You are currently viewing ENADE 2022: Como se preparar para a prova?

ENADE 2022: Como se preparar para a prova?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é responsável por avaliar o nível dos cursos de graduação de todo o país. Para que você se sinta mais preparado e realize o teste com sucesso, reunimos algumas dicas ao inscrito.

Sobre a prova:

O exame é desenvolvido pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mesmo órgão responsável pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Com o auxílio do ENADE, que neste ano ocorrerá acontecerá no dia 27 de novembro às 13 horas pelo horário de Brasília, o Ministério da Educação (MEC) consegue medir a qualidade dos cursos de graduação de diversas instituições de ensino do país, sejam eles na modalidade presencial ou a distância.

Por meio da nota obtida nos questionários respondidos pelos alunos – que variam de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas insuficientes e 3 ou acima indicando um nível satisfatório – aqueles que buscam ingressar no ensino superior podem analisar os cursos de acordo com a média na avaliação do ENADE, considerando os critérios estabelecidos.

Na prova – que ocorre anualmente – além dos requisitos esperados para alcançar o mercado de trabalho, também são avaliados o cenário socioeconômico dos estudantes, o corpo docente e a organização do curso, além da infraestrutura da instituição de ensino.

Alunos de cursos a distância também participarão do exame de forma presencial, sendo necessário conferir o local de provas que estará disponível no dia 16 de novembro, no site do ENADE.

Por que é importante realizar o exame?

Seu curso de graduação pode garantir um reconhecimento maior e tornar sua formação superior ainda mais valorizada no mercado de trabalho a partir do resultado do ENADE, já que com uma boa nota na avaliação, o acadêmico se mostra devidamente qualificado para uma carreira de sucesso, podendo se destacar sobre os demais candidatos.

Quem participa do ENADE 2022?

Conforme sorteio, a cada ano cursos de diferentes áreas do conhecimento são selecionados para realizar a o exame. Confira na lista abaixo se você está matriculado em um dos cursos do UniCV participantes:

• Administração (bacharelado);
  • Administração Pública (bacharelado);
  • Ciências Contábeis (bacharelado);
  • Ciências Econômicas (bacharelado);
  • Direito (bacharelado);
  • Psicologia (bacharelado);
  • Publicidade e Propaganda (bacharelado);
  • Relações Internacionais (bacharelado);
  • Serviço Social (bacharelado);
  • Comércio Exterior (tecnólogo);
  • Design Gráfico (tecnólogo);
  • Design de Interiores (tecnólogo);
  • Gestão Comercial (tecnólogo);
  • Gestão Financeira (tecnólogo);
  • Gestão Pública (tecnólogo);
  • Gestão da Qualidade (tecnólogo);
  • Gestão de Recursos Humanos (tecnólogo);
  • Logística (tecnólogo);
  • Marketing (tecnólogo);
  • Processos Gerenciais (tecnólogo).

Veja agora algumas dicas para o inscrito:

• Procure começar a avaliação respondendo as questões dissertativas, pois estas exigem mais concentração e dedicação do aluno e sua mente estará mais “fresca” no início da prova. Depois resolva as perguntas objetivas de conhecimentos específicos e, em seguida, as de conhecimentos gerais.
  • Preste atenção no relógio! É importante controlar o tempo direcionado à resolução de cada questão, algumas podem demorar um pouco mais.
  • Confira com atenção se todas as questões foram resolvidas e quais alternativas foram assinaladas antes de marcar as respostas definitivas no gabarito.
  • A alimentação é importante! Consuma carboidratos e evite açúcares antes de ir; não se esqueça de levar um lanchinho para o caso de você sentir fome durante a aplicação da prova e água para se hidratar nesse tempo.
  • Tenha uma boa noite de sono antes do exame. O ideal é que o aluno descanse por pelo menos 8 horas.
  • Os professores estão à disposição para quaisquer dúvidas que você tiver, então não hesite em perguntar antecipadamente. Lembre-se que é melhor esclarecer todas as informações antes da avaliação, pois levar incertezas para o exame pode causar ansiedade. Além disso, o estudante corre o risco de não ter sua pergunta respondida pelos aplicadores.
  • Mantenha a calma e não se cobre excessivamente. Você dará o seu melhor!

Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com os colegas que também irão participar do ENADE e fique a vontade para sugerir mais dicas de preparo. Boa sorte a todos!

Texto por Lara Beatriz Arantes