You are currently viewing Ferramentas que ajudam no dia a dia do estudante

Ferramentas que ajudam no dia a dia do estudante

Manter o foco nos estudos exige empenho, dedicação e organização. Mas não se pode negar que a tecnologia existente nos dias de hoje traz uma vantagem significativa para quem deseja manter a rotina de estudos e realizar um curso superior com excelência.
Atualmente são inúmeras ferramentas que podem dar suporte ao estudante nessa tarefa desafiadora, ajudando no preparatório para as provas, desenvolvimento de trabalhos, fixação de conteúdo, comunicação com os colegas de turma, além da facilidade de encontrar textos científicos e materiais para agregar ao conhecimento disponibilizado pelos professores.
Filmes, aplicativos especializados, plataformas de streaming, softwares, são alguns exemplos para tornar a vida de quem quer aprender otimizada. Com isso, facilitam na tarefa de administrar o tempo para lazer, contato com amigos, atividade física, entre outros, transformando a rotina em algo mais leve.
As ferramentas de estudos são dispositivos que podem ser inseridos no dia a dia do estudante para facilitar o cumprimento de etapas, contribuindo para a melhoria do desempenho e a organização. São grandes aliadas no cumprimento das atividades acadêmicas. O interessante é que a maior parte delas pode também ser utilizada no celular.

Conheça algumas ferramentas que podem fazer diferença na sua vida acadêmica:

Canva

Sabe aquelas apresentações didáticas, com layouts profissionais, que são sucesso na hora de expor um trabalho em sala de aula? O Canva é um bom aliado para isso. Essa ferramenta é a saída para quem precisa criar layouts de maneira prática e rápida, como pôsteres, apresentações em slides, currículos e outros, tudo isso com templates já prontos, tanto para servir de inspiração como para adaptação. Possui uma versão gratuita, que é bem completa e já atende as necessidades acadêmicas. Pode ser utilizada também diretamente no celular. Está disponível para o sistema Android e iOS.

FastFormat

Você tem dificuldades com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)? Essa ferramenta é muito útil para quem faz trabalhos acadêmicos, possibilita uma formatação rápida de textos e referências, de TCCs, artigos científicos, dissertações, etc. Para utilizá-la, é preciso criar uma conta ou então inserir o texto que deseja formatar e escolher um dos templates disponíveis. É uma ferramenta gratuita que também oferece outros modelos de formatação de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Google Acadêmico

É uma plataforma de pesquisa do Google que funciona como um grande acervo de publicações de conteúdo científico: monografias, teses, citações, artigos, livros e inúmeras fontes para referências e leituras acadêmicas. É uma ferramenta utilizada e alimentada principalmente por acadêmicos e possibilita que você também possa criar um perfil e divulgar suas produções, uma oportunidade que pode te ajudar a ter reconhecimento e atrair bolsas de pesquisa ou estágio.

Trello

É um dispositivo que possui uma versão gratuita para gerenciamento de projetos, muito efetiva para organizar as demandas, por meio da criação de listas de acordo com as necessidades da vida acadêmica. Pode ser utilizado para ordenar as tarefas, e uma das vantagens é que possibilita o gerenciamento por uma ou mais pessoas, o que facilita muito os trabalhos em conjunto. Existe no formato de aplicativo para Android e iOS e também para utilizar pelos navegadores web.

Evernote

O Evernote é um software que consegue organizar todos os dados através de um arquivo de notas. Com isso é uma excelente opção tecnológica para facilitar encontrar as informações que precisa, diante de tantas disponíveis. Ele trabalha coletando e organizando todas as informações anotadas no computador, celular e outros espaços, sincronizando com um banco de dados virtual exclusivo do usuário.
A ferramenta possibilita a criação de notas, tabelas, adição de imagens, áudios, arquivos em PDF e ainda o compartilhamento dessas informações com qualquer pessoa por e-mail ou link. Está disponível para Mac, Windows, iOS e Android.

Google Keep

O Google Keep é um aplicativo gratuito com vários recursos para anotação, criação de lista, gravação de áudio, transcrição de recado, entre outros. Semelhante a outros aplicativos de notas, como o Evernote e o Trello, o diferencial do Google Keep é a oferta de recursos especiais, como o transcritor de áudios, a ordenação das notas por temas e cores, ferramenta de busca em tempo real e integração com outros aplicativos.
O aplicativo pode ser baixado no smartphone, tablet, computador, notebook, ou smartwatch, e ser acessado de qualquer um dos dispositivos desde que tenha conexão com a rede de internet.