You are currently viewing Você sabe a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

Você sabe a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

Descubra a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo e saiba como escolher o melhor curso de acordo com as suas necessidades!

Escolher um futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar nessa escolha tão importante, nós separamos algumas diferenças entre a classificação de ensino. Vem conferir como cada uma delas funciona:

 

Bacharelado: 

Os Bacharelados são cursos de nível superior que conferem grau de bacharel. Com ele, o aluno atua de forma plena no mercado de trabalho, podendo trabalhar em diversas áreas da mesma profissão.

Para exercer algumas atividades da área, o diploma de bacharelado é obrigatório. Em alguns casos, além do diploma, é preciso obter o registro no Conselho Regional daquela atividade, como por exemplo o curso de Direito, que é preciso fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Em média, a duração dos cursos de Bacharelados variam entre 4 a 5 anos no total. Essa classificação de ensino possibilita ao aluno decidir qual profissão seguir durante a formação, ou mesmo depois dela, quando entrar no mercado de trabalho.

Licenciatura: 

Os estudantes que optam por cursos classificados como Licenciatura, têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício. Esses cursos são parecidos com o bacharelado, o diferencial é que esse profissional será apto a dar aulas na educação básica, no caso Ensino Fundamental e/ou Médio.

No entanto, independentemente do campo escolhido, toda licenciatura conta com uma carga horária de aulas focadas em aspectos pedagógicos.

Sendo assim, é uma classificação de ensino superior indicado para quem deseja lecionar.⠀⠀⠀⠀

Tecnólogo: 

O curso tecnólogo, ou curso superior de tecnologia, é uma graduação voltada para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Esta classificação prepara os estudantes para uma área específica de uma determinada profissão.

Esses cursos têm uma duração um pouco mais curta, de 2 a 3 anos no total. A formação desse profissional é direcionada para a entrada mais ágil no mercado de trabalho, sendo disciplinas mais práticas voltadas para o cotidiano da profissão.

Agora que você já conhece todas as classificações de ensino, vem conhecer todas as opções de cursos da UniFCV.

É só acessar o link: https://bit.ly/32xAk5h

Compartilhe esse texto com os seus amigos para vocês conversarem e decidirem qual é a melhor opção para cada um! 😉

Nicolle Alves

Comunicadora apaixonada em contar breves histórias do cotidiano. Redatora, produtora de conteúdo, social media e muito curiosa nas horas vagas. Graduanda em Gestão de Marketing pela Faculdade Cidade Verde - UniFCV.