You are currently viewing Dicas de estudos para a semana de provas

Dicas de estudos para a semana de provas

Dicas de estudos para a semana de provas

Você é daquelas pessoas que só de pensar nas provas já fica ansioso, apavorado? Saiba que é possível minimizar esse nervosismo, com um planejamento de estudos prévio, que pode trazer tranquilidade, controle da situação e bons resultados.
O primeiro passo é inevitável, a organização! Se você costuma deixar para estudar apenas na semana de provas, temos algumas dicas que vão otimizar esse processo, já que é um momento de corrida contra o tempo.

Dica no 1: Separe previamente todos os materiais

É véspera de prova e você ainda não sabe o que vai cair, quais textos precisa ler, aonde encontrar esses materiais, pode ter certeza que esse tempo que você vai perder procurando tudo isso, é o tempo que você está perdendo de leitura e estudos. Então, não faça isso! Separe tudo antecipadamente.
Crie pastas específicas para cada disciplina e dentro delas as subpastas com slides, livros textos. Abra um arquivo ou anote no caderno tudo o que vai cair na prova e vá buscando os conteúdos e separando. Se você gosta de imprimir os materiais, faça isso na semana que antecede as provas e coloque o material impresso em folhas plásticas, de modo que cada disciplina tenha o seu conteúdo separado.
Se você tem algum amigo parceiro que é ninja nas anotações e você se sentir confortável em copiar, não hesite, pois nem todos têm essa facilidade de conseguir boas anotações no momento da explicação do professor. Porém vale o bom senso, pois nem todos gostam de compartilhar os cadernos.

Dica no 2: Elimine atividades que te tiram do foco

Na semana de provas vale levar a praticidade para a sua rotina. Ao invés de fazer aquele almoço elaborado, que tal trocar por uma omelete ou quem sabe até aquela comidinha congelada. Tudo o que for rápido e prático e que te disponibilize um tempinho a mais para os estudos. É claro que a saúde não deve ser deixada de lado. Não vá se jogar em fastfoods, passar mal e colocar tudo a perder!

Dica no 3: Seja estratégico

Estudar em cima da hora requer uma certa estratégia. Uma delas é grifar, fazer pequenas anotações e sempre que não entender algum conteúdo, tentar reescrever as informações com suas próprias palavras, como se estivesse explicando para si mesmo.
Essa é uma ferramenta que traz muitos resultados, pois há muitos livros técnicos e a linguagem acadêmica pode ser bem rebuscada. É importante também buscar no dicionário os significados de palavras não compreendidas. Essa dica faz uma grande diferença na interpretação dos textos.
O ideal é ler todos os textos e sempre relê-los até que o conteúdo seja entendido. Quando o tempo é escasso, vale focar nos principais conceitos e assimilá-los bem e depois partir para os detalhes que complementam o conteúdo. Para isso os slides quando disponibilizados pelo professor servem como uma bússola para direcionar o
foco.

Dica no 4: Saiba utilizar corretamente os recursos tecnológicos

Em plena era da comunicação e da tecnologia, a vida para quem deseja aprender é consideravelmente mais acessiva. Os canais de streaming oferecem todos os temas possíveis e inimagináveis, com recursos visuais, auditivos e dinâmicos para você aprender, de forma leve e também prazerosa.
A tecnologia é uma grande aliada quando se sabe tirar proveito dela, porém, quando se tem pouco tempo para estudar é preciso tomar cuidado com o tempo gasto nessa busca de conteúdo, pois a internet é um terreno vasto e pode ser também uma armadilha. Por isso, separar com antecedência vídeos e sites que têm as informações que você busca, também fazem a diferença.
É importante ressaltar que é primordial ler primeiramente os materiais disponibilizados pelo professor para depois partir para os recursos tecnológicos, que terão o papel de esclarecer pontos não compreendidos dos textos e ajudar a reforçar e memorizar o que já foi visto. Cuidado com a ideia de estudar exclusivamente pelos streamings, pode ser arriscado.

Dica no 5: A importância da última revisada

Sabe aquela lida de última hora, minutos antes da prova? Pois então, ela pode ser muito útil desde que você já tenha pelo menos estudado no dia anterior. Caso não, ela só poderá trazer um certo desespero e a sensação de não saber nada. Mas se você conseguiu ler o conteúdo, aquela boa lida nos principais pontos e naqueles que te deixaram um pouco inseguro pode fazer diferença na hora da prova.
Então a dica é, durma mais cedo, tenha pelo menos oito horas de sono e se programe para conseguir ter pelo menos 40 minutos para uma revisão antes da prova. Nessa leitura, foque em algumas palavras-chave que definem alguns conceitos, elas costumam ajudar na hora de responder questões dissertativas.