You are currently viewing Como começar um processo de networking?

Como começar um processo de networking?

Networking é construir uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos.

Para algumas carreiras como vendedor ou consultores o networking é uma ferramenta indispensável, e não apenas para essas profissões, todos podem tirar proveito dessa técnica poderosíssima. Montar uma rede é a chave que abre as portas da oportunidades, contudo é preciso ser meticuloso na hora de criar laços, já que uma decisão errada pode selar seu destino. Então lápis e papel na mão! Pois aí vão algumas dicas de como fazer um networking preciso para ajudar no seu crescimento profissional.

Seu significado 

Bem, antes de começar é bom explicar o que é o networking, já que ninguém é obrigado a entender inglês, idioma de onde a palavra surgiu, sua tradução seria algo como “rede” ou “rede de contatos” o que descreve bem seu significado. Usamos networking para descrever o processo de socialização com profissionais e a troca de experiências, podendo ser até mesmo entre segmentos diferentes. 

E este é o objetivo do networking, te conectar com fontes que podem te ajudar no seu crescimento profissional, podendo uma troca de processo, dica de trabalho ou até mesmo uma indicação de emprego. O segredo é se fazer ser conhecido e lembrado pelas pessoas da sua área de trabalho. 

Partindo dessa visão, vamos entender como o networking é fundamental para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e atinjam os objetivos para os seguintes pontos:

Xá comigo! 

Ser prestativo é um bom primeiro passo para um networking eficiente, pois ser útil passa um sinal de que você está interessado na tarefa de uma maneira natural, e isso é ótimo para reforçar o seu relacionamento com as pessoas envolvidas. 

Mas cuidado com a forma com a qual você se porta. Esteja genuinamente interessado na tarefa e não faça apenas para criar um personagem prestativo, isso pode ser problemático, principalmente se tentar abraçar o mundo sozinho e não dar conta. 

“Só é lembrado que é visto” 

E na era da conectividade isso não é algo lá muito difícil, não é mesmo? Use a internet para divulgar seus projetos. Algumas redes sociais inclusive possuem o foco na questão empresarial, como o Linkedin, que é uma ferramenta muito útil para realizar o networking. 

E não é só ficar no online, hein. Tem que botar a cara pra fora também, mostre-se presente para as pessoas que você quer se conectar, proponha debates e, se tiver intimidade, chame para conversar num café. A interação presencial pode não ser mais tão comum nas nossas vidas, mas ainda é uma das conexões mais importantes. 

Dê um match! 

Assim como na vida amorosa uma boa forma de se conectar é buscar por interesses em comum. Claro que ampliar seu leque de contatos para pessoas de outras áreas é sempre uma experiência enriquecedora, entretanto para os primeiros passos do networking é legal começar com um pessoal da sua área. 

Manter contato com esses profissionais pode te ajudar a expandir seus conhecimentos e, quando combinado com a dica anterior, pode render até alguns trabalhos e conteúdos preciosos para portfólio. 

Socialize 

Participar de eventos e workshops é uma ótima oportunidade de desenvolver novas habilidades e criar novos laços. Fale com as pessoas no intervalo ou então depois do evento, troque contatos e seja autêntico na comunicação. 

É importante sempre manter o contato com essas pessoas, como já falamos aqui “Só é lembrado quem é visto”, todavia é preciso ter tato social. Não fale com as pessoas só quando precisar de algo, isso pode te fazer parecer falso.

Retomando… 

Autenticidade e presença são chave para o networking. As pessoas precisam saber quem somos, o que desenvolvemos, não há saída, é preciso ser um vendedor e o produto é a sua imagem, cuide dela e trabalhe para manter as suas relações. 

Ah, mas claro, para ser interessante e ter conteúdo é preciso estudar, por isso não se esqueça dos estudos, para isso temos uma dica extra para você, a Central de Carreiras Online do UniCV, um espaço com foco no crescimento profissional do aluno, lá oferecemos cursos e criamos pontes entre você e recrutadores. Não perde tempo não! Corra e faça já o seu cadastro no Portal do Aluno!