You are currently viewing Hábito de leitura: veja como isso pode te ajudar nos estudos

Hábito de leitura: veja como isso pode te ajudar nos estudos

Além de ser um transporte para outros mundos, cenários, vivências, fantasias, o hábito de leitura traz incontáveis benefícios para os estudos

A leitura enriquece o vocabulário e na maioria das vezes o contato com palavras novas aprimora a escrita, auxiliando o estudante em vestibulares, atividades da faculdade e na vida profissional após a graduação.

Esse costume também tem o poder de estimular a criatividade, que vem da combinação de conceitos, ideias e conhecimentos, funcionando como instrumentos para a inovação. Do mesmo modo, isso acontece com o pensamento crítico, já que o hábito de ler traz muito embasamento para reflexões e argumentações.

Outro ponto importante da leitura é a capacidade de adquirir habilidades socioemocionais, pois ao percorrer o imaginário de diferentes personagens em diversos contextos, é possível aprender sobre a vida e até mesmo trabalhar a empatia, já que o leitor se coloca no lugar dos personagens. Por meio da leitura também é possível entrar no mundo da imaginação e, com isso, se distrair e distanciar das dificuldades do cotidiano.

Não podemos deixar de destacar aqui os benefícios da leitura para a saúde mental. Ler requer atividades cerebrais como foco, concentração, imaginação, antecipação e mentalização, excelentes para estimular as práticas neurais na prevenção de demências, como por exemplo o mal de Alzheimer. O hábito permite exercitar todas estas habilidades enquanto se diverte, relaxa e passa o tempo, por meio do estímulo ao raciocínio lógico e interpretação dos fatos.

Dicas de como criar o hábito de leitura

Para quem ainda não se apaixonou pela leitura e não adquiriu o hábito de ler, no início é uma tarefa desafiadora diante de tantos atrativos disponíveis hoje em dia, como filmes, streaming e a internet no geral. Mas saiba que é uma conquista, cujo resultado pode ser traduzido em diversão, lazer e enriquecimento educacional e cultural.

Se você ainda tem dificuldade de terminar os livros, veja o que fazer para ler mais:

Leia contos

Os contos são narrativas curtas e, por isso, rápidos para ler. Eles podem ajudar a desenvolver o hábito em um ritmo gradativo.

Faça um cronograma

Veja quantas páginas tem o livro escolhido e divida a quantidade por dia, estabelecendo uma meta, com data para a conclusão. Não precisa ter pressa, respeite o seu tempo de adaptação. Defina objetivos plausíveis para que não desista.

Tentar ir além dos limites aumenta a probabilidade de acabar com a motivação. Ter metas que você consiga alcançar faz toda a diferença para se manter motivado e reforçar a criação de um hábito. Por exemplo, ler por 10 minutos ou 5 páginas, que poderão ser aumentadas aos poucos.

Leia com mais gente

Pode ser divertido e estimulante participar de um clube de leitura, ler com outras pessoas, conversar com quem também está lendo a mesma obra que você. Essa atitude pode fazer a atividade ficar mais dinâmica e prazerosa, além da possibilidade de enxergar pontos diferentes do mesmo contexto, o que é muito enriquecedor.

Aproveite todos os momentos

O hábito de leitura é alcançado quando se torna um costume, uma rotina em vez de obrigação. Então, ler algumas páginas no ônibus durante o percurso para a faculdade ou na sala de espera para uma consulta médica, por exemplo, são pequenos momentos em que você pode acelerar esse processo.

Textos e materiais de apoio

A internet oferece inúmeras ferramentas que podem dar um bom suporte à sua leitura, auxiliando no entendimento, como o Google Acadêmico, Biblioteca Digital da USP e outros. Com eles é possível ter uma compreensão mais ampla da obra, sob outros pontos de vista.

Da mesma forma, abuse das ferramentas de busca para encontrar imagens que ilustrem aquilo que se está lendo. Por exemplo, procurar visualizar como eram os costumes, vestimentas, arquitetura de uma determinada época, de algum livro clássico de um outro período. Isso pode ser um excelente estímulo à imaginação e um mergulho ainda mais prazeroso na história