You are currently viewing Como impulsionar o seu negócio com a ajuda das redes sociais

Como impulsionar o seu negócio com a ajuda das redes sociais

Você se lembra da época do cartão de visitas? Foi um longo período em que se entregava para potenciais clientes ou já fidelizados um cartão que continha apenas o telefone, a logomarca do seu negócio, o e-mail, o endereço físico e virtual (website), caso houvesse. As pessoas tinham porta-cartões e quando precisavam, recorriam a ele para entrar em contato com uma empresa, comércio ou serviço. Era simples, mas ao mesmo tempo distante e inacessível.

Hoje em dia o cartão de visita se tornou quase obsoleto e, diante das possibilidades mais viáveis que a modernização trouxe, acaba sendo uma alternativa nada sustentável por se tratar de um papel dispensável e facilmente substituível. Há ainda quem decida usar, porém, agora com a possibilidade de ter um QR code que te direciona para as redes sociais da marca.

Basta uma palavra digitada em um site de busca ou rede social para se obter todas as informações possíveis instantaneamente. A vida se tornou mais resolutiva, você compara preços, tem informações de produtos, comparativos de marcas e otimiza seu tempo com as redes sociais sem precisar sair de casa.

Porém, essas ferramentas podem ser potencializadas não só pelo consumidor, mas pelos comerciantes também. Utilizá-las para trazer os melhores resultados ao seu negócio, trabalhando esses recursos de forma estratégica, exige conhecimento detalhado das rede sociais, do público-alvo e de marketing para que a “mágica” aconteça, ou seja, o impulsionamento do seu negócio gerando lucros.

As chances de dar visibilidade ao seu empreendimento estão muito mais acessíveis. É possível fazer muito com investimentos não tão altos quantos os requeridos pelas mídias tradicionais, como rádio, televisão, revistas e outros. Redes como o Facebook e o Instagram são uma boa estratégia em diversos segmentos, tanto para pequenos negócios, como para grandes empresas, pois ambos requerem a presença no meio digital.

Mas para ter sucesso de verdade no universo virtual, é preciso ficar atento a algumas dicas:

Definição das redes sociais

Conhecer quais redes sociais são mais interessantes para o seu tipo empreendimento é indispensável. Há várias possibilidades disponíveis, o que pode confundir na hora de decidir em qual apostar. Facebook, Instagram, Linkedin e Pinterest são apenas algumas das opções, mas tudo depende do seu ramo de atuação e, principalmente, de onde o seu público está. Para começar, o Facebook e Instagram podem ser boas pedidas, já que são as redes sociais com números mais expressivos de usuários. Quanto às outras, converse com os seus clientes e descubra quais eles mais usam.

Qualidade das postagens deve ser o foco

Não pense que quantidade de publicações é sinônimo de resultado. Assim como receber ligações telefônicas a todo tempo de empresas oferecendo produtos é algo cansativo e estressante, encher a timeline de clientes com superexposições de produtos e conteúdo também é.

Por isso seja assertivo, crie divulgações de qualidade e atrativas para expor seus produtos, sem sobrecarregar e irritar seu público. Prefira postar algumas vezes por semana aquilo que realmente gera valor para o seu negócio, como fotos de produtos, depoimentos de clientes, promoções e avisos de funcionamento, por exemplo.

Seja organizado na criação das publicações

A sugestão é criar um calendário de publicações, saber o que será publicado e quando. Assim você evita que em um dia tenha muitos posts e que depois a sua página passe mais de uma semana sem conteúdo.

Esteja atento às informações que podem agregar na publicação do seu produto, como dia do consumidor, datas comemorativas, etc. Seja inovador! Busque impactar o cliente com conteúdo relevante, interessante e principalmente atrativo. Tente ir além, invista na criatividade. Faça cursos para entender melhor o funcionamento das redes sociais e, se possível, invista em um profissional experiente para te ajudar nessa tarefa.

Faça anúncios, impulsione seus posts

Criar uma página nas redes sociais costuma ser gratuito, mas garantir a visibilidade dela não. Redes sociais trabalham com algoritmos que limitam o alcance das publicações, o que faz com que nem todos os seus seguidores recebam os posts publicados por você.

Impulsionar por meio de anúncios garante que suas publicações sejam visualizadas. As ferramentas permitem definir quem você deseja alcançar e o perfil dessas pessoas, incluindo local onde residem, idade, sexo e interesses.

Estabeleça um relacionamento com seu público

Garantir a interação com os seus clientes é tão importante quanto divulgar produtos e serviços. Isso implica em ser rápido na resposta e dar total assistência interagindo nos comentários e nas mensagens. Esse costume levará seu público a entender que você ou o seu negócio são acessíveis e terá mais interesse em se tornar um cliente. Ser cordial e empático diante das críticas faz toda diferença. Saber reconhecer as limitações e agir em prol da resolução dos conflitos é algo que fortalece os relacionamentos, não se esqueça disso.