You are currently viewing Por que estudar a distância?

Por que estudar a distância?

A visão de mundo de poucos anos atrás já não é mais a mesma, e continua em constante mudança. As tecnologias e a comunicação estão transformando a forma de viver, trabalhar, se relacionar, assim como a forma de estudar também. Com a internet e seus recursos não há mais tantas barreiras para o aprendizado, ou seja, os novos métodos se aplicam inclusive na área da educação, mas é preciso mudar a forma como se enxerga a vida e ampliar o universo das possibilidades.

Hoje a palavra “presencial” tem diversos contextos. Será que estar em um ambiente virtual, interagindo com pessoas, utilizando os recursos que permitem ouvir com que sem fala e enxergar o ambiente, mesmo estando em espaços físicos diferentes, não seria o mesmo que presencial? É um assunto polêmico, com inúmeros argumentos prós e contras, e por isso, é algo que deve ser pensado e discutido.

O ensino a distância traz uma proposta revolucionária e condizente com as mudanças deste século. É uma metodologia que oferece inúmeros benefícios e possibilidades de ampliar o alcance da educação. Confira alguns pontos relevantes sobre o EAD:

Tempo, Comodidade e Disciplina

No EAD, apesar do aluno ter um cronograma a cumprir, é ele quem escolhe o dia e o horário para realizar as atividades. Essa flexibilidade possibilita ajustar a rotina de estudo ao cotidiano. Assim, quem trabalha fora pode fazer uma graduação e conciliar a sua ocupação com os compromissos pessoais, além da vantagem da acessibilidade, que ainda é um impeditivo para muitas pessoas com dificuldades em se locomover. Isso ocorre principalmente nos grandes centros, onde se perde horas no trânsito, tempo e energia que seriam mais proveitosos se canalizados para o estudo.

Os conteúdos ficam disponíveis virtualmente 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem a exigência de cumprir horários fixos. Além disso, existem recursos que subsidiam o ensino, como bibliotecas virtuais com excelentes acervos, aulas gravadas com professores e especialistas, chats, fóruns, atividades, etc.

Toda essa formatação leva o aluno a buscar mais disciplina. É uma maneira de não apenas aprender conteúdos, mas também de adquirir novas habilidades, como encontrar metodologias que agreguem valor ao aprender, à forma de se organizar, ao estabelecimento de critérios e prioridades. Há especialistas que defendem que realizar um curso de graduação a distância é uma excelente ferramenta de desenvolvimento e autoconhecimento.

 

Inovação, Economia e Acessibilidade

Se tempo é dinheiro, como se diz por aí, um curso a distância é uma alternativa que possibilita economia de ambos. As mensalidades são mais acessíveis e a graduação incorpora diversas ferramentas tecnológicas que permitem interagir com professores, tutores e colegas por meio dos chats, videoconferências, fóruns, etc., pois o ambiente virtual também estimula a integração com a comunidade acadêmica. Para quem tem uma certa timidez, é uma oportunidade de traçar novos desafios.

E tudo isso é pensado estrategicamente com o objetivo de gerar um aprendizado efetivo. Por isso as aulas são programadas para acontecerem com o tempo necessário para que os conteúdos sejam assimilados, com recursos de ludicidade e atratividade.

Validação pelo MEC

Assim como nos cursos presenciais, os cursos de educação a distância também precisam ser aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura. As
Universidades são avaliadas em processos rigorosos, que verificam estrutura, titulação dos docentes, grade curricular, recursos pedagógicos, recursos tecnológicos, sistemas de comunicação, entre outros requisitos para poderem funcionar e serem validados.

Esse reconhecimento garante ao aluno uma formação válida em todo o território nacional e atesta a credibilidade do curso realizado.

ESTRUTURA DA GRADUAÇÃO EAD NO UNICV

Os cursos de graduação na modalidade a distância do UniCV são focados no mercado e têm como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências necessárias para mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

Os cursos são direcionados a preparar o acadêmico para ter uma visão sistêmica e estratégica, com orientações para o equilíbrio emocional e autocontrole, promovendo a capacidade de liderança e articulação de pessoas, organização, postura ética, entre outras características.

A modalidade de ensino a distância do UniCV alia atividades online e estudos presenciais que acontecem nos polos de apoio das universidades, e possuem
estrutura própria ou convênios que oferecem equipamentos, além de instalações apropriadas para a execução das tarefas.

As disciplinas teóricas são transmitidas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do UniCV, plataforma exclusiva para os alunos matriculados. Neste espaço é possível ter acesso às aulas, materiais de apoio e complementares, exercícios, biblioteca, além do contato com professores, tutores e outros estudantes.

Os cursos foram planejados para suprir os constantes desafios do universo corporativo, com o objetivo formar profissionais dinâmicos e diferenciados, preparados para compreender que as necessidades atuais e futuras das organizações demandam uma gestão equilibrada dos sistemas social, econômico e ambiental.

Trazem uma metodologia moderna, que promove a reflexão crítica para uma atuação profissional consciente e de protagonismo na sociedade e no desenvolvimento da cidadania.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes