You are currently viewing Pós-Graduação, Especialização e MBA, qual a diferença?

Pós-Graduação, Especialização e MBA, qual a diferença?

Você já deve ter visto várias instituições de ensino com anúncios de Pós-Graduação, seja presencial ou a distância, mas a questão é que, em alguns anúncios a nomenclatura está como Especialização ou MBA. Então você se questiona, qual é a diferença? Não é a mesma coisa? Fique tranquilo(a), vamos te ajudar a esclarecer essa dúvida!

A Pós-Graduação é um termo genérico que se refere a todos os cursos que exige uma graduação, porém temos duas categorias, sendo elas Lato Sensu e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Vamos entender melhor essas categorias:

      1 – Lato Sensu   

  • Especialização: é voltada para o mercado de trabalho. Você pode escolher um curso específico ligado diretamente a sua carreira ou um curso mais amplo. Ambos trazem conhecimentos aprofundados na área. A carga horária de uma especialização, é no mínimo 360 horas. Após conclusão do curso, você recebe o Certificado de Especialista.
  • MBA (Master Business Administration): tem o mesmo conceito da Especialização, porém o foco principal desta é em ensinar as melhores práticas do ramo empresarial, sendo voltada para a área de negócios, para quem já trabalha na área e deseja cargos de liderança ou gestor.

2 – Stricto Sensu

  • Mestrado: pode ser iniciado assim que terminar sua graduação. Não é uma regra fazer uma especialização primeiro, porém em algumas áreas a especialização dá uma base para ingressar no mestrado, pois é um curso de qualificação profissional.
    No Mestrado temos duas modalidades, sendo elas Profissional e Técnica. A modalidade Profissional é voltada para área da educação, se você deseja ser professor(a) universitário, ensino básico, pesquisador(a) ou cientista, esta modalidade é indicada para você.
    A modalidade Técnica é voltada para o desenvolvimento da tecnologia, técnicas para o bom desempenho do trabalho.
    Para ingressar no Mestrado é muito importante você ter uma noção básica de pesquisa, pois é usado como critério avaliativo. As duas modalidades tem duração em média de 24 meses.
  • Doutorado: Como você já tem conhecimento teórico que adquiriu durante sua jornada acadêmica, a partir daqui você irá buscar avanços reais no conhecimento. É voltado, sobretudo, para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador. Os conteúdos são mais aprofundados e o tempo de formação é de 48 meses. 
     

Agora que você já entendeu a diferença, é só conhecer os cursos ofertados pela UniFCV e adicionar esse diferencial no seu currículo.