You are currently viewing 5 cursos para quem é de humanas

5 cursos para quem é de humanas

Escolher o curso certo é um dos principais desafios de quem está chegando na vida adulta. Afinal, são tantas as opções e tantas variáveis para se analisar, que é um privilégio quem consegue ter essa certeza o quanto antes, para ir então direto ao foco, ou seja, rumo a uma graduação.
A área de Humanas é voltada ao estudo do ser humano e suas criações sociais, com o objetivo de entender o ser humano e a forma como ele se expressa e se organiza em sociedade. É uma ótima opção para quem gosta de ler, tem interesse em temas políticos, sociais e afinidade com disciplinas como História, Geografia, Língua Portuguesa e Filosofia.
Você que já sabe que a sua área de interesse é a das Ciências Humanas, que tal dar uma olhadinha nos cursos abaixo:

Direito

O Direito é a ciência responsável pelo cumprimento e aplicação das normas jurídicas de uma região ou país, com o objetivo de estabelecer uma sociedade que viva de forma harmoniosa. O curso promove o conhecimento aprofundado sobre a Legislação e uma visão analítica para atuação no mercado de trabalho.
Apesar do Brasil estar na lista dos países com maior número de faculdades de Direito no mundo, as demandas na área jurídica tendem a sofrer um aumento significativo, segundo informações do Guia do Estudante.
É uma profissão extremamente abrangente, por possuir inúmeros caminhos e especialidades e novas demandas que surgem constantemente. Sua vasta área de atuação possibilita o exercício profissional nos setores públicos e privados.

Administração

O curso de Administração prepara profissionais para planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Elabora estratégias com foco em melhorar o desempenho, minimizar desperdícios, otimizar os lucros e reduzir custos.
É o responsável por verificar o andamento e desempenho das atividades, o que inclui investimentos em marketing, compra de suprimentos, contratações, etc. O profissional formado na área pode atuar por meio do empreendedorismo, como executivo em diferentes níveis.
É uma formação abrangente e por isso possibilita ao profissional trabalhar nos diversos departamentos de uma empresa, como no Financeiro, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Produção e Vendas.

Pedagogia

O curso de graduação em Pedagogia, prepara os acadêmicos para atuar no universo educacional em várias esferas. Traz conhecimentos aprofundados para dominar técnicas e metodologias de aprendizagem, para exercer a profissão na educação infantil, ensino fundamental, gestão escolar, entre outros.
A grade curricular é composta por disciplinas relacionadas diretamente à Educação, assim como também à Psicologia, Filosofia, História, Sociologia e as matérias que possibilitarão a prática em sala de aula, tais como Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e outras. Há também as disciplinas de suporte ao trabalho do professor com temáticas que abordam a organização do trabalho docente, relações humanas, gestão educacional, planejamento e avaliação, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tecnologias da educação e educação inclusiva. Sem contar a preocupação com o tema da inclusão nas escolas, não apenas as deficiências físicas ou cognitivas, mas também a diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos. Com uma formação de professores capazes de lidar com essas diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.

Serviço Social

Quando se fala em luta e defesa de Direitos, não há como não mencionar o papel fundamental que tem o profissional do Serviço Social. Ele trabalha na defesa dos direitos, ajudando a implementá-los para o benefício do cidadão. Sua atuação abrange um público extenso, na defesa dos direitos da mulher, classe trabalhadora, pessoa idosa, crianças e adolescentes, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTQ), negros e negras, indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas, privadas e em institutos técnicos.
É uma profissão indispensável, pois todo e qualquer projeto social precisa passar pelo olhar desse profissional, que tem habilidades e conhecimentos teóricos e práticos para analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos com foco em viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social, cultura e outros.

Psicologia

Apesar de existir uma indefinição sobre o curso de Psicologia ser de Humanas ou da Saúde, pode-se dizer que é uma profissão que está ligada a essas duas áreas, o que também a torna uma profissão interessante pela sua peculiaridade e abrangência.
O curso de Psicologia é direcionado aos estudos do comportamento humano e de seus processos mentais em todas as fases do desenvolvimento do indivíduo, desde a infância, passando pela adolescência, adultez e velhice. Forma profissionais habilitados a diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
O mercado de trabalho é amplo, o profissional poderá atuar em vários segmentos, hospitalar, escolar, organizacional e ainda em atendimento clínico. Por isso a graduação oferece um leque abrangente de disciplinas na matriz curricular para possibilitar uma formação completa.