You are currently viewing Área da Saúde: veja qual curso combina com você

Área da Saúde: veja qual curso combina com você

Se você é engajado em causas que acredita, não mede esforços para ajudar o próximo, tem um genuíno interesse em ajudar pessoas, saiba que você tem algumas das principais ferramentas indispensáveis para trabalhar na área da saúde.
O setor da saúde está em constante expansão. Tendo em vista o grande investimento em pesquisas e tecnologias ligadas a essa área, há a cada dia um aumento da diversificação das formas de atuação e necessidade de profissionais para atender às incessantes demandas. Constantemente surgem novos exames, tipos de tratamentos, clínicas especializadas e outros.
Além disso, por ser uma área ampla, o profissional da saúde pode atuar apenas na gestão, como também no tratamento direto com o paciente, no ensino, pesquisa e até empreendedorismo. Veja alguns cursos da área da saúde oferecidos pelo UniCV:

Biomedicina

O Curso de Biomedicina é uma graduação relativamente nova, e ainda há muitas dúvidas sobre o que seria essa profissão. Nas últimas décadas, o número de cursos de Biomedicina oferecidos no Brasil teve um aumento significativo. No ano 2000, havia apenas seis, hoje, são mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC no país.
A Biomedicina é uma área situada entre a Biologia e a Medicina. Assim, possui disciplinas das duas áreas, porém o foco é diferente de ambas. Enquanto o médico atua diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias, o Biomédico é preparado para exercer sua atividade na causa de doenças. Estuda microrganismos, analisa amostras de material para realizar diagnósticos, tem foco em pesquisa e análises clínicas.

Estética e Cosmética

Sentir-se bem consigo mesmo é uma busca constante do ser humano, e ter uma boa autoestima ajuda muito nesse processo. Por isso, os cuidados com a saúde, a mente e também o corpo são essenciais para isso. E nesse cenário, o curso de Estética e Cosmética possibilita a formação de profissionais especialistas, para cuidar da beleza e do bem-estar das pessoas.
O profissional de Estética e Cosmética é capacitado a contribuir com o embelezamento corporal e também facial, capilar e dos pés; assim como na recuperação estética de traumas como queimaduras e procedimentos pós-cirúrgicos. O Curso ainda oferece conhecimentos para tratamentos preventivos, nos eventos pré e pós-cirúrgicos, em conjunto com demais profissionais da área de saúde.

Fisioterapia

Se você está em busca de uma profissão generalista, humanista, crítica e reflexiva, que permita atuar em todos os níveis de atenção à saúde, a Fisioterapia pode ser uma ótima opção na sua escolha profissional. O curso de Fisioterapia detém uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. O fisioterapeuta aplica terapias para tratar as doenças e lesões, empregando técnicas específicas. Ele trabalha com o movimento do corpo humano, atua na reabilitação, reestruturando a funcionalidade de órgãos, sistema musculoesquelético e diversas outras estruturas do corpo que sofreram traumas ou fraturas.

Gerontologia

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo e irá ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos. De acordo com as informações do IBGE, não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando nos últimos anos, uma tendência de envelhecimento da população, em consequência principalmente do aumento da expectativa de vida pela melhoria das condições de saúde e da diminuição da taxa de fecundidade, com a queda do número de nascimentos.
O curso de graduação em Gerontologia forma profissionais para atender a grande demanda de atenção à população idosa, que vem crescendo substancialmente nos últimos anos. O curso traz conhecimentos aprofundados sobre as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos sociais, físicos, psicológicos e biológicos.

Gestão Hospitalar

Hospitais, clínicas, centros de saúde, ambulatórios, laboratórios e outros, são empresas que trabalham em um segmento de atividades que possuem suas próprias peculiaridades, ou seja, características específicas do setor da saúde. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da UniFCV possui foco em questões administrativas da área da saúde e de seus serviços. Assim, promove conhecimentos sobre políticas públicas para saúde, situações cotidianas de uma instituição, levando em consideração a administração de recursos, tecnologias e capital humano. É direcionado para quem deseja atuar na gestão e na parte administrativa da saúde e de seus serviços, e para aqueles que querem trabalhar em nível gerencial na área.

Nutrição

A frase “Diga o que comes e te direi quem és”, já virou um dito popular. Isso porque com os novos estudos e a evolução da ciência, cada vez mais se descobre a importância de uma alimentação de qualidade como prevenção a doenças, promoção de qualidade de vida, entre outros.
O curso de Nutrição forma profissionais especialistas em alimentação, com conhecimentos aprofundados para elaboração de diagnósticos nutricionais, prescrição de dietas e suplementos para pessoas sadias ou com problemas de saúde, controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios, desenvolvimento e avaliação de produtos para alimentação humana, entre outros.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes