You are currently viewing Profissões para seguir na área da beleza

Profissões para seguir na área da beleza

Além do curso de Estética e Cosmética, outros como Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia estão entre as graduações que possibilitam atuar na área da estética

Sentir-se bem consigo mesmo é uma busca constante do ser humano, e ter uma boa autoestima ajuda muito nesse processo. Por isso, os cuidados com a saúde, a mente e também o corpo são essenciais, pois o conceito de beleza, vai além das questões da vaidade e está relacionado ao bem-estar e qualidade de vida.
O setor da área da beleza está em demanda crescente. De acordo com a revista Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado da beleza e do cuidado pessoal do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Nestes cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil.
Há muitas pesquisas, novas técnicas e avanços tecnológicos com o objetivo de proporcionar autoestima e também saúde às pessoas. É um mercado aquecido e com muitas demandas para profissionais da área. Mas o que nem todos sabem, é que o setor da beleza é um campo aberto para muitos profissionais da área da saúde. Veja algumas das áreas em que é possível atuar nesse ramo:

Estética e Cosmética

O profissional de Estética e Cosmética é capacitado a contribuir com o embelezamento corporal e também facial, capilar e dos pés; assim como na recuperação estética de traumas como queimaduras e procedimentos pós-cirúrgicos. O Esteticista pode atuar área de Consultoria, em Clínicas, Spas, Resorts, Salões de beleza, etc.
Esse profissional possui capacitação adequada para estabelecer o melhor procedimento estético, avaliando características individuais de cada pessoa, pois o curso tem como base disciplinas como Dermatologia, Cosmetologia (estudo de produtos cosméticos), Eletroterapia (terapia através da aplicação de correntes elétricas), Massagem, Tricologia (estudo dos cabelos), Visagismo (estudo da estética e proporções faciais) e outras.

Biomedicina

A Biomedicina por ser uma área que transita entre a biologia e a medicina possui expertise para contribuir na área da beleza, seja por meio da pesquisa, desenvolvimento de medicamentos e dermocosméticos, até mesmo na realização de procedimentos estéticos. O biomédico possui conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do corpo humano e suas estruturas, necessários para atuar no universo da estética.
Para ser um biomédico esteta, é preciso uma pós-graduação que confere aptidão para realizar procedimentos e tratamentos estéticos diversos, tanto faciais quanto corporais, desde que sejam não cirúrgicos, tais como laserterapia, laser fracionado, carboxiterapia, intradermoterapia, radiofrequência estética, ultrassom focalizado, luz intensa pulsada e LED, classificação da pele, definição de tratamento, ter responsabilidade técnica por clínica estética e outros.

Farmácia

O graduado em Farmácia pode optar por uma pós-graduação na área da estética e solicitar habilitação junto ao Conselho Federal de Farmácia para exercer a profissão de Farmacêutico Esteta, estando apto a realizar procedimentos minimamente invasivos, como as técnicas de harmonização facial tão demandadas na área do embelezamento, além de outros como lontoforese, criolipólise, eletroterapia, laserterapia, carboxiterapia, cosmetoterapia, toxina botulínica, luz intensa pulsada, radiofrequência estética, preenchimentos dérmicos, peelings químicos e mecânicos, sonoforese (ultrassom estético), intradermoterapia e mesoterapia, agulhamento e microagulhamento estéticos.

Fisioterapia

O conhecimento da fisiologia humana do fisioterapeuta amplia seu potencial de atuação em outras áreas, inclusive a da estética. Há inúmeras clínicas de fisioterapia voltadas aos tratamentos que aliam beleza e bem-estar. Devido à formação densa, os fisioterapeutas podem trabalhar com estética na chamada área Dermato-funcional, cujos procedimentos podem auxiliar tanto na dor, quanto na melhora estética do indivíduo que realiza algum procedimento invasivo ou não.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes