You are currently viewing Carreiras para seguir no Direito

Carreiras para seguir no Direito

O Direito é a ciência responsável pelo cumprimento e aplicação das normas jurídicas de uma região ou país, com o objetivo de estabelecer uma sociedade que viva de forma harmoniosa. Apesar do Brasil estar na lista dos países com maior número de faculdades de Direito no mundo, as demandas na área jurídica tendem a sofrer um aumento significativo, segundo informações do Guia do Estudante.
Uma característica interessante da área do Direito é a grande possibilidade de atuação que o setor oferece, que não se limita à advocacia. Há muitos bacharéis em Direito que não querem advogar e não se identificam com a advocacia, embora seja a área que envolve a maior parte dos formados.
Há inúmeros caminhos e especialidades e novas demandas do Direito que surgem constantemente. Sua vasta área de atuação possibilita o exercício profissional nos setores públicos e privados. O período de faculdade é uma oportunidade para se pensar sobre a carreira, os assuntos de maior interesse e afinidade.
É importante destacar, que as profissões da área do Direito exigem muito estudo e dedicação, o interesse pela leitura e o domínio de uma boa escrita fazem diferença quando se busca uma carreira na área jurídica. Veja algumas carreiras que você pode optar:

Promotoria

O promotor de justiça atua em prol da sociedade e do estado, na defesa ou acusação em diversas áreas, à serviço do Ministério Público. Para ser Promotor é preciso aprovação em concurso público, que oferece uma carreira com ótimos salários e estabilidade no cargo.
O Concurso possui uma fase com prova objetiva, segunda fase com questões discursivas e ainda há uma prova oral e exames que atestam a saúde física, mental e análise de títulos.

Juiz

O juiz é um funcionário público responsável em solucionar conflitos de interesse. Por meio da magistratura, o Estado tem a atribuição constitucional de administrar a justiça no exercício do Poder Judiciário.
É uma das carreiras mais desejadas para quem se forma em Direito, pelos excelentes salários, benefícios e estabilidade que o cargo oferece. É necessária aprovação em concurso público, ser bacharel em Direito, ter comprovação de três anos em atividades jurídica depois de formado, ser submetido a avaliação de títulos, investigações relativas ao aspecto moral e social e exames de sanidade física e mental.

Desembargador

O desembargador desempenha a função de juiz de 2a instância do Poder Judiciário. Quando em um primeiro julgamento uma das partes não concorda com a decisão judicial, cabe um novo julgamento em que o desembargador concede o veredito com poder de alterar ou acatar a decisão da 1a instância.
Para se tornar um desembargador, não é necessário prestar concurso público, mas é preciso que haja uma nomeação para o cargo ou receber título por merecimento, que costuma acontecer em decorrência de uma carreira prévia na advocacia ou no Ministério Público.

Procuradoria

O procurador é responsável por representar órgãos e instituições públicas em diferentes esferas, podendo ser Municipal, Estadual, Federal ou Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho ou Tribunal de Contas da União. As representações são geralmente judiciais, consultorias jurídicas, atuações em processos, etc.
O ingresso na carreira de Promotor também é por meio de concurso público e as exigências do processo seletivo variam em cada estado, alguns requerem experiência prévia na área jurídica e outros não. Também há a etapa de avaliação de títulos com caráter classificatório.

Delegado de polícia

O Delegado de Polícia Civil ou Federal exerce a função de planejar, controlar e coordenar as atividades policiais, administrar delegacias, realizar investigações, cumprimento de ordens, prisões, colher depoimentos, fazer interrogatórios e instaurar inquéritos.
Para ingressar na carreira é preciso ter formação em Direito e ser aprovado em concurso público, além de passar por etapas de avaliação de aptidão física, médica, títulos, prova oral, investigação social e a realização de curso de formação. As demais exigências ficam a critério de cada estado, porém não é obrigatório o registro na OAB para atuar como Delegado.

Defensoria Pública

O Defensor Público tem a função de defender as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular. A carreira pode acontecer no âmbito estadual ou federal.
Também requer aprovação em concurso público, ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e possuir experiência jurídica, conforme as exigências de cada edital.