You are currently viewing O primeiro curso de Acupuntura no Brasil

O primeiro curso de Acupuntura no Brasil

A Acupuntura é uma prática milenar existente há mais de 2 mil anos na medicina tradicional chinesa, que agora se tornou um curso de graduação do UniCV, a primeira Instituição de ensino superior a trazer essa opção no Brasil.

Trata-se de uma técnica de utilização de agulhas especiais e outros instrumentos para estimular pontos determinados do corpo, além de promover alívio de dores e prevenção de doenças, com foco na saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O curso de Acupuntura do UniCV é disponibilizado na modalidade híbrida, com quatro anos de duração, e oferece disciplinas teóricas e práticas focadas no mercado de trabalho. Tem como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências indispensáveis para mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

A graduação também prepara o acadêmico para ter uma visão sistêmica e estratégica, com orientações para o equilíbrio emocional e autocontrole, promovendo a capacidade de liderança e articulação de pessoas, empresas ou instituições – prestando serviços de auditoria, consultoria e emitindo pareceres -, organização, postura ética, entre outras características. O bacharel em Acupuntura será capaz de reconhecer e avaliar os sinais, os sintomas e as síndromes energéticas através de consultas e avaliações, promovendo o tratamento dos pacientes com o uso de suas técnicas.

O profissional formado poderá atuar nos três níveis de complexidade: primário, secundário e terciário da atenção à saúde, por meio da política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Com isso, estará habilitado para realizar o tratamento dos desequilíbrios energéticos e funcionais da saúde humana, prevenir doenças e auxiliar na recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no fortalecimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

No mercado de trabalho o profissional lida com dor, stress, casos não cirúrgicos, ginecológicos e oncológicos, por exemplo. Seu ambiente de trabalho tradicionalmente serão clínicas de tratamento de dores e estresse, tanto dos sistemas públicos de saúde, quanto privados.

Grade curricular

O curso de Acupuntura possui atividades práticas e teóricas que habilitam o estudante a compreender os métodos utilizados no âmbito profissional. Por conta disso, o aluno será introduzido nos estudos da fisiologia humana, sistema nervoso, medicina tradicional chinesa, pontos acupuntura, entre outros estudos relacionados à área de atuação e ferramentas utilizadas.

São 3.300 horas distribuídas em 13 módulos. Acesse a página do curso no site do UniCV e conheça a grade curricular completa.

Mercado de trabalho

Com a instituição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a busca por técnicas complementares de tratamento vem crescendo de maneira exponencial. Sendo assim, o mercado de trabalho está apto a absorver o bacharel em acupuntura em diferentes áreas sociais, como o Sistema Único de Saúde (SUS), clínicas privadas, empresas, centros de saúde e hospitais que se proponham a oferecer as práticas complementares a seus pacientes e clientes.

Metodologia híbrida

A graduação em Acupuntura acontece na modalidade híbrida, com a construção do conhecimento baseada na autonomia do aluno, foco em flexibilidade. A metodologia possibilita uma versatilidade na hora de conciliar estudos, trabalho e lazer.

Os professores compartilham o conteúdo e adaptam as melhores práticas e ferramentas a fim de transmitir os conhecimentos essenciais para uma atuação profissional de destaque no mercado.

Por meio de aulas virtuais síncronas semanais, o curso é organizado em módulos, tendo uma jornada de 10 semanas com momentos on-line e ao vivo.

Os processos de ensino ocorrem principalmente na realização de atividades práticas em laboratórios virtuais, no estudo das apostilas, livros didáticos, vídeos, indicações de livros e textos complementares no ambiente virtual de aprendizagem. E a partir do segundo ano, os alunos têm aulas e práticas laboratoriais realizadas de forma presencial no campus sede do UniCV na cidade de Maringá – Paraná.