You are currently viewing Como empreender na área da saúde

Como empreender na área da saúde

Você sabia que empreender na área da saúde pode ser uma boa opção de investimento? O cenário desse setor no Brasil mostra números que apontam para possibilidades de bom retorno financeiro, justamente pela demanda que vem sendo cada vez maior.

O Brasil possui hoje um número significante de médicos atuando: cerca de meio milhão de profissionais, o que representa uma média de 2,11 médicos para cada mil habitantes, muito acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que prevê um médico para cada mil habitantes.

Mas esses números não são tão representativos quando se observa o cenário em que se encontra a saúde no país, que mostra uma distribuição desigual desses profissionais. Dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelam que em municípios com até 20 mil habitantes (68,3% das cidades brasileiras) a taxa é de menos de 0,40 médico para cada mil moradores, enquanto em cidades com mais de 500 mil residentes a taxa chega a 4,33 médicos por mil pessoas.

Além disso, uma pesquisa do Datafolha realizada em 2018 constatou uma insatisfação da população ao apontar que 89% dos entrevistados acham a saúde (pública ou privada) péssima, ruim ou regular.
Os números acima são apenas uma prévia das demandas que este âmbito requer. O setor da saúde é amplo e não se restringe à medicina apenas. Há um vasto campo de profissionais que juntos formam uma área multidisciplinar responsável pela melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população, em vários aspectos.

A equipe do UniCV pesquisou algumas das principais atividades de destaque para empreender no país. Confira abaixo:

Farmácia

A demanda por medicamentos é tanta, que ter uma farmácia continua sendo um negócio rentável, desde que bem administrado. Para isso é preciso um planejamento estratégico que avalie a escolha do ponto e todas as variáveis relacionadas ao estabelecimento.
Uma opção são as franquias de farmácias, que oferecem além dos medicamentos, artigos de higiene pessoal, perfumaria, itens para bebês, hospitalares e algumas até de mercearia, como sorvetes, refrigerantes, leite em pó e bebidas não alcoólicas. Este tipo de venda é permitido desde que obedeça às exigências legais e as normas da Vigilância Sanitária.

Clínica de psicologia

O profissional da psicologia tem sido muito demandado nos últimos anos. Abrir uma clínica de psicologia é uma oportunidade em uma área que está em crescimento. Além do atendimento individual, é possível fazer atendimentos em grupo, casal, mentorias, aplicação de testes vocacionais, psicologia organizacional e grupos de estudos, aumentando ainda mais as possibilidades de remuneração.
Para abrir uma clínica, é preciso ser psicólogo graduado e com diploma registrado no Conselho Regional de Psicologia do estado de formação. É possível também estabelecer convênios com planos de saúde para a realização dos atendimentos.

Clínica médica popular

Com a dificuldade de adesão aos planos de saúde por parte da população, devido aos altos preços e à crise financeira que o país enfrenta, as clínicas populares se tornaram uma alternativa, por oferecer consultas e exames a preços mais acessíveis.
Algumas dispõem de atendimento em diversas especialidades, e inclusive fazem exames laboratoriais e de imagem com valores reduzidos comparados às clinicas tradicionais.

Clínica de vacinas

A vacinação é indispensável em qualquer faixa etária, e isso já justifica que uma clínica de vacinas é um investimento com bom retorno financeiro.
Para abrir uma clínica é preciso um responsável técnico, que poderá ser um enfermeiro, bioquímico ou médico. É necessário obedecer às várias leis e regulamentações. Não é demandado um espaço grande, mas a estrutura requer uma sala de espera e espaços reservados para as aplicações, além de refrigerador e um gerador para uma eventual falta de energia elétrica, que pode danificar o estoque de vacinas.

Cínica de fisioterapia

A área da fisioterapia possui um vasto mercado, como a fisioterapia do trabalho, neurológica, cardiorrespiratória, ortopédica, entre outras. Também existe a possibilidade de incluir um estúdio de pilates, oferecer sessões de RPG (Reeducação Postural Global) e até acupuntura.
Para isso é preciso pensar no tamanho do espaço e nos aparelhos necessários para cada atividade da clínica. Convênios com planos de saúde também são uma opção.

Clínica de estética

Um dos mercados que mais cresce no mundo é o da beleza e estética. Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado desse setor no mundo, só perde para os Estados Unidos, China e Japão, os grandes consumidores do topo da lista. Os brasileiros, principalmente as mulheres são muito vaidosos e o consumo regular de produtos voltados para a estética e beleza é alto no país.

É uma área que costuma requerer investimentos significativos, devido aos aparelhos de alto custo. Mas existe a possibilidade de alugar espaços em clínicas já montadas. Também exige conhecimento técnico especializado.

Agência de cuidados para idosos

A população do Brasil está cada dia mais velha, e a estimativa de vida tem aumentado e levado a um crescimento populacional de idosos no país. Uma boa oportunidade de negócio na área é investir em uma agência de acompanhantes de idosos que ofereça um serviço de qualidade, confiança e credibilidade, três fatores que são imprescindíveis para um empreendimento de sucesso no setor.
É possível oferecer serviços diferenciados, como cuidadoras, auxiliares de enfermagem e até enfermeiras, e estabelecer convênios com clínicas e hospitais, ampliando as oportunidades para adquirir clientes e aumentar o faturamento.