You are currently viewing Atividades que podem ajudar a melhorar sua vida acadêmica

Atividades que podem ajudar a melhorar sua vida acadêmica

Você estuda, se dedica ao trabalho, às atividades acadêmicas, tarefas cotidianas da casa, família, e muitas outras. Mas a pergunta é: o que você faz por si mesmo que te dá algum prazer, satisfação, alegria?

Ter momentos de descanso e descontração são imprescindíveis para uma vida saudável física e emocionalmente. Um dos principais erros cometidos na vida acadêmica é deixar de ter momentos de diversão por acreditar que irão comprometer os estudos. Levando em consideração essas afirmações, este texto é um convite para te levar a refletir sobre o assunto.

Você sabia que investir em hobbies pode trazer diversos benefícios para a sua mente e, por consequência, para sua vida acadêmica? Ler livros, assistir filmes, fazer palavras cruzadas, pintura, artesanato e muitas outras atividades estimulam o cérebro de maneiras diferentes e, com isso, essas iniciativas acabam se tornando ferramentas para memorização, cognição, expansão do conhecimento, desenvolvimento motor, aprendizagem, e ainda ajudam a ampliar o repertório cultural, contribuindo para a escrita, redação e interpretação.

Aprender um instrumento musical, se envolver com música e artes, conhecer novos lugares e pessoas, são exemplos de atividades que promovem uma experiência subjetiva de vida, ou seja, não é algo material e pode proporcionar bons sentimentos. Essas práticas estão associadas ao bem-estar devido ao efeito positivo que causam, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Cornell nos Estados Unidos.

Meditar também pode ser um hábito muito enriquecedor para a saúde, pois promove a melhoria da autoconfiança, estimula o crescimento de novas células cerebrais e também tem sido associada a mudanças no hipocampo, área responsável pela formação de novas memórias e emoções, o que reduz o estresse, aumenta o controle de emoções, da pressão arterial e há inclusive relatos de melhoras em dores.

Um estudo realizado no Hospital Albert Einstein e publicado na Revista Super Interessante revelou que nas últimas décadas, pesquisadores submeteram monges e meditadores a baterias de exames para descobrir, afinal, o que se passa no cérebro dos praticantes. Os cientistas identificaram que a meditação provoca um efeito físico na massa cinzenta, o que ajuda a combater a degeneração cognitiva. Áreas ligadas à memória, ao foco e à empatia são estimuladas pelo o hábito da meditação.

Divirta-se no tempo livre

Primeiramente, estabeleça uma rotina e insira nela um momento para você. Use este tempo para se divertir e pensar em qualquer coisa, menos nos estudos, pois o lazer é indispensável para recarregar a bateria e ter motivação para retornar ao cronograma de estudos.

Veja algumas opções para aproveitar esse tempo tão precioso:

Fazer caminhadas

Além de ser uma ótima atividade física, te leva a outros ambientes que possibilitam respirar um ar puro, se distrair e contemplar uma nova paisagem. Para enriquecer ainda mais essa experiência, tenha um fone de ouvido e faça uma playlist com suas músicas favoritas para curtir com entusiasmo esses momentos e torná-los inspiradores.

Ah, e se você tiver um bichinho de estimação, leve-o junto com você!

Fotografar

A fotografia é uma boa maneira de contemplar o ambiente, pois fará você buscar novas formas de perceber o que está ao seu redor, além de ajudar a relaxar.

Leia bons livros

Viajar por meio dos pensamentos afasta o stress e é pode ser muito satisfatório. A leitura tem esse poder e te ajuda a esquecer um pouco as preocupações cotidianas.

Encontre os amigos

Ir a um barzinho ou restaurante e rever as pessoas que você gosta é uma ótima oportunidade de se divertir, socializar, e uma excelente forma de lazer.

Praticar esportes

Além de fazer a mente relaxar, praticar esportes é excelente para a saúde física e mental. Porém, é importante escolher uma atividade que seja prazerosa. Que tal andar de bicicleta, por exemplo?

Cinema

Pegar um cineminha com aquela pessoa especial, seja amigo, namorado, familiares, é sempre uma boa opção para sair da rotina e ter momentos agradáveis.

Piquenique

Que tal sair da zona de conforto e propor algo um pouquinho diferente? Prepare uma cesta com comidinhas gostosas feitas por você, ou quem sabe até mesmo uma tábua de frios com um bom vinho e bora lá!

Viajar

Conhecer novos lugares, novos costumes e culturas é sempre muito bom, e para isso, não é necessário ir tão longe. Basta pesquisar roteiros próximos e até mesmo um turismo rural e ecológico. É possível se surpreender com o que tem perto de você!