You are currently viewing Networking como ferramenta para o sucesso

Networking como ferramenta para o sucesso

Se existem palavras mágicas hoje em dia, “Networking” com certeza está entre elas. O termo designa uma rede de contatos que pode ser de interesses profissionais em comum, facilitando a vida das pessoas, abrindo oportunidades, conectando objetivos e abrindo novos caminhos. Sabe aquelas oportunidades que acontecem quando se está na hora certa e no lugar certo? Por meio dessas redes as probabilidades de que isso aconteça aumentam exponencialmente.

Um bom networking é capaz de te ajudar a se desenvolver pelo contato com pessoas que conhecem bem a sua área de interesse, seja aconselhando, te indicando para uma vaga de emprego, para a realização de um negócio, na contratação de alguém para sua empresa ou mesmo ser contratado. Em outras palavras, possibilita aquele “empurrão” para o sucesso. Manter uma conexão com redes de interesses em comum é importante para que o seu nome seja sempre lembrado quando as oportunidades aparecerem.

Networking da prática

Apesar de se tratar de uma ferramenta incrível que pode potencializar suas relações com diversos benefícios, o networking também pode ser prejudicial a sua carreira se não houver bom senso. O limite entre se dar bem ou mal é uma linha tênue, que se preserva pela coerência e pelo não agir de forma forçada.

Fazer networking não é enviar “bom dia” todos os dias no WhatsApp ou encher a caixa de entrada dos seus contatos com assuntos irrelevantes. É importante que as pessoas ao pensar sobre você, tenham lembranças positivas.

Veja algumas dicas que o UniCV preparou para quem se interessa pelo tema:

• Objetivos

Você sabe aonde quer chegar? Ter em mente a resposta à pergunta vai ajudar a estabelecer um bom networking com pessoas que podem contribuir para o alcance dos seus objetivos. Qual é a sua área de interesse e as empresas que gostaria de trabalhar?

• Reativar contatos do passado

Um bom passo para começar o networking é otimizar os seus contatos. Pessoas que já passaram por sua vida como amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e antigos vizinhos podem compor, num primeiro momento, uma rede de contatos promissores.

• Saiba utilizar as redes sociais

As redes sociais são instrumentos essenciais de fácil acesso que podem impulsionar sua carreira quando bem aproveitadas, e é muito provável que seus contatos do passado estejam em alguma(s) delas. Interagir com eles é o primeiro passo para conseguir chegar a conexões mais profundas, além da facilidade de encontrar muitas pessoas em um tempo bem menor. Siga também as empresas de referência no mercado, sendo ou não do segmento pretendido, e as de seu interesse.

• Participe de eventos presenciais

Palestras com temas de interesse, feiras, congressos e até mesmo aquele happy hour devem ser considerados. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”. Fique de olho na agenda de eventos da sua cidade, estado ou país. Também se insira em grupos de discussão sobre temas estratégicos voltados a sua vida profissional.

• Tenha conteúdo

Alguém interessante que agrega valor nas relações e no ambiente empresarial, não é uma pessoa repetitiva e tem conteúdo para uma boa conversa produtiva. Por isso, a leitura e o conhecimento sobre diversos assuntos é essencial. Esteja sempre atualizado sobre o que acontece ao redor e no mundo, principalmente em sua área de atuação, e leia constantemente livros, revistas, artigos científicos, jornais, etc.

• Alguns exemplos

Interaja de diversas formas, seja por meio de um agradecimento pelos insights que uma palestra tenha lhe proporcionado, ou cumprimentando alguém por uma bela apresentação ou projeto; por meio de um feedback embasado em informações relevantes, contando uma novidade divulgada em uma reportagem interessante que você tenha lido. Enfim, toda interação que resulte em algo positivo.