You are currently viewing Mapa Mental: Conheça esse método de estudo

Mapa Mental: Conheça esse método de estudo

Existem várias formas de estudar, organizar e memorizar os conteúdos. Hoje vamos conhecer como funciona o Mapa Mental, uma técnica de estudo popular entre os estudantes e que pode ser útil para você também. Confira o post e turbine seus estudos com essa ferramenta!

High School GIF by SoulPancake - Find & Share on GIPHY

O mapa mental para estudos pode ser um grande aliado na hora de se preparar para as provas. Isso porque ele é um método de revisão baseado em palavras-chaves, desenvolvido para aumentar a capacidade do cérebro de armazenar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico. 

Um dos objetivos é acelerar a aprendizagem e ajudar os alunos na fixação dos conteúdos. Essa técnica foi difundida pelo psicólogo inglês Tony Buzan, na década de 1960, mas até os dias de hoje tem ajudado diversos estudantes a alcançarem sucesso na sua jornada. 

Um Mapa Mental é feito a partir de um tema central de onde saem palavras-chave relacionadas a essa temática. Ele é ideal para quem aprende de maneira visual, pois é possível criar modelos bem coloridos, com ícones, palavras destacadas e o que mais a criatividade mandar.

Essa disposição das palavras e assuntos facilita a revisão e demonstra a relação entre os elementos estudados, ordenando-os numa sequência lógica. Isso é o que garante maior eficácia para lembrar o que foi estudado na hora da prova ou exame. 

Ele pode ser usado em qualquer etapa dos seus estudos, e na hora da revisão da matéria, será um grande aliado. 

Vamos, então, para algumas vantagens em usar um Mapa Mental: 

  • Facilidade para fazer resumos

Como foi dito, elaborar resumos é o foco dessa técnica de estudo. Produzir resumos pode ser um trabalho difícil e, muitas vezes, acabamos copiando boa parte do conteúdo e não conseguimos selecionar o que é mais importante. O mapa mental é a maneira mais rápida e simples de conseguir um resumo bom e eficiente. 

  • Exercício prático

Ler e assistir às aulas pode não surtir o efeito que gostaríamos para absorver todo o conteúdo, por isso, fazer exercícios práticos como o mapa mental irá ajudar a entender melhor a matéria, já que, para criar um, é necessário uma atividade mais ativa por parte do estudante, com atenção para realizá-lo.  

  • Curta duração

Um resumo tradicional leva mais tempo para ser elaborado e revisado, enquanto que um mapa mental irá custar menos tempo tanto para ser feito como para ser revisado.  

  • Pode ser feito durante a aula

O momento mais apropriado para realizar um mapa mental é durante a aula. Você consegue captar na hora as palavras mais importantes e as ideias principais. Por vezes, esse será apenas um esboço e depois você pode passar a limpo, e isso ajudará ainda mais na fixação do conteúdo. 

As vantagens são atraentes, não é mesmo? Fazer um mapa mental pode te ajudar a impulsionar os seus estudos e mostra que é realmente possível ter um bom rendimento estudando da maneira certa.

Agora é só pegar o papel, suas canetas coloridas e colocar a imaginação para trabalhar! Ah, e não se esqueça de aproveitar tudo que a UniCV te oferece para ter a melhor experiência durante o seu curso. Aproveite todas as ferramentas do nosso ambiente online e, para os alunos do presencial, as estruturas de ponta do nosso campus. Conte com a gente para turbinar os seus estudos!