You are currently viewing Nota 5: cursos do UniCV com nota máxima no MEC

Nota 5: cursos do UniCV com nota máxima no MEC

Ter um bom desempenho na avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura, o MEC, é o reconhecimento de trabalho árduo e dedicação de uma instituição de ensino superior para um ensino de qualidade e excelência. O órgão é responsável por fiscalizar, acompanhar e regulamentar as instituições de ensino e seus cursos. Na régua de classificação as notas variam de 1 a 5, assim, quanto mais próximo da nota 5, melhor avaliada é a instituição.

A avaliação conta com vários requisitos, dentre eles estão o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos alunos; o índice Geral de Cursos – IGC, que avalia a qualidade das faculdades e o Conceito Preliminar de Curso – CPC, que avalia a qualidade dos cursos. No UniCV foram avaliados como excelentes, atingindo a nota máxima da avaliação do MEC, os seguintes cursos: Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Logística, Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Pedagogia, Design Gráfico, Letras Português-Inglês, Educação Física e Ciências da Religião. Conheça algum deles:

Ciência Contábeis

Não dá para falar em sustentabilidade nas empresas, sem considerar o trabalho imprescindível do profissional de Ciência Contábeis. Não é à toa que o curso está entre os cinco com maior número de matrículas no Brasil, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e um índice de 93,8% de empregabilidade profissional, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),

O contador é o responsável pelas contas de uma empresa ou pessoa física e realiza desde o registro de uma organização junto aos órgãos do governo e obtenção do alvará para início das atividades; controle de receita e elaboração de demonstrações financeiras; auditoria (verificando os registros contábeis); perícia contábil (emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais); consultoria financeira; pode atuar como professor universitário, ou ainda como Controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.

Gestão Comercial

Palavras como desempenho, boa performance, lucratividade, sucesso, entre tantas outras almejadas no universo corporativo, dificilmente poderiam se tornar algo concreto sem o trabalho de um profissional da área da Gestão Comercial. Ele é o responsável pelo planejamento econômico, financeiro e tributário, imagem da empresa no mercado, definição de estratégias de venda de produtos e serviços, controle de qualidade, elaboração de análises comerciais, considerando as demandas e oportunidades do mercado.

O curso de Gestão Comercial é multidisciplinar e traz matérias que preparam o futuro profissional para aquisição do conhecimentos e ferramentas para aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de uma empresa ou organização. Dentre os conteúdos abordados no curso, estão economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação, ética, entre outros.

Gestão Financeira

A saúde financeira de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso de qualquer negócio, seja o mais simples como uma banca de cachorro quentes, até mesmo grandes corporações e multinacionais. Além de indústrias, comércios, prestadoras de serviços, agências financeiras, empresas públicas e consultorias.

O Gestor Financeiro possui o conhecimento teórico e técnico, domínio de metodologias e tecnologias para analisar demonstrações contábeis, otimizar investimentos, gerenciar e controlar o orçamento, ou seja, conhecimentos estratégicos para tomada de decisões em uma empresa. Esse profissional é requisitado tanto nas crises, para revertê-las, quanto nos bons períodos, para gerir o que entra nas instituições.

Gestão Ambiental

A preocupação com a sustentabilidade deve ser hoje um ponto de destaque em qualquer empresa ou organização, que seja consciente da sua responsabilidade social. Já não é mais possível entre os diversos setores, pensar em futuro, sem considerar a Gestão Ambiental.

O Curso de Gestão Ambiental tem como proposta formar profissionais que atuem com o objetivo de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas, com foco na sustentabilidade. O gestor ambiental administra a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Ele avalia o cenário e direciona suas ações para que as explorações de recursos naturais, entre outras, causem o menor impacto possível na natureza.