You are currently viewing Você conhece o profissional que seleciona seu currículo?

Você conhece o profissional que seleciona seu currículo?

A equipe de colaboradores é a parte principal de qualquer instituição pública ou privada. A figura humana é essencial para o desenvolvimento de atividades manuais ou tecnológicas. Devido a isso, encontramos um desafio, pois cada pessoa tem seu perfil profissional e pessoal, diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade, salários diferentes, entre outros fatores.  Por isso, o profissional de Recursos Humanos (RH) é fundamental para o bom desenvolvimento de uma empresa, sendo o responsável por administrar todos esses colaboradores e estruturá-los para garantir um bom desempenho.

A revolução industrial impulsionou o crescimento comercial. Após esse episódio, surgiu a área de Recursos Humanos que foi ganhando seu espaço conforme o crescimento do mercado. Esse primeiro modelo era responsável por toda parte burocrática e relacionamento entre colaborador e empresa.

A segunda revolução industrial trouxe um setor muito mais estratégico, porém ainda com muito zelo, a área burocrática passou a cuidar da gestão de pessoas com objetivo no desenvolvimento organizacional. As leis trabalhistas foram criadas e assim os profissionais tiveram a garantia que seu trabalho seria valorizado.

No modelo atual RH 3.0, conhecido como RH Digital, o uso da tecnologia tornou-se diário para agilizar os processos operacionais.

Afinal, quais são as funções do setor de RH?
Já entendemos um pouco sobre o surgimento do setor de Recursos Humanos e como influencia no nosso dia a dia o colaborador de uma instituição. Agora vamos entender quais são as funções que os profissionais desta área executam no seu cotidiano.


Treinamentos e Capacitação
Os profissionais promovem cursos, palestras, treinamento e integração do novo colaborador, a escolha de cada tema, evento é pensado na necessidade de cada setor.

Benefícios e Direito Trabalhista
Analisam e executam a política de benefícios, buscam sempre o bem estar e satisfação dos colaboradores, além de auxiliar em caso de acidentes no trabalho, mal estar no setor, férias, 13º salário, entre outros direitos adquiridos pelo colaborador por lei.

Cargos e Salários
Outra função exercida pelo profissional é a definição de cargos e salários. Assim, facilita na abertura de um novo processo seletivo, pois o mesmo pode incluir essas informações na descrição da vaga.

Recrutamento e Seleção
Essa é uma função muito importante, pois o profissional irá classificar currículos de acordo com a vaga disponível e posteriormente, agendar uma entrevista para conhecer melhor esse candidato e analisar se o perfil realmente se enquadra para desenvolver as atividades propostas na vaga. 

Dentro da área de Recursos Humanos, você pode conquistar alguns cargos, tais como: gestor, diretor, analista, coordenador, especialista, assistente, auxiliar de RH e o salário varia de acordo com o cargo e região.

Mas, o profissional de RH vai muito além do que citamos acima.
É ele quem vai manter seu cadastro atualizado, verificar seus horários de entrada e saída, conferir se sua documentação está de acordo com as exigências da Lei Trabalhista, cuidar da sua folha de pagamento, assim como férias, 13º salário, benefícios, demissão, admissão, criar campanhas de incentivo para os colaboradores, entre outros. 

Por fim, o departamento de RH é de extrema importância para o funcionamento de uma organização.
Ainda está em dúvida se você tem perfil para o setor de Recursos Humanos? Temos um TESTE VOCACIONAL que te ajuda nisso!