You are currently viewing Cursos para quem quer trabalhar com a criatividade

Cursos para quem quer trabalhar com a criatividade

Ser criativo é uma característica desejável em todas as profissões, não importa qual seja, inclusive na área das Ciência Exatas. Isso porquê, uma pessoa criativa consegue muitas vezes enxergar além do óbvio e trazer soluções inovadoras para situações das mais simples às mais complexas.
As pessoas criativas têm a capacidade de levar outras pessoas a enxergar o mundo sob uma perspectiva diferente, ou seja, tem a habilidade de transmitir ideias de formas inusitadas. E dentro das organizações, é um profissional que tem grandes possibilidades de crescimento.
Vale lembrar que a criatividade também é algo que pode ser desenvolvido. No entanto, existem carreiras em que ser criativo é um requisito. Se você é essa pessoa, cheia de ideias e gosta de profissões que requerem essa habilidade, veja algumas que o UniCV destacou para você:

Design de interiores

Estar em um local onde há uma iluminação apropriada, aconchegante ou estimulante; cores, texturas, objetos de acabamento e decoração, entre outros, possibilita que os ambientes cumpram a função pelos quais são destinados.
Assim, existe uma decoração ideal para cada espaço. Uma escola infantil, por exemplo, pode requer paredes e objetos coloridos, a sala de estar de uma residência pode ser com tons pasteis, assim como um consultório médico pede um ambiente maissóbrio. Tudo isso pode ser muito bem pensado de forma estratégica pelo profissional de Design de Interiores.
O curso de Design de Interiores forma profissionais capacitados a planejar ambientes de acordo com padrões estéticos e de funcionalidade, criar projetos para residências, comerciais e corporativos, além de ambientes promocionais e cenográficos, com espaços otimizados, contemplando aspectos socioculturais, psicológicos, econômicos e tecnológicos.
Além disso, este profissional é responsável por administrar projetos de decoração, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Jogos Digitais

Mergulhar em um cenário de fantasia, criando as regras de um jogo, os personagens, cenários, animações e muito mais, são alguns dos atributos do profissional graduado em Jogos Digitais. É uma nova profissão que surgiu há poucos anos, mas com um mercado de trabalho amplo, pois a todo instante novos jogos são lançados e cada vez com melhores gráficos, maiores histórias e até mesmo interação com o mundo real.
A graduação é uma boa oportunidade para quem tem interesse em criar jogos de forma profissional, e ingresso rapidamente no mercado de trabalho. O curso capacita o aluno a adquirir conhecimentos nas áreas de Informática e Desenho, necessárias para construir uma representação gráfica de personagens e cenários e realizar as animações
Para estudar Jogos Digitais é importante o interesse pela área da Tecnologia; ter afinidade com linguagens de programação; saber trabalhar em equipe; boa capacidade de comunicação; estar atento às novas tecnologias e tendências do mercado.

Artes Visuais

Falar em arte é algo simples e ao mesmo tempo complexo, porque embora ela exista em todas as culturas, a sua definição ainda continua sendo constantemente discutida. Mas o que não se pode negar, é que a arte impacta, traz emoções diversas, sejam elas boas ou ruins. Também possui um caráter estético e tem uma importante função social, pois por meio dela é possível identificar características históricas e culturais de uma sociedade, refletindo a essência humana.
O profissional das Artes Visuais pode atuar também nas seguintes áreas: Consultoria sobre atividades relacionadas às Artes; no ensino das Artes em ateliês, Ongs, Associações e Museus; Produção de material didático para o ensino das Artes Visuais; Auditoria de materiais da área; Restauração de obras de artes; Curadoria; Gestão de acervos de museus e espaços culturais, Docência, etc.
O curso envolve o aprendizado de teorias e técnicas, possibilitando as habilidades necessárias para uma atuação profissional no mercado de trabalho. Exige do aluno dedicação e promove a percepção, reflexão, sensibilidade, produção e criatividade. A grade curricular conta com disciplinas da área de Humanas, como História da Arte e Filosofia, além de matérias práticas como desenho, pintura e escultura. O foco da modalidade Licenciatura é a formação de professores dos ensinos fundamental e médio.

Marketing

O profissional da área do Marketing cria, desenvolve e empreende ações para apoiar as empresas em seus processos de relacionamento e comercialização de bens e serviços. É o responsável por grande parte das atividades para melhorar o posicionamento de uma marca, aumentar o lucro, melhorar o relacionamento com os clientes em busca dos melhores resultados para a empresa.
Para isso, elaboram estratégias de vendas que atraem e mantêm clientes, assim como desenvolvem estudos de mercado e de seu ambiente socioeconômico, com foco em antecipar tendências, aproveitando oportunidades e analisando riscos. Tudo isso dentro dos aspectos legais que regulamentam as atividades ligadas a profissão. A profissão também engloba o Marketing Digital.