You are currently viewing Descubra qual a sua forma ideal de estudar

Descubra qual a sua forma ideal de estudar

Da mesma forma que cada aluno possui suas particularidades e habilidades desenvolvidas ao longo do tempo, o modo mais promissor de aprendizado individual também varia de acordo com essas capacidades. Não existe um único jeito certo de estudar, mas saber identificar o modo com o qual você tem mais afinidade de processar e absorver informações pode ajudar muito nesse percurso.

Aprender é sempre algo transformador, e como toda mudança, esse processo também pode trazer inúmeros desafios. Tem gente que ama estudar, já outros dizem odiar. Porém, acredita-se que quem ainda não “pegou o gosto” pelos estudos, talvez não tenha tido oportunidades suficientes ou não encontrou um método adequado ao seu perfil.

Tendo em vista a complexidade do ser humano e as singularidades de cada indivíduo, é impossível definir uma fórmula pronta de estudos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de modelos de aprendizado que podem te ajudar a obter mais sucesso nessa jornada, confira:

Mapas mentais

O mapa mental é uma espécie de fluxograma, que contém os pontos principais do tema estudado, a partir da ideia central. É uma ferramenta visual, que pode ser construída utilizando diferentes cores e facilitar a memorização de forma didática.

Existem diversas plataformas virtuais, como o Canva, que podem auxiliar na construção do seu mapa, com elementos visuais atrativos e personalizados.

Estudos intercalados

Uma boa estratégia quando se passa horas estudando é intercalar as disciplinas, evitando ficar muito tempo revisando os mesmos assuntos. Esse método possibilita manter a concentração e, com isso, estudar por mais tempo sem se cansar tanto.

Além disso, essa troca ajuda a recuperar o ânimo e é considerada uma das mais eficientes formas de estudo.

Flashcards

É a técnica que utiliza cartões confeccionados pelo próprio estudante para testar a memória. De um lado do cartão se escreve uma pergunta e, do outro lado, a resposta. Elas podem ser estruturadas com definições, conceitos, palavras-chave, exemplos, entre outros.

É como se fosse uma “cola” que ajuda a fixar o conteúdo. Possibilita ainda estudar junto com os amigos e tornar a ferramenta uma brincadeira pedagógica.

Pomodoro

O método Pomodoro é uma forma de administrar o tempo e não tornar a atividade executada cansativa. O recurso consiste em fazer 25 minutos de atividades e intervalos de até cinco minutos entre essas atividades, geralmente para tomar uma água, ir ao banheiro, fazer um lanchinho, dar aquela esticada nas pernas. Esses pequenos intervalos ajudam a descansar a mente e trazer maior rendimento.

Após quatro ciclos de intervalo, faça uma parada um pouco maior, de até 30 minutos. Há aplicativos criados especialmente para isso que fazem a contagem dos ciclos e dos descansos e avisam, como um despertador, quando é hora de voltar aos afazeres.

Associações mnemônicas

As associações mnemônicas são excelentes estratégias para memorização. Muita gente utiliza, mas não sabe que se trata de uma técnica formal. O recurso acontece quando você relaciona o conteúdo a algo que é corriqueiro do seu cotidiano e, por isso, faz com que se lembre mais facilmente. Refere-se à utilização de letras e frases para lembrar as informações específicas do conteúdo sem muito esforço.

Por exemplo, criar paródias, trocando a letra das músicas por informações relevantes e que estão ligadas à matéria. É um mecanismo de memorização por meio da associação de um conteúdo complexo a ideias simples.

Autoexplicação

Estudar e depois explicar em voz alta para si mesmo, com as próprias palavras, é um método altamente eficaz de aprendizado e memorização. Pode ser feito diante do espelho, o que auxilia também no desenvolvimento da oratória e facilita a compreensão mais detalhada do conteúdo.

Testes práticos

Os testes práticos funcionam como uma autoavaliação e são excelentes para a aprendizagem. Para ser uma ferramenta efetiva de estudos, é importante fazer muitos exercícios, focando principalmente naqueles que mais geram dúvidas e buscando ajuda para solucioná-los quando necessário. Por meio deles, superar as dificuldades e reduzir as dúvidas tornam-se processos menos complicados.

Recursos audiovisuais

Potencialize seus estudos com áudios e vídeos on-line. É possível encontrar na internet uma infinidade de aulas e podcasts direcionados para esse tipo de uso. Invista tempo em buscar aqueles que são mais atrativos e falam a sua língua, ou seja, os que têm explicações que você compreende melhor.

Fichamento

O Fichamento é uma espécie de resumo com as próprias palavras, uma forma de organizar o que está na cabeça em frases ou até mesmo símbolos e ilustrações. É uma ótima ferramenta para auxiliar na absorção do conteúdo que foi lido, com ênfase em tópicos mais difíceis para cada aluno.