You are currently viewing Home Office: a cultura que continuou pós-pandemia

Home Office: a cultura que continuou pós-pandemia

Trabalhar em casa já foi o sonho de muita gente. Algo que parecia ser uma prática pouco possível para uma grande parcela dos trabalhadores, se tornou uma realidade para milhões de pessoas.

Com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas precisaram se adaptar à nova realidade para poder dar continuidade as suas atividades preservando a saúde de seus colaboradores, aderindo ao home office. Foi uma das medidas mais utilizadas no mundo.

Há quem goste e prefira ainda o trabalho presencial, mas uma coisa é certa: essa experiência mostrou que o universo corporativo jamais será o mesmo depois da experiência do home office. Essa vivência possibilitou que as empresas e funcionários tivessem um novo olhar do trabalho, das perspectivas profissionais e de qualidade de vida.

Trabalhar de casa foi bastante desafiador para muitas pessoas, sem contato social com os colegas de profissão. Outros tiveram dificuldades em driblar as interrupções do ambiente familiar, conciliar as horas de trabalho e descanso e as distrações que uma residência traz.

Houve quem dissesse ter experienciado um dos melhores e mais produtivos momentos, a ponto de não querer mais voltar à antiga rotina de enfrentar horas no trânsito e todas as atividades requeridas para chegar ao seu posto na hora certa, debaixo de chuva ou sol, a liberdade na execução das atividades e mais tempo com a família.

Empresas, por outro lado, perceberam que podem economizar com aluguel, energia e encargos financeiros pela maior retenção de talentos e diminuição do turnover. Os funcionários, apesar de terem aumento dos gastos com energia elétrica em casa, também economizaram com transporte e alimentação, segundo uma pesquisa da Cisco divulgada no portal da revista Época Negócios, por meio de em estudo que entrevistou 28 mil pessoas de 27 países.

Embora o home office ofereça maior flexibilidade, economia e qualidade de vida, também traz desafios que precisam ser considerados. Veja a baixo alguns deles e como contornar essas situações:

Concentração

Um dos principais desafios do trabalho em casa é a concentração, principalmente no início. É preciso que todas as pessoas na residência tenham ciência de que aquelas horas requerem foco. É necessária uma adaptação e definir algumas regras para evitar distrações que podem levar a perda do foco.

Assim, é importante impor limites e deixar claro a todos com quem convive quais são seus horários, prazos e ser rigoroso quanto às interrupções, explicando que na hora do trabalho nem sempre é possível atender o interfone, por exemplo.

Rotina familiar

A mesma vantagem de poder estar próximo da família pode também ser uma desvantagem no trabalho em casa. Por isso, esse é um grande desafio. Como cada pessoa tem sua rotina, não é simples conciliar as atividades de todos da casa sem se prejudicar, principalmente no ambiente com crianças pequenas que demandam mais atenção.

Em alguns momentos as tarefas do trabalho podem atrasar devido a um imprevisto que surge, sendo seu ou não, mas que depende da sua ajuda para ser resolvido. Quando isso acontece, é comum que o profissional acabe estendendo o expediente e trabalhando fora do horário comercial para tentar compensar o atraso. Por isso é importante organização e disciplina para separar a vida profissional da pessoal.

Uma dica importante é estabelecer metas ao longo do dia, por meio de um cronograma, definindo prioridades e o tempo necessário para cumprir cada uma delas.

Erros na comunicação

Ruídos na comunicação podem ser outro desafio do home office, como interpretações equivocadas, orientações ambíguas e dúvidas, que acarretam conflitos internos, erros e perda da produtividade.

Espaços improvisados

Assim como no escritório, dentro de casa também é necessário que haja um espaço adequado para trabalhar, com uma boa iluminação, arejado e confortável para se concentrar. Quando isso não é possível, prejuízos podem surgir decorrentes da má postura, problemas de visão, entre outros que impedem um bom rendimento, bem-estar e saúde.

Procure um local o mais isolado possível e invista em móveis e materiais de boa qualidade, tornando o ambiente mais funcional e com “cara” de escritório. Crie um espaço agradável para trabalhar.

Isolamento social

Trabalhar sem interação social pode levar a quadros de depressão e ansiedade, e com isso afetar a saúde mental do trabalhador. Há pessoas que se adaptam tranquilamente, já outras necessitam desse contato no ambiente de trabalho, o que pode impactar negativamente na criatividade e na produtividade.

Então, inclua algumas pausas durante o dia a fim de relaxar a mente e alongar um pouco os músculos.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes