You are currently viewing Dicas de como melhorar a escrita e o vocabulário

Dicas de como melhorar a escrita e o vocabulário

Expressar-se bem, conjugando verbos e utilizando as palavras certas no contexto correto, de forma clara e fluida, pode ser uma construção natural para muitas pessoas, mas nem todas têm essa facilidade e precisam de certa dedicação para adquirir conhecimento e habilidade no âmbito.

É importante ressaltar que essas competências têm sido cada vez mais valorizadas tanto no universo acadêmico, quando no profissional, sendo pré-requisitos para o sucesso em ambos. Escrever bem pode oferecer muito mais oportunidades do que você imagina!

Entretanto, assim como uma pessoa com algum tipo de deficiência auditiva pode apresentar dificuldade para falar, quem não possui conhecimento da Língua Portuguesa terá também dificuldade para falar e escrever corretamente. Esse aprendizado só é alcançado por meio do contato com o Português falado corretamente e quando há exercício e interesse. Por isso, há varias dicas de como melhorar o vocabulário e ter uma boa expressão verbal e escrita, considerando que atualmente essas habilidades se tornaram imprescindíveis para a maioria das atuações de destaque no mercado de trabalho. Veja algumas delas a seguir:

Ter interesse em aprender

Esse é, disparado, o fator principal para o êxito na escrita e na fala. A curiosidade, o desejo de conhecer, de indagar e buscar a resposta cada vez que algo não foi compreendido. Quantas vezes ao assistir a um filme você buscou no dicionário o significado de alguma palavra para compreender melhor a cena assistida?

Inclusive, o dicionário é um dos grandes aliados para se dar bem na comunicação. Ele não só traz o significado de um termo, como também aponta sinônimos, formas de empregar a palavra em diversos contextos, e quando verbo, sua conjugação. É uma ferramenta fantástica que não pode ser pormenorizada.

Leia muito

A leitura enriquece o vocabulário e, consequentemente, enriquece a escrita, auxiliando nos estudos e na vida profissional. Também estimula a criatividade e produz pensamento crítico, já que traz muito embasamento para reflexões e argumentações.

Mas é importante diversificar a leitura. Ficar apenas em blogs e nos textos da internet não trará a experiência que a leitura clássica proporciona, principalmente quando o interesse é expandir o vocabulário formal. Da mesma maneira, é interessante buscar a leitura de áreas diversas do conhecimento. Por exemplo, a linguagem jurídica traz termos diferentes da linguagem tecnológica e da área da saúde. Vale a pena investir tempo para explorar outros conhecimentos além daqueles do seu interesse e foco de estudos.

Mas não se esqueça: não deixe passar as palavras que não compreende e busque sempre entendê-las utilizando dicionários ou ferramentas de pesquisa, como o Google. Uma sugestão é criar um fichário com as palavras aprendidas e ter na cabeceira da cama, pra ler com frequência e mantê-las na memória até que se tornem usuais em suas frases.

Assista filmes, documentários, séries e vídeos

Ter um conhecimento vasto sobre o mundo traz uma visão ampliada desse mesmo universo. Para falar sobre algo, não basta apenas escolher palavras e conjugar corretamente os verbos, mas é preciso ter conhecimento cultural, social e político, e esses recursos audiovisuais são instrumentos interessantes para conhecer coisas novas, histórias, tecnologias e muito mais.

Aproveite também para buscar conteúdos relacionados a temas que você tem interesse em saber melhor para poder falar. Isso poderá te auxiliar no trabalho, na elaboração de uma redação, e até em uma roda de conversa com amigos. Os streamings têm inúmeras produções de documentários, uma forma prática e rápida de adquirir conhecimento sobre determinado assunto, que pode ser aprimorado, complementado com a escolha de um livro da mesma temática.

Pesquise

Procure estimular aquela dúvida que aparece quando algo te chama a atenção, como por exemplo alguma situação vista em um documentário, e vá buscar saber mais sobre aquilo. Pesquise, vá a fundo no tema. Essa atitude lhe trará conhecimento e estímulo para avançar ainda mais em novos aprendizados.

Pratique a escrita

Sabe aquela dúvida mencionada acima que te chamou a atenção, que o levou a pesquisar? Que tal escrever sobre isso, sem cópia, com as suas palavras? A escrita é um ferramenta valorosa capaz de potencializar o conhecimento adquirido e efetivar tudo o que foi absorvido e retido na leitura. A escrita irá ajudá-lo a memorizar palavras novas, a buscar sinônimos para escrever um texto leve, fluido e não repetitivo. Pode-se dizer que a escrita funciona como a concretização de um aprendizado, e deve estar sempre no seu radar e nas suas ações.