You are currently viewing Séries e filmes para treinar seu Inglês

Séries e filmes para treinar seu Inglês

Aprender uma segunda língua pode ser muito mais fácil do que se pode imaginar, ainda mais quando essa língua passa a ser inserida em sua rotina. Então, se você curte assistir filmes e séries, que tal mudar o foco e aproveitar esses momentos para reforçar na prática o que aprendeu na teoria, conhecendo novas palavras, expressões, e ainda mergulhar em uma nova cultura? Além de ser uma forma de acelerar o aprendizado, consumir produções audiovisuais em outro idioma tornam esse processo muito mais divertido.

As séries, por terem episódios mais curtos do que filmes, podem ser mais fáceis de serem inclusas na sua rotina. Ou seja, 30 minutos por dia irá potencializar os seus estudos e melhorar seu vocabulário. Hoje, há séries com temas e gostos para qualquer público e esse é um recurso que pode ser utilizado a seu favor. Se você dispõe de tempo, ainda pode maratonar todos os episódios de uma temporada e fazer uma imersão completa no idioma.

Se o seu interesse é ampliar o vocabulário de um segmento específico, escolha filmes e séries que falem sobre a temática. Por exemplo, Grey’s Anatomy é uma série americana que se passa dentro de um hospital, então profissionais da área da saúde podem aprender termos técnicos e científicos em inglês. Como são 19 temporadas, há muito conteúdo a ser explorado.

Para quem deseja mergulhar na linguagem jurídica, a série Suits é uma boa opção, já que narra o cotidiano de advogados em um grande escritório jurídico de Nova Iorque, com casos interessantes e com um toque de humor sarcástico. Outra indicação desse gênero é a série How to Get Away with Murder, na qual os personagens principais são alunos e uma professora do curso de Direito.

Para quem deseja focar no inglês casual, os seriados Modern Family, Friends e The Office, por exemplo, utilizam palavras fáceis do dia a dia e ajudam a elaborar frases frequentemente usadas, como expressões e jargões.

Outra série interessante é The Crown, produzida no Reino Unido. É muito diversificada e apresenta vocabulários falados ao longo de décadas e termos políticos, uma boa alternativa a quem se interessa em aprender o sotaque britânico.

Veja algumas dicas para aprender com filmes e séries:

Foque no aprendizado

Assistir a uma série ou filme com foco na aprendizagem é diferente de quando você está ali apenas para apreciar a história. Os seus sentidos precisam estar direcionados para o idioma, ao que se fala, como se fala e em que contexto está inserido. É um “assistir” um pouco diferente, buscando reconhecer palavras e conhecer outras.

Uma dica para facilitar, principalmente para os iniciantes, é optar por algo que você já tenha assistido para que o seu foco seja exclusivo nas falas e não nas cenas em si. Procure escolher sotaques que não vão complicar o começo da sua prática, como nos desenhos animados, que possuem roteiros com um vocabulário mais simples.

Áudios e Legendas

Se você só assistia filmes dublados, é hora de mudar: a partir de agora dê preferência para o áudio na língua original. Isso possibilita que você perceba nuances do enredo que são distorcidas quando existe uma dublagem, levando à perda de muitas características essenciais do filme.

Se você é iniciante, deixe as legendas em português, mas sempre relacione-as com o que for ouvido e foque no áudio para buscar entender o que é dito.

Agora, se o seu nível já é o intermediário, esqueça as legendas em português e troque pelo inglês, ou até mesmo arrisque assistir sem legenda. É uma forma de memorizar a estrutura dos diálogos e a pronúncia de cada palavra. Conforme as dúvidas surgirem, uma dica é dar pause no streaming para pesquisar e buscar exemplos de como o termo pode ser usado e em qual contexto se encaixa.

Tenha um caderno de anotações

Anote durante os filmes e séries as palavras e frases que deseja entender melhor para então poder pesquisar. Tente anotar os termos que você não conhece sem olhar as legendas, apenas ouvindo a palavra ou expressão; assim você relembra a grafia das palavras também.

Repita as falas para aprender a pronúncia

Selecione algumas frases ditas pelos personagens e as repita da mesma maneira, com a mesma entonação. Isso ajudará no treino da pronúncia com base na fala de um nativo da língua inglesa.

Seja persistente

Aprender um idioma por meio dos recursos audiovisuais é uma ótima estratégia, porém exige paciência e persistência, principalmente porque requer uma atenção redobrada para não se distrair ao ponto de perder o objetivo principal, que é o aprendizado. No começo você pode achar complicado, mas com o tempo terá mais facilidade em compreender a língua.