You are currently viewing Como conciliar os estudos e o trabalho

Como conciliar os estudos e o trabalho

Trabalhar durante a sua graduação é com certeza desafiador, principalmente quando se pretende levar a sério os estudos e a profissão tendo um bom rendimento em ambos. Essa rotina envolve também boas condições físicas, pois o corpo precisa de descanso e justamente por isso, é preciso estratégia e organização para obter sucesso nas duas atividades.

A educação é uma ferramenta libertadora. Ela possibilita alcançar situações e lugares inimagináveis, atua como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e não há como mensurar o valor das transformações que ela traz. Ao passo que aprender é algo tão grandioso, inúmeros desafios acompanham esse processo, podendo não ser uma tarefa simples muitas vezes.

O ser humano é complexo e cada pessoa apresenta características singulares. Exatamente por isso, não há uma fórmula pronta para conciliar trabalho e estudos, mas existem alguns pontos que devem ser observados para poder aumentar as possibilidades de sucesso numa jornada profissional e de aprendizado. Veja a seguir:

Planejamento e Organização

Se organizar e planejar antecipadamente os estudos fará com que você otimize o seu tempo,  permitindo um maior rendimento. Muitas horas costumam ser desperdiçadas quando se inicia um aprendizado, sem ter pensado em como fazê-lo, pois estudar, assim como trabalhar, é um ato técnico que precisa foco, comprometimento e atenção.

A primeira dica para uma preparação eficiente é saber exatamente o que você irá estudar. Tendo isso definido, faça uma lista dos livros, anotações e tudo o que você já possui disponível e separe. Se precisar imprimir materiais, faça isso com antecedência e deixe tudo ao seu alcance. Os conteúdos digitais podem ser armazenados em uma pasta específica, que seja fácil de ser localizada. Essa base de arquivos já é o alicerce para dar início à exploração do que deve ser estudado, podendo ser complementado sempre que necessário.

Criar uma planilha ou tabela de horários direcionando o tempo adequado para cada atividade, incluindo um período de descanso é essencial. Procure respeitar essa organização estabelecida e não ultrapassar seus limites.

Se conheça

Você já parou para pensar o que torna o seu aprendizado mais fácil? De que forma você absorve melhor um conteúdo? Existem pessoas que memorizam com muita facilidade quando leem sobre um assunto, ao assistir um vídeo, ver um gráfico, fluxograma, ou seja, os recursos visuais são facilitadores e ajudam a reter informações. Alguns estudantes aprendem melhor fazendo resumos, utilizando canetas coloridas e marcadores e devem sempre focar na informação visual, como por exemplo observar os gestos do professor quando ensina algo, isso o ajudará a aprender melhor associando aqueles movimentos à explicação.

Existem as pessoas auditivas, que são capazes de montar uma história com as informações que recebem. Têm muito mais facilidade em prestar atenção ao que o professor diz, fazendo poucas anotações para não tirar o foco do que está sendo falado.

Gravar aulas e assistir depois, gravar resumos e ouvi-los, ler textos em voz alta, conversar com amigos sobre as temáticas estudadas, todos esses exemplos poderão ser grandes aliados.

E há também aqueles que têm facilidade de aprender com a experiência motora, interagindo com o conteúdo e tudo que tem relação com movimento, ou seja, pesquisando, fazendo exercícios, atividades em laboratório, assistindo aulas dinâmicas, fazendo gestos que têm relação com o conteúdo, etc. São conhecidos como cinestésicos. Os estilos de aprendizagem (visual, auditivo e cinestésico) utilizam essas três formas de percepção da informação, porém, cada indivíduo costuma ter predominância de um destes. Se conhecer para saber qual é o seu estilo predominante, auxiliará e muito nos estudos.

Segundo a psicopedagoga Mônica Pessanha, a maioria das pessoas tira proveito da combinação dos três estilos, mas o ideal é focar em apenas um deles, estimulando e desenvolvendo habilidades específicas. Uma dica é testar, treinar e praticar as três formas e anotar os resultados obtidos em cada uma delas. Na internet, o aluno consegue encontrar alguns testes que ajudam a identificar qual método combina mais com o perfil dele.

Recursos tecnológicos

Em plena era da comunicação e da tecnologia, a vida para quem deseja aprender é consideravelmente mais acessiva. Os canais de streaming oferecem todos os temas possíveis e inimagináveis, com recursos visuais, auditivos e dinâmicos para você adquirir conhecimento de forma leve e também prazerosa.

A partir do ponto inicial que é a organização e planejamento dos estudos, você poderá explorar os conteúdos digitais para tirar as dúvidas que muitas vezes os textos não deixam tão explícitos. Se não entendeu o que foi lido, acesse os canais visuais, busque especialistas nos assuntos e plataformas de credibilidade que trarão as mesmas explicações com palavras, gestos e recursos aliados no processo de assimilação de informações, além de contribuírem para a memorização.

Equilíbrio

Rotina de estudos, aliada a noites bem dormidas, alimentação balanceada, exercícios físicos e tempo para o lazer e contato com família e amigos, são indispensáveis para atingir um alto rendimento no trabalho e na graduação.

Quando o expediente for muito puxado e exaustivo, tente dar uma pausa, como tomar um banho, fazer um lanche, ou mesmo assistir algo rápido e descontraído antes de retomar as atividades acadêmicas, isso lhe ajudará a se manter no trilho e dar continuidade no planejamento estabelecido.

Mantenha os empregadores cientes

Alinhar suas responsabilidades acadêmicas com a equipe de trabalho é muito importante para que não haja conflito de horários e prejuízo no desempenho de ambas as atividades. Seus supervisores devem sempre tomar conhecimento de suas obrigações fora do ambiente profissional quando for necessário conciliar as duas coisas.

O diálogo evita imprevistos e possíveis advertências.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes