You are currently viewing Podcasts como aliados nos estudos

Podcasts como aliados nos estudos

Uma mistura de programa de rádio, com entretenimento, conteúdo de interesse e estudos. Os Podcasts são uma das mais estratégicas ferramentas para aprender, e por isso estão se tornando um dos recursos favoritos dos universitários. Funcionam como um serviço sob demanda, que transmitem informações selecionadas e adaptadas ao que atrai públicos específicos, podendo ser baixados e escutados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Com uma grande variedade de temas, se assemelham a programas de rádios ou TV, possuem programações diversas, com atualizações frequentes e atendem a vários gostos e interesses, principalmente pelo leque diversificado de assuntos disponíveis, que podem levar a aprender de uma maneira inovadora, compartilhar conteúdos e ouvir onde estiver.

Podcasts para estudantes universitários são uma ótima fonte de aprendizado, pois há muitos diálogos enriquecedores ininterruptos de especialistas. Ao ouvir, você pode se conectar a discussões amplas e conhecer outros pontos de vista.

Independente do curso de graduação, existem conteúdos próprios para cada um, com informações de qualidade que facilitam a vida dos acadêmicos como mais uma opção de ensino. E o melhor de tudo é que há possibilidade de adquirir esses novos conhecimentos, por exemplo, na hora de lavar a louça, tomar banho ou de pegar o transporte, já que essa ferramenta exige apenas a audição e não distrai com imagens, sendo uma comodidade para o público jovem no ensino superior.

Se você é daqueles que preferem ouvir do que ler, os podcasts também são uma ótima alternativa para otimizar seus estudos, aproveitando outros métodos de aprendizagem para assimilar ainda mais o conteúdo e, consequentemente, garantir um aprendizado mais efetivo, além é claro do melhor aproveitamento do tempo.

Quais Podcasts ouvir

Se você procura por conteúdos específicos em sua área acadêmica, não deixe de reservar um tempinho para pesquisar sobre os melhores podcasts e incluir na sua rotina de estudos essa ferramenta incrível que vai agregar no seu desenvolvimento. Seu primeiro ano de faculdade pode ser desafiador, mas os podcasts podem mantê-lo entretido enquanto você se ajusta ao novo ambiente.

Há um número expressivo de conteúdos, e justamente por serem criados para públicos e temas específicos, não há como passar uma lista dos melhores, uma vez que isso vai depender muito da sua área de estudo e atuação. É possível compensar uma aula perdida ou uma lacuna de conhecimento ouvindo podcasts sobre determinado assunto.

Alguns podcasts interessantes para universitários

Podcast de crescimento de carreira

Informa a todos os estudantes universitários sobre como é se formar e entrar no mercado de trabalho. Discute temas como o que fazer se você não tiver experiência
profissional relevante, como interagir com líderes para abrir portas para novas e empolgantes perspectivas e, claro, como lidar com o medo no local de trabalho. Está disponível no Apple Music, Spotify e Google Podcasts.

Geeks de informações da faculdade

Os anfitriões Thomas Frank e Martin Boehme levantam discussões sobre tópicos que ajudam a contribuir para o desenvolvimento educacional de cada aluno, fornecendo conselhos práticos sobre as melhores ferramentas de estudo para se familiarizar a fim de alcançar maiores resultados, compartilham suas opiniões sobre técnicas práticas. Você pode ouvi-los no Spotify, Apple Podcasts, Google Play e YouTube.

Ted Talks Diariamente

É uma plataforma que promove novas formas de pensar sobre qualquer tópico imaginável, incluindo economia, literatura, ciência, política, inovação, descobertas e filosofia, bem como discursos inspiradores. As ideias compartilhadas no podcast são entregues por criadores e líderes de pensamento em todo o mundo, inspirando você a ter diferentes perspectivas, formar uma opinião e ficar curioso sobre o mundo em que vivemos.

No Ted Talks Daily você pode debater com seus professores e amigos sobre as coisas que importam, tornando a faculdade muito mais interessante.  É possível encontrar o podcast no Apple Music, Spotify, Google, Radio Public, Stitcher, TuneIn, Castbox e iHeartRadio.

Todas as coisas dinheiro

Descobrir quantos impostos deve pagar, hipotecas, empréstimos estudantis e pagamentos com cartão de crédito são temas que trazem dúvidas constantes aos
estudantes. Este podcast é um auxílio para todos os universitários que possuem dúvidas a respeito de conceitos da economia, como crédito universal, pontuação de crédito, investimento e vida com orçamento limitado. Acontece ao vivo todas as segundas-feiras, onde são compartilhadas informações sobre educação financeira.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes