You are currently viewing Como melhorar o ambiente de estudo na educação a distância

Como melhorar o ambiente de estudo na educação a distância

Ter foco e concentração são um dos desafios do estudo a distância. Em casa, no escritório, a rotina é bem diferente de uma sala de aula, não existem regras explícitas, ainda mais quando os espaços de estudos são compartilhados com outros membros da família, podendo incluir crianças ou colegas de trabalho.

Por isso, é preciso desmistificar a ideia de que estudar em casa é uma tarefa simples, principalmente para quem não tem o hábito. Há inúmeras distrações e atrativos para tirar o foco e, por isso, o UniCV preparou algumas dicas para descomplicar essa tarefa de aprender a distância. Veja alguns cuidados indispensáveis para se dar bem nos estudos não presenciais:

Defina um local

Estudar um dia na mesa da cozinha e outro deitado na cama, caso seja em decorrência da falta de espaço adequado, não é considerado errado, porém, estabelecer um local apropriado e fixo para estudar faz toda a diferença. Um espaço arejado e com boa iluminação, que dispunha de uma mesa, uma cadeira confortável e com uma porta que possibilite atenuar sons externos irá fazer toda diferença. É importante definir um lugar que seja associado à rotina, de forma que as distrações sejam minimizadas, ajudando a treinar o cérebro para entender que aquele é o momento de estudar.

Estabeleça horários fixos de estudo

Quando se cria uma rotina de estudos, o aprendizado é mais produtivo. Para isso, organize um cronograma semanal definindo o que irá estudar e quais disciplinas e conteúdos serão abordados naquele período. Com o cronograma em mãos, separe os materiais. Verifique se todos os materiais necessários estão disponíveis com você para que na hora marcada não precise perder tempo procurando seus arquivos.

Lembrando também que uma rotina de trabalho e estudos aliada a noites bem dormidas, alimentação balanceada, exercícios físicos, tempo para o lazer e contato com família e amigos, são indispensáveis para atingir um alto rendimento nos dois âmbitos.

Peça apoio da família

É importante conversar com os familiares e explicar como é necessário que eles te apoiem nesse processo, principalmente evitando te distrair, como colocar som em volume alto, interrupções constantes nos momentos de estudo, etc. Essa atitude fará com que seu tempo seja otimizado e que você tenha mais foco.

Da mesma forma, você também precisa de atitudes que não te boicotem, como não estudar com a TV ligada ou de olho no celular. Para afastar as distrações procure desligá-lo para não ser interrompido. Além disso, é importante estabelecer horários de intervalo para descanso entre uma matéria e outra, permitindo que você faça um lanche, se distraia um pouco nas redes sociais, etc.

Estude em um ambiente organizado

Bagunça e desorganização, além de causarem estresse, trazem muitas distrações. Por isso, o seu local escolhido deve ter apenas o que você precisa, procure guardar os itens que não serão utilizados e, ao finalizar suas atividades, mantenha a mesa limpa e arrumada para que no próximo horário de estudos tudo já esteja em seu devido lugar, evitando um gasto de tempo desnecessário.

Seguir essas dicas pode te auxiliar muito no processo de sua graduação, já que estudar, assim como trabalhar, é um ato técnico que demanda foco, comprometimento e atenção.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes