You are currently viewing Você já pensou em fazer psicoterapia?

Você já pensou em fazer psicoterapia?

Saiba que a terapia pode ser uma excelente fonte para te ajudar a equilibrar a vida acadêmica e promover uma saúde mental estável. O UniCV possui uma clínica de Psicologia com atendimento gratuito à comunidade!

Trabalhar, estudar, ter tempo para lazer, amigos e família é um desafio. A autocobrança para equilibrar uma grande quantidade de demandas e atividades pode causar sofrimentos emocionais como ansiedade, depressão, stress, irritabilidade, dificuldade para dormir e muitos outros sintomas de uma saúde mental desgastada.

Sem contar ainda que cada pessoa inevitavelmente carrega consigo dilemas internos decorrentes de suas experiências de vida, desde a infância até os dias de hoje, que mexem com os sentimentos e não devem ser ignorados.

Justamente por isso, a psicoterapia é uma boa opção para ajudar a lidar melhor com todas as questões que a vida apresenta. O ato de se cuidar não se restringe apenas à cautela com a saúde física; a saúde mental deve ser inclusa na mesma proporção, já que conforme comprovado cientificamente, é um gatilho para as doenças físicas.

Você sabe o que é psicoterapia?

A Psicoterapia é um meio de promover a saúde mental. De maneira sintetizada, pode ser definido como um processo que utiliza da fala para realizar intervenções durante o tratamento, de modo que o paciente olhe para si e para situações a sua volta, possibilitando a partir disso identificar, refletir e lidar com suas questões internas e contextos externos, geradores muitas vezes de sofrimentos, conflitos, medos, dificuldades, patologias, entre outros.

As sessões terapêuticas com um psicólogo acontecem em um espaço seguro, onde prevalece um pacto de sigilo absoluto garantido por lei, em que o profissional se isenta de qualquer tipo de críticas ou julgamentos. O indivíduo pode expressar e apresentar as suas dores, anseios, medos, receios, etc., enquanto o terapeuta vai acolher, escutar e trabalhar frente a demanda do paciente, possibilitando um olhar para si e promovendo o autoconhecimento, além do desenvolvimento pessoal e social.

A importância da terapia na vida de um estudante

A rotina da vida acadêmica costuma ser intensa. Ao mesmo tempo que é gratificante, também é cansativa e envolve muitas pressões, tais como o medo de falhar, a dificuldade em lidar com as frustrações, a pressão da família com as expectativas de um futuro profissional de sucesso e muitas outras. Sentir-se mentalmente cansado após um período de provas e uma semana cheia de afazeres é normal e não deve ser uma preocupação, pois é uma defesa do corpo pedindo para repor as energias.

O estresse naturalmente vem acompanhado de outras emoções, como ansiedade e tristeza. O que não deve ser normal é um esgotamento rotineiro, dentro e fora do ambiente acadêmico, a preocupação intensa e constante, a ausência de vontade nas atividades que costumam ser prazerosas, e o sentimento de alegria reduzido a poucos momentos.

Por isso, o autocuidado é indispensável. É uma forma de prevenir e lidar com todos esses desafios da vida, no cuidado com as emoções, os pensamentos e relacionamentos.

O estudante universitário também pode desenvolver depressão ou ansiedade devido à sobrecarga de estresse. Por isso, fique atento aos seguintes sintomas:

Sinais de Alerta

• Cansaço inexplicável;
• Dificuldade para dormir;
• Indisposição;
• Falta de vontade para fazer as coisas;
• Pensamentos excessivamente pessimistas;
• Irritabilidade e falta de paciência;
• Vontade constante de procrastinar;
• Problemas digestivos;
• Tristeza constante;
• Tendência a se isolar de amigos;
• Faltar ao trabalho ou estágio;
• Dificuldade de mudar o foco para coisas além dos estudos;
• Ansiedade em vários momentos sociais;
• Caída expressiva nas notas; e
• Conflitos com pessoas próximas.

Se você deseja fazer psicoterapia, saiba que o UniCV tem uma clínica de Psicologia com atendimento gratuito aos alunos e à comunidade. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do 5o ano, com supervisão dos professores. É um atendimento profissionalizado, em espaço adequado, mantendo todos os cuidados e confidência que a profissão garante.

Para receber atendimento é preciso entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99179-6470.