivos, mais fácil será o acesso e a clareza do que precisa ser estudado. Se você prefere estudar diretamente nos livros, abra um arquivo no Word por disciplina, e coloque o nome do livro, as páginas que precisa estudar e todos os arquivos que serão necessários. Da mesma forma, se preferir imprimir textos, separe em plásticos devidamente etiquetados por disciplina e organizados em uma pasta. Mantenha todo o material guardado em um único local, assim você evita perder tempo procurando aonde você deixou.

7. Crie uma rotina e faça check list

Se possível, procure estudar em horários de maior rendimento, de acordo com o seu relógio biológico, pois cada pessoa tem horas específicas de maior produtividade. Escolha um local calmo, silencioso. Caso isso não seja possível, adquira um tampão de ouvidos para ajudá-lo. Configure o celular para não tocar ou emitir sons, assim como também prepare o ambiente para que não seja interrompido ou te cause qualquer distração. Isso fará com que estude mais em menos tempo, resultando em maior rendimento e concentração.
É importante também checar se o planejamento está sendo cumprido, fazer anotações e observações em cada tópico planejado, tais como lembrete de pontos que precisam de reforço, entre outros.

8. Faça revisões e resumos

Diferente da famosa “decoreba”, que faz com que você memorize um assunto por um tempo limitado, seja para fazer uma prova ou discursar em uma palestra e esqueça logo em seguida; para haver aprendizado é necessário um contato constante com o conteúdo. A memorização acontece quando você realmente domina a matéria, e isso geralmente acontece de forma gradual, necessitando para isso constantes revisões.
Outro ponto de destaque e que gera muitos resultados, é fazer resumos, porém utilizando as suas próprias palavras. Uma espécie de “tradução” dos termos complexos em uma linguagem mais simples, ou que faz parte do seu vocabulário cotidiano. Uma forma de trazer uma explicação para si mesmo, por meio da escrita e que ajudará a aprender e a memorizar.
E para finalizar, cuide da sua saúde. Reserve tempo para se divertir, exercitar-se, faça alimentações saudáveis e priorize uma boa noite de sono.