You are currently viewing Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: saiba diferenciar

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: saiba diferenciar

Um dos dilemas ao concluir o ensino médio para a maioria dos jovens, ou para quem busca um diploma de ensino superior, é decidir qual caminho trilhar e qual curso escolher. Não é uma decisão simples, e por isso merece um pouco de dedicação para entender como funcionam esses cursos no Brasil.

Para começar, é importante destacar que os cursos superiores estão separados em três categorias: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Todos eles, desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), certificam o graduando com um diploma ao final dos estudos, aumentando as chances de sucesso no mercado de trabalho.

Porém, cada uma dessa categorias tem as suas especificidades e objetivos. Tais características podem variar em relação ao tempo de duração do curso, o foco da formação e a diferença dos certificados.

Os cursos tecnológicos costumam ser mais curtos, pois o foco é uma atuação profissional mais imediata, e embora haja também conteúdo teórico, o objetivo é voltado para a prática no mercado de trabalho, com uma duração média de 2 a 3 anos. Já os cursos de Bacharelado e Licenciatura têm carga horária mais extensa, variando de 3 a 6 anos para o Bacharelado e 3 a 5 anos para Licenciatura.

Quanto ao ponto principal de atuação, os Bacharelados têm a proposta de uma formação mais generalista, oferecendo disciplinas que apresentam um panorama amplo da área e conferem a possibilidade de exercício profissional tanto na área educacional como no mercado de trabalho.

O bacharel não está habilitado a dar aulas em escolas, mas pode lecionar em faculdades, caso possua também um mestrado. O bacharelado é indispensável para ocupar cargos como engenheiro, arquiteto, médico e advogado, e pode ser exigido em concursos públicos de nível superior.

Já a modalidade Licenciatura tem um direcionamento mais específico, voltada a área da educação, visando formar professores habilitados a dar aulas nos ensinos fundamental, médio e técnico. Para isso, a grade curricular desses cursos conta com disciplinas como Pedagogia e Didática. O diploma também é válido para a participação de concursos públicos que exigem nível superior e habilitação em licenciatura. Desta forma, a graduação garante o grau de licenciado e a aptidão para lecionar.

Existem cursos que são oferecidos tanto em grau de bacharelado como em licenciatura. O que muda é o foco das disciplinas e o tipo de diploma. Por exemplo, no curso de bacharelado em Química, o aluno é preparado para fazer pesquisas científicas e atuar nessa indústria, já o curso de licenciatura está mais voltado para o ensino.

Os cursos tecnológicos são direcionados ao trabalho e, por isso, a grade curricular apresenta disciplinas que capacitam o estudante a utilizar ferramentas específicas de sua área, ou seja, disciplinas práticas para atender as demandas do mercado. São chamados de Cursos Superiores de Tecnologia e existem em vários segmentos, abrangendo desde a área da saúde até a administrativa, entre muitos outros. O graduado recebe o título de Tecnólogo e pode seguir carreira acadêmica, participando inclusive de concursos públicos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos tecnológicos são igualmente válidos como curso superior, e se diferem dos técnicos. Além disso, são interessantes para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação, porém não dispõe de tempo suficiente para um curso mais longo.

No UniCV, as três categorias estão disponíveis nas modalidades a distância e presencial. Vale ressaltar que um diploma do EAD tem o mesmo reconhecimento de um curso presencial, inclusive não há menção da modalidade cursada no diploma.