You are currently viewing Carreiras para seguir na área da Tecnologia da Informação

Carreiras para seguir na área da Tecnologia da Informação

Se você tem afinidade com as tecnologias e busca uma área promissora, com grande oferta de emprego e bons salários, uma carreira no setor da Tecnologia da Informação pode ser uma opção pra alcançar o almejado sucesso profissional. Segundo estimativa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação – Brascom, divulgada no portal G1, o mercado de trabalho requer 159 mil profissionais para atuar na área, porém apenas 53 mil pessoas concluem a faculdade por ano, o que mostra uma carência por esses profissionais no Brasil, onde a demanda é muito maior do que a capacidade de supri-la.
Esse cenário tem gerado como efeitos, aumento de salário para os especialistas no setor; uma remuneração 2,5 vezes maior que a média salarial brasileira, e pagamentos que pode chegar a R$ 50 mil mensais, em altos cargos. Além disso, há inúmeras oportunidades para os recém-formados, com ou sem experiência.

Veja algumas profissões na área da Tecnologia da Informação:

Tecnologia da Internet das Coisas

Em plena era da comunicação e dos avanços tecnológicos, não poderia deixar de existir um curso para contemplar tudo isso! A carreira na área da Tecnologia da Internet das Coisas, é a profissão que possibilita conectar objetos à internet e entre si, que resultam em uma rede interligada.
Hoje, muitas coisas podem ser controladas apenas pelo acesso à internet. Já existem residências totalmente automatizadas, em que é possível acender luzes, ligar o ar condicionado ou outro aparelho qualquer, somente pelo acesso remoto de um ambiente externo. Desde a simples ideia de usar um celular para configurar a televisão para ser ligada em determinado horário, a até mesmo controlar um satélite por esse mesmo celular.
O profissional graduado na área, é capacitado a analisar, projetar, planejar e desenvolver sistemas para a Internet das Coisas. O curso promove o desenvolvimento analítico para o desenvolvimento de soluções de comunicação, monitoramento e controle de sistemas automatizados. Por isso, é requisito para a graduação ter afinidade e interesse pelas tecnologias, criatividade e inovação.

Jogos Digitais

Mergulhar em um cenário de fantasia, criando as regras de um jogo, os personagens, cenários, animações e muito mais, são alguns dos atributos do profissional que atua na área dos Jogos Digitais. É uma nova profissão que surgiu há poucos anos, mas com um mercado de trabalho amplo, pois a todo instante novos jogos são lançados e cada vez com melhores gráficos, maiores histórias e até mesmo interação com o mundo real.  A graduação é uma boa oportunidade para quem tem interesse em criar jogos de forma profissional, e ingresso rapidamente no mercado de trabalho. O curso capacita o aluno a adquirir conhecimentos nas áreas de Informática e Desenho, necessárias para construir uma representação gráfica de personagens e cenários e realizar as animações das telas. Forma profissionais para o desenvolvimento de jogos para as mais diversas plataformas digitais, incluindo também a criação de sites e aplicativos.
Ao final do curso, o egresso estará apto para desenvolver todas as etapas de um jogo, como roteiro, descrição dos personagens, modelagem, criação do ambiente digital, estratégias e toda a finalização.

Gestão da Tecnologia da Informação

Hoje nenhuma empresa sobrevive sem algum tipo de suporte de um profissional da área de TI. A área tornou-se tão indispensável que as organizações buscam profissionais especialistas na gestão dessa Tecnologia.
O Gestor da Tecnologia da Informação administra recursos e infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados, por meio da gestão dos sistemas implantados nas empresas, que envolvem definição de parâmetros, documentação, controle de níveis de serviços de sistemas operacionais e banco de dados, recursos humanos do processo, entre outros.
Esse profissional pode desempenhar funções em todas as camadas da hierarquia da empresa, como cargos de consultor, gerente e até diretor. Isso acontece, pois o curso prepara o aluno para assumir papéis estratégicos na empresa, apoiando decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação e gestão de mão de obra especializada.

Engenharia de Software

Não tem como negar que os aplicativos para celulares, tablets e os softwares facilitam a vida das pessoas. Eles desempenham um papel central em quase todos os aspectos do cotidiano.
Hoje além das compras, os aplicativos trazem soluções práticas para o dia a dia, que vão desde a possibilidade de acompanhar as atividades dos filhos na escola, controlar calorias, receber dicas de alimentação saudável a até mesmo desenvolver um esboço de um projeto arquitetônico, que há pouco tempo só era possível por meio de um profissional especializado.
O uso massivo de celulares e tablets pela população brasileira, é um dos motivos pelos quais profissionais habilitados para lidar com essa tecnologia sejam tão requisitados. É nesse cenário que se revela a importância do engenheiro de software, um profissional capacitado a criar sistemas e programas de computador, munido de muita criatividade, capacidade de abstração para analisar e desenvolver programas que atendam as diversas demandas das pessoas, empresas e instituições.