You are currently viewing Áreas para atuar na Psicologia

Áreas para atuar na Psicologia

A procura por profissionais da psicologia obteve um crescimento expressivo nos últimos anos, isso porque o entendimento sobre a importância dos cuidados com a saúde mental tem aumentado a demanda na área. O ritmo de vida acelerado, os desafios da atualidade, as pressões e as exigências do cotidiano estão levando as pessoas ao adoecimento psíquico, e a busca pelo equilíbrio emocional e qualidade de vida colocou em destaque a profissão de psicólogo.

O curso de graduação em Psicologia propicia o estudo aprofundado sobre o ser humano em sua subjetividade, o comportamento, o processo de desenvolvimento psíquico desde o nascimento, e as diversas teorias científicas de abordagem, que capacita o psicólogo a trabalhar em prol da saúde mental do ser humano, em suas várias áreas de atuação.

Para se tornar um psicólogo é necessário ter o diploma em curso superior de Psicologia reconhecido pelo MEC e estar registrado no Conselho de profissional do estado onde pretende exercer a profissão.

A Psicologia possui um leque de possibilidades de atuação. Embora para exercer determinados cargos não seja obrigatório ter cursado uma especialização, o profissional pós-graduado terá muito mais a oferecer com embasamento teórico e técnico sobre conteúdos específicos e, consequentemente, mais oportunidades no mercado de trabalho.

Conheça algumas áreas de atuação da Psicologia:

Psicologia Organizacional e do Trabalho

O profissional dessa área atua dentro das organizações como um facilitador e conscientizador, prezando sempre pela saúde mental dos colaboradores na dinâmica da instituição. Ele descreve, compreende e explica o comportamento no trabalho, com o objetivo de melhor satisfazer as necessidades dos funcionários e da empresa.

Psicologia Clínica

A Psicologia clínica é a área mais tradicional do campo, justamente por ser a pioneira. O psicólogo busca por meios das sessões de terapia o entendimento do comportamento e das características psíquicas de um paciente através da fala, contribuindo para ressignificações e melhoria da saúde mental.

Os atendimentos podem ser individuais ou em grupos e acontecem geralmente em clínicas e consultórios. Há inúmeras abordagens existentes na Psicologia, cabe ao
profissional aprofundar seus conhecimentos em uma delas para atuar. Entre as principais abordagens estão a Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Psicologia Analítica, Behaviorista, Psicologia Humanista, Psicologia Corporal ou Reich e Gestalt-Terapia.

Neuropsicologia

Identificar lesões, anomalias e outros tipos de alterações que afetam o comportamento e o desempenho das funções mentais de um indivíduo é um dos focos da área da neuropsicologia. O profissional desse segmento avalia, investiga e cria hipóteses diagnósticas para elaboração de uma intervenção psicológica. O neuropsicólogo pode atuar em hospitais e clínicas médicas.

Psicologia da Saúde

Essa área tem o foco na compreensão dos fatores comportamentais, biológicos e sociais que influenciam a saúde de uma pessoa, e é tida como a Psicologia clínica dentro da visão médica. A atuação do psicólogo da saúde, diferentemente da Psicologia hospitalar, não é restrita a esse ambiente e a instituições voltada para a saúde em geral, mas acontece também em clínicas e departamentos acadêmicos de universidades e faculdades, por exemplo.

Avaliação Psicológica

Os avaliadores utilizam ferramentas como testes, entrevistas, questionários e outras técnicas para compreender, analisar e elucidar como se dá a dinâmica psicológica de uma pessoa. É por meio dessas avaliações que o profissional obtém informações específicas para uma hipótese diagnóstica.

O psicólogo especialista nessa área pode atuar na área clínica, hospitalar, trânsito, esporte, educação, jurídica e outras.

Psicologia do Esporte

Entender como os fatores psicológicos influenciam no bem-estar, desempenho físico, saúde e desenvolvimento emocional é o foco do psicólogo do Esporte, que pode atuar em projetos sociais, esporte escolar, reabilitação, iniciação esportiva e práticas de tempo livre.

Psicologia do Trânsito

É a área que estuda o comportamento humano no trânsito. Este psicólogo desenvolve pesquisas sobre os problemas psicológicos, psicofísicos e psicossociais relacionados a esse contexto, realiza exames para a obtenção da Carteira de Habilitação Nacional, participa de programas de prevenção a acidentes, assim como educação de trânsito, questões relacionadas aos alcoolismo e uso de drogas nesse âmbito, e pode ainda colaborar com a justiça na emissão de laudos e pareceres.

Psicologia escolar e educacional

A Psicologia escolar é compreendida como um campo de atuação profissional do psicólogo e também de produção científica, caracterizado por sua inserção no contexto escolar. O psicólogo dessa área faz mediação dos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, contribuindo para a otimização do processo educativo.

Psicologia Hospitalar

Acompanha a saúde mental de pacientes internados em instituições de saúde, promovendo apoio psicológico também aos familiares e suporte aos profissionais. O psicólogo hospitalar pode atuar em Ambulatórios, Unidades de Terapia Intensiva, UTIs Pediátricas, Semi-intensivas e Neonatais, Pronto Atendimento,
enfermarias em geral e Centro Médico Cirúrgico, auxiliando no pré e pós-operatório.

Psicologia Jurídica

É o campo de interação entre a Psicologia e o Direito, com foco em dar auxílio para as questões relacionadas à saúde mental dos envolvidos em um processo. Contribui nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos. A atuação acontece na área jurídica, em Tribunais de Justiça, por meio de atividade pericial, laudos psicológicos e pareceres.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes