You are currently viewing Profissões para trabalhar em Home Office

Profissões para trabalhar em Home Office

Trabalhar em home office, antes da pandemia do novo Coronavírus, era algo improvável para a maioria dos brasileiros. Apesar de existirem cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil atuando dessa forma, ainda era uma realidade distante e poucas empresas tinham o olhar para essa possibilidade.
O cenário agora é outro, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma tendência de que esse modelo de trabalho cresça em torno de 30% nos próximos anos, mesmo após o término do distanciamento social. Para uma boa parte da população, principalmente para quem tem filhos, essa é uma boa notícia por trazer uma certa flexibilização no concílio da tarefa entre vida profissional e cuidado com as crianças.
Uma pesquisa na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, publicada no da Revista Exame, 70% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando em casa. Apenas 19% afirmaram que não gostariam de permanecer no home office e 11% disseram ser indiferentes.
Algumas profissões possuem demandas que inviabilizam ou dificultam a realização remotamente, porém existem carreiras que são perfeitamente bem executadas no home office. Veja algumas profissões para quem deseja alavancar uma carreira remotamente:

Analista de Marketing Digital

Quem nunca foi cercado no ambiente virtual por constantes propagandas de produtos que gostaria de comprar? Anúncios extremamente atraentes, como se existisse dentro de casa, alguém espionando o tempo todo para poder oferecer produtos tentadores, que num simples clique podem ser adquiridos.
Essa e muitas outras estratégias de comunicação visando a venda ou divulgação de um produto, têm por detrás um profissional de marketing qualificado, com entendimento e habilidade para trabalhar no universo digital e impactar o consumidor que navega pela web em qualquer parte do mundo.
É uma profissão estratégica dentro das organizações, capaz de promover campanhas de sucesso que contribuem para o crescimento de uma empresa. A profissão exige proatividade, criatividade e atenção às tendências e mudanças que ocorrem no mercado. Durante o curso, os alunos aprendem a executar e planejar campanhas de marketing na internet, em sites, em blogs e em redes sociais, conhecem ferramentas para melhor posicionar os clientes para driblar o mercado competitivo e explorar o poder de vendas on-line.

Contador

Não dá para falar em sustentabilidade nas empresas, sem considerar o trabalho imprescindível do profissional de Ciência Contábeis. Não é à toa que o curso está entre os cinco com maior número de matrículas no Brasil, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e um índice de 93,8% de empregabilidade profissional, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Contador tem um papel social fundamental, pois é ele o responsável pelo desempenho e controle que possibilitarão a longevidade sustentável das organizações, dentro do tripé econômico, ambiental e social. O curso de Ciência Contábeis faz parte da área de Humanas, assim como Administração de Empresas e Ciência Econômicas. Na atuação profissional, o contador é o responsável pelas contas de uma empresa ou pessoa física e realiza desde o registro de uma organização junto aos órgãos do governo e obtenção do alvará para início das atividades; controle de receita e elaboração de demonstrações financeiras; auditoria; perícia contábil; consultoria financeira, entre outros.
O mercado de trabalho para Contador é amplo e promissor, algo que só tende a aumentar, isso porque, independentemente do cenário econômico, a necessidade da presença desse profissional se faz presente. Quando o mercado está favorável, é importante para a expansão dos negócios; já em tempos de crise, ele analisa riscos e os investimentos necessários para que a organização se mantenha competitiva.

Revisor e Tradutor

Uma profissão que é promissora para atuar no home office e que tem se tornado uma excelente oportunidade de trabalho, é o revisor e tradutor. Para exercer essa profissão, um dos caminhos é a graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglês, que possibilita o conhecimento técnico e cultural para uma atuação profissional especializada.
A formação é toda estruturada para levar o conhecimento necessário para a realização de tarefas que envolvam técnicas de expressão escrita e falada na língua portuguesa e inglesa. É uma área voltada à pesquisa e ensino, com aprofundamento de conhecimentos linguísticos e literários das línguas inglesa e portuguesa, alinhados às demandas mais recentes do mercado.
Em plena era da comunicação e da globalização é imprescindível que as empresas tenham profissionais que dominem a gramática para que os textos sejam coerentes, bem escritos e sem erros, que comprometem a credibilidade de uma organização. Assim o papel de tradução e revisão é muito importante.