You are currently viewing Ciências Jurídicas para além do Direito: conheça mais cursos da área

Ciências Jurídicas para além do Direito: conheça mais cursos da área

Você já ouviu falar das Ciências Jurídicas e Sociais? Assim como as Humanas e Exatas, essa área reúne diversos cursos de graduação, inclusive o de Direito. Hoje vamos apresentar mais alguns, confira:

 

Dentro das Ciências Jurídicas, existem diversos cursos que formam o aluno para exercer profissões amplas, envolvendo tradição e modernidade ao mesmo tempo. Tradição, por ser um grande legado da Antiguidade Romana que se perpetua até os dias de hoje. Moderno, pois requer constantes atualizações para lidar com conflitos e temas inovadores, como os crimes na internet e tantos outros.

Quando se fala em Direito, a primeira imagem que costuma vir à mente é a figura do advogado, vestido de terno e gravata. Mas as Ciências Jurídicas oferecem muitas alternativas de atuação além da advocacia e ocupações mais conhecidas e desejadas, como juiz e promotor. A área aborda uma gama de assuntos, como os Direitos Humanos, Direito Comercial e Trabalhista, que estabelecem as leis a serem seguidas de modo a evitar desigualdades.

É um campo profissional extremamente abrangente, por possuir inúmeros caminhos e especialidades e novas demandas que surgem constantemente. Além disso, ainda possibilita atuar nos setores públicos e privados.

Profissões

A área Jurídica é ampla e possui inúmeras vertentes. É possível atuar por meio da advocacia, da carreira pública, enveredar para a pesquisa científica, consultoria, assessoria jurídica, gestão em escritório de advocacia, em cartórios, entre muitas outras especialidades.

Para advogar, é necessário passar no exame da OAB. Já a Carreira Pública requer a aprovação em concurso.

A carreira pública na área jurídica é uma das grandes responsáveis pela alta procura do curso de Direito, pois ser aprovado para trabalhar como juiz, promotor ou outro cargo semelhante resulta em salários altos e estabilidade profissional. Também é uma possibilidade para os bacharéis que não possuem o registro na OAB, pois existem excelentes concursos que não requerem a prévia aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Há alguns setores que estão atualmente em destaque, são eles: Compliance, Tributos, Trabalhista, Recuperação judicial e de crédito, Tecnologia da informação, Imobiliário, Propriedade intelectual e ambiental. Na carreira pública, o destaque vai para a área de Defensoria, conforme informação do Guia de Carreira. Os profissionais mais buscados têm perfil de liderança, visão comercial, boa comunicação e inglês fluente.

Conheça agora cursos de pós-graduação e graduação, além do Direito, que fazem parte das Ciências Jurídicas aqui do UniCV:

Mediação, Conciliação e Arbitragem

O curso de Mediação, Conciliação e Arbitragem estuda conflitos de interesse, baseando-se nos princípios de uma negociação eficaz, separação das pessoas dos problemas, investigação de casos, utilização de critérios objetivos e mediação. As aulas abordam conteúdos como Direito de Família, do Trabalho, de Empresa e afins, além de atuar na resolução de disputas pontuais, aplicando técnicas de mediação para substituir ou complementar uma conciliação ou negociação entre as partes.

Algumas das disciplinas estudadas na graduação são: Direito Constitucional e Direitos Humanos, Direito e Legislação Aplicada, Legislação arbitral e Psicologia Organizacional.

O profissional formado tem oportunidade de atuar como agente público concursado na área, contratado por alguma empresa, ou prestando serviços de maneira autônoma na esfera pública ou privada.

Governança Digital

Governança Digital é a utilização, pelo setor público, de tecnologias da informação e comunicação visando melhorar o Acesso à Informação e a Prestação de Serviços, incentivando a Participação Social no processo de tomada de decisão e tornando o governo mais responsável, transparente e eficaz.

A pós-graduação em Governança Digital traz as seguintes disciplinas: Advocacia 4.0: Inovação Jurídica e Tecnologia; Contrato Governamental Digital; Características Particulares dos Contratos Administrativos; Governo Digital e Eficiência Pública; Aplicação da Governança na Gestão Pública; Marketing Governamental; Governança Digital e Orçamento Público; Contabilidade Pública e Políticas Públicas.

Investigação Forense e Perícia Judicial

O curso tem por objetivo proporcionar o conhecimento a respeito da Psicologia Jurídica Criminal, abordando os aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos.

A graduação em Investigação Forense e Perícia Judicial traz disciplinas como Direito Civil, Polícia Científica, Estratégias de Inteligência e Investigação, entre muitas outras.

Profissional a serviço da justiça, o perito judicial auxilia os casos em que os profissionais da lei precisam de orientações sobre assuntos técnicos específicos e que necessitam de evidências para serem justos em suas decisões.

Segurança Pública

Este curso de pós-graduação é imprescindível para bacharéis ou tecnólogos, pois comum as empresas disporem nos cargos de gestão, coordenação e direção das equipes, profissionais com um currículo atualizado, por isso, é importante se manter atento às novidades e transformações do mercado.

A pós-graduação em Segurança Pública traz as seguintes disciplinas: Governança na Gestão Pública; Políticas Públicas e sua Gestão; Crimes Contra a Administração; Direitos Humanos e Segurança Pública; Inquérito Policial; Lei Processual Penal; Psicologia Forense; Desenvolvimento da Psicologia no Estudo da Criminologia; Advocacia 4.0: Inovação Jurídica e Tecnologia.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes