You are currently viewing A Prova Multidisciplinar está chegando!

A Prova Multidisciplinar está chegando!

A avaliação acontece no dia 7 de dezembro e sua realização é de caráter obrigatório. Fique atento às regras.

Faltam poucos dias para a realização da Prova Multidisciplinar, programada para acontecer no próximo dia 7 de dezembro de 2022, como parte integrante do ciclo avaliativo e obrigatório para todos os estudantes matriculados regularmente nos cursos de graduação presencial do UniCV.

A famosa “multi”, como é conhecida entre os alunos, recebe esse título por contemplar diversos conteúdos exigidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso, e tem como principal objetivo avaliar a vida acadêmica dos estudantes do ensino superior.

Para que serve a prova Multi?

Dentre os pontos avaliados, destaca-se a eficácia dos métodos de ensino utilizados, focando em compreender se os objetivos de cada disciplina foram alcançados e assim nortear constantemente a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Instituição.

Além disso, a proposta da avaliação é criar uma cultura de estudos mais ampla, considerando o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos no âmbito da formação profissional; fornecer feedback para o estudante sobre a qualidade da sua formação, identificando as áreas de conhecimento que necessitam de maior dedicação nos estudos; estimular a interdisciplinaridade; auxiliar nas metas institucionais e
integrar-se aos indicadores de qualidade internos e externos.

Conteúdo da prova

Diferentemente dos semestres anteriores, agora a avaliação contará apenas com questões de formação específica, que são referentes aos conteúdos presentes nos planos de ensino de cada ementa, assim como os contemplados durante as aulas. São questões aleatórias extraídas de um banco de dados das disciplinas em que o estudante estiver matriculado, que foram elaboradas pelos professores do UniCV.

A Prova Multidisciplinar é composta por questões objetivas e contará com quatro modelos de questões, que são comumente utilizadas em exames e concursos nacionais, de resposta única, resposta múltipla, interpretação e asserção-razão.

Haverá dois modelos de provas: O modelo 1, para alunos matriculados em uma única matéria, com 10 questões, valendo 0,30 pontos cada. E o Modelo 2, para alunos matriculados em duas ou mais disciplinas, com 20 questões, valendo 0,15 pontos cada.

Composição da nota

A avaliação Multidisciplinar tem peso equivalente a 1 no semestre letivo e será pontuada em escala numérica no intervalo de 0 a 3 pontos.

A nota será somada aos outros componentes do ciclo avaliativo das matérias dos cursos de graduação presencial e será replicada para todas as disciplinas em que o estudante estiver matriculado no semestre vigente.

A nota da Prova Multi não valerá para disciplinas de adaptação e dependência, estágios curriculares, projetos experimentais, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares, assim como aos equivalentes a esses.

Data e horários

A Prova Multi será aplicada no dia 7 de dezembro de 2022, nos seguintes períodos:

Período Matutino: das 8h10 às 9h50 no primeiro horário e das 10h às 11h40 no segundo horário.
Período Noturno: das 19h às 20h40 no primeiro horário e das 20h50 às 22h30 no segundo horário.

A listagem será disponibilizada no início da semana de realização da Prova Multi. A organização dos alunos é realizada de forma aleatória pelo sistema gerador da prova.

É importante destacar que a prova multidisciplinar não dispõe de segunda chamada, o requerimento para uma nova oportunidade só contempla os casos previstos em lei.

Recursos

Ao terminar de responder a sua prova, o processo entra em fase de correção. A leitura das provas será feita nos dias 08 e 09 de dezembro de 2022. O próprio sistema PROVAFÁCIL disponibiliza as notas.

Após cada Avaliação Multidisciplinar, o estudante poderá visualizar na íntegra a sua prova, com todas as questões, o espelho do cartão-resposta com suas respostas dadas a cada questão e acompanhar todo o processo de correção através do acesso ao sistema.

A interposição de recurso poderá ser feita no dia seguinte da realização da prova, por meio de um formulário específico. O resultado final só será computado no JACAD após o término do período de análise.

Os motivos para interposição de recurso serão aceitos mediante justificativas, considerando os seguintes critérios: ausência ou incongruência de informações que impossibilitam a resolução da questão, questões erradas em sua forma ou conteúdo, erros ortográficos que dificultem a compreensão da questão e desacordos com o gabarito divulgado.

Não se esqueça, para entrar no sistema PROVAFÁCIL , o login e a senha são os números do seu CPF (sem pontos ou traços – só números) para ambos. Mais informações podem ser encontradas na página da Prova Multi.

Bons estudos e boa avaliação!