You are currently viewing É possível fazer uma transição de carreira depois dos 50 anos?

É possível fazer uma transição de carreira depois dos 50 anos?

Recomeçar é uma palavra que traz insegurança, medos e requer muitas vezes estímulo e incentivo, por ser uma aposta ousada sobre algo que não se sabe ao certo aonde vai levar. Mas a vida é um constante recomeço e profissionalmente recomeçar é também possível, não importa se você tem 20 ou 50 anos, há um universo de oportunidades aguardando uma decisão e a iniciativa de dar o primeiro passo.
Se já passou pela sua cabeça em mudar de carreira, ainda que tenha êxito na sua profissão; ser um empreendedor; ir em busca de outros desafios profissionais ou mesmo escolher uma profissão que faça mais sentido e lhe oportunize maior qualidade de vida, saiba que com planejamento organização é possível sim fazer uma transição de carreira e uma segunda graduação pode ser um bom caminho para se chegar lá.
A busca pela mudança e uma nova profissão tem se tornado cada dia mais frequente, principalmente por aqueles que já possuem um diploma, alguns por não terem se identificado com a profissão escolhida, outros pelo anseio em se aprofundar em áreas que possam complementar o perfil profissional de atuação.
As Instituições de Ensino Superior disponibilizam meios alternativos ao tradicional vestibular e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na faculdade, entre eles o acesso pode ser possível por meio de um diploma de nível superior. Além disso, a modalidade de ensino a distância (EAD) e cursos que formam tecnólogos têm uma duração menor, em média três anos, e podem ser uma boa alternativa para quem precisa conciliar o trabalho com os ensinos, pela flexibilidade de horários que oferecem, facilitando a adaptação do ensino em qualquer rotina.
Veja alguns dos cursos do UniCV procurados por quem busca uma transição de carreira:

Biomedicina

Se você gosta da área da saúde, esta pode ser uma excelente opção para uma carreira profissional. Nas últimas décadas, o número de cursos de Biomedicina oferecidos no Brasil teve um aumento significativo. No ano 2000, havia apenas seis, hoje, são mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC no país.
A Biomedicina é uma área situada entre a Biologia e a Medicina. Assim, possui disciplinas das duas áreas, porém o foco é diferente de ambas. Enquanto o médico atua diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias, o Biomédico é preparado para exercer sua atividade na causa de doenças. Estuda microrganismos, analisa amostras de material para realizar diagnósticos, tem foco em pesquisa e análises clínicas.
O mercado de trabalho é bastante vasto. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, que podem optar por uma carreira em saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, estética, meio ambiente, alimentos, entre outras. Entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética.

Marketing Digital

Quem nunca foi cercado no ambiente virtual por constantes propagandas de produtos que você gostaria de comprar? Anúncios extremamente atraentes, como se existisse dentro de casa alguém espionando o tempo todo para poder oferecer produtos tentadores, que num simples clique podem ser adquiridos.
Essa e muitas outras estratégias de comunicação visando a venda ou divulgação de um produto têm por detrás um profissional de marketing qualificado, com entendimento e habilidade para trabalhar no universo digital e impactar o consumidor que navega pela web em qualquer parte do mundo.
O Curso de Marketing Digital oferece conhecimentos e habilidades para capacitar o graduando a utilizar a internet em processos de vendas empresariais, com o intuito de aumentar a competitividade da organização no mercado de trabalho. É uma área do marketing, que tem como principal função utilizar as técnicas mercadológicas para divulgar produtos e serviços através da internet e das mídias digitais.

Nutrição

A frase “Diga o que comes e te direi quem és”, já virou um dito popular. Isso porque com os novos estudos e a evolução da ciência, cada vez mais se descobre a importância de uma alimentação de qualidade como prevenção a doenças, promoção de qualidade de vida, entre outros.
O curso de Nutrição forma profissionais especialistas em alimentação, com conhecimentos aprofundados para  elaboração de diagnósticos nutricionais, prescrição de dietas e suplementos para pessoas sadias ou com problemas de saúde, controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios, desenvolvimento e avaliação de produtos para alimentação humana, entre outros.

Estética e Cosmética

Sentir-se bem consigo mesmo é uma busca constante do ser humano, e ter uma boa autoestima ajuda muito nesse processo. Por isso, os cuidados com a saúde, a mente e também o corpo são essenciais para isso. E nesse cenário, o curso de Estética e Cosmética possibilita a formação de profissionais especialistas, para cuidar da beleza e do bem-estar das pessoas.
O profissional de Estética e Cosmética é capacitado a contribuir com o embelezamento corporal e também facial, capilar e dos pés; assim como na recuperação estética de traumas como queimaduras e procedimentos pó cirúrgicos. O Curso ainda oferece conhecimentos para tratamentos preventivos, nos eventos pré e pós-cirúrgicos, em conjunto com demais profissionais da área de saúde.
O Esteticista pode atuar área de Consultoria, em Clínicas, Spas, Resorts, Salões de beleza, etc. É possível exercer a profissão com vínculo empregatício ou como autônomo, nos mais variados ambientes, inclusive no atendimento domiciliar. Além disso, o Esteticista pode realizar pesquisas na área da Estética ou optar pela carreira acadêmica, ministrando aulas em cursos técnicos ou no ensino superior.
Acesse o site do UniCV e conheça os cursos que poderão trazer novas possibilidades de carreira para você.