You are currently viewing Por que cursar Direito no UniCV?

Por que cursar Direito no UniCV?

Aqui o graduando não precisa esperar chegar nos últimos anos, para então ter contato com a prática jurídica. O curso foi planejado para que a interação entre teoria e prática aconteça desde o primeiro semestre do curso.

Se você se interessa em tradição e modernidade ao mesmo tempo, o curso de Direito pode ser a opção ideal para dar início a sua carreira. A tradição está presente no grande legado da Antiguidade Romana, que se perpetua até os dias de hoje. A modernidade se encontra nas constantes atualizações requeridas para lidar com conflitos e temas inovadores, como os crimes na internet e tantos outros.

O Direito é a ciência responsável pelo cumprimento e aplicação das normas jurídicas de uma região ou país, com o objetivo de estabelecer uma sociedade que viva de forma harmoniosa. O curso promove o conhecimento aprofundado sobre a Legislação e uma visão analítica para atuação no mercado de trabalho.

Apesar do Brasil estar na lista dos países com maior número de faculdades de Direito no mundo, as demandas na área jurídica tendem a sofrer um aumento significativo, segundo informações do Guia do Estudante.

É uma profissão extremamente abrangente, por possuir inúmeros caminhos, especialidades e novos desafios que surgem constantemente. Seu vasto campo de atuação possibilita o exercício profissional nos setores públicos e privados.

O mercado de trabalho

O profissional do Direito dispõe de um amplo leque de possibilidades de atuação e possui inúmeras vertentes, sendo a advocacia e a carreira pública os exemplos mais procurados. Outras oportunidades são encontradas nas áreas de pesquisas, consultoria, assessoria jurídica, gestão em escritório de advocacia, em cartórios, enfim, é possível assumir cargos nas mais diferentes especialidades, que demandam conhecimento jurídico.

Para advogar é necessário passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), já a carreira pública requer aprovação em concursos específicos para o cargo desejado.

A carreira pública na área jurídica é uma das grandes responsáveis pela alta procura do curso de Direito, pois profissões como juiz e promotor oferecem excelentes remunerações e estabilidade profissional. Também é uma possibilidade para os graduados bacharéis que não possuem o registro na OAB, uma vez que existem ótimos concursos públicos que não exigem a prévia aprovação no exame em questão.

Na Advocacia, alguns setores estão atualmente em destaque, são eles: Compliance, Tributos, Trabalhista, Recuperação Judicial e de Crédito, Tecnologia da Informação, Imobiliário, e Propriedade Intelectual e Ambiental. Na carreira pública, o destaque vai para a área de Defensoria, conforme informação do Guia de Carreira. Os profissionais mais buscados têm perfil de liderança, visão comercial, boa comunicação e inglês fluente.

É importante mencionar a carreira acadêmica, que também pode ser um segmento a ser considerado. Nele é possível dedicação exclusiva do profissional ou ainda, optar por conciliar a docência com a advocacia.

CCJ (Centro de Ciências Jurídicas) – Campus exclusivo do curso de Direito no UniCV

Por que estudar Direito no UniCV?

O Curso de Direito do UniCV foi planejado para suprir os constantes desafios do setor jurídico. O objetivo principal é capacitar graduandos para atuarem em diferentes áreas do conhecimento, com foco em empreendedorismo comprometido com a realidade social. Além disso, promove o raciocínio lógico-jurídico e a reflexão crítica para uma atuação profissional consciente, sendo protagonista na sociedade e no desenvolvimento da cidadania.

As turmas de Direito do UniCV, tanto no período matutino quanto noturno, estudam em modalidade presencial, com 4.340 horas distribuídas em cinco anos de graduação. A matriz curricular é constituída de disciplinas atuais para atender às exigências do mercado, como a de Direito dos Negócios (Agronegócio e Contratos Empresariais), Direito Digital e Eletrônico, Empreendedorismo, entre outras. O curso tem reconhecimento pelo MEC e é avaliado com destaque pela comunidade.

Há inúmeros benefícios de estudar Direito em nossa Instituição. O graduando não precisa esperar chegar nos últimos anos para ter contato com a prática jurídica. O curso foi planejado para que a interação entre teoria e prática aconteça desde o primeiro semestre.

Por meio da disciplina “Projeto Integrador Multidisciplinar” e dos Estágios, o aluno tem acesso à prática durante toda a graduação, com atendimento à diversos setores da comunidade e ONGs. Além de possuir um Núcleo de Prática Jurídica atuante, em que os acadêmicos realizam atendimento jurídico à população de baixa renda, com todo o suporte, orientação e supervisão da equipe de docentes.

Existem ainda diversas parcerias com órgãos representativos da área para potencializar o desenvolvimento dos projetos, tais como o Tribunal de Justiça, com o Projeto Justiça nos Bairros; o CEJUS, com o Projeto Perspectivas, entre outros.