You are currently viewing Conheça o curso de Engenharia de Design Digital

Conheça o curso de Engenharia de Design Digital

Para falar sobre Engenharia de Design Digital é imprescindível mencionar sobre o papel da Arte, como uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura; assim como é importante ressaltar a Tecnologia, que envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz.  Isso porquê essa área do conhecimento abrange diretamente a Arte e a Tecnologia.

O curso de Engenharia de Design Digital é uma graduação com titulação de bacharelado, voltada para a formação de profissionais de nível superior, aptos para atuar com a criação e a produção de linguagens e programação visual para os meios online e off-line. Esse curso é uma excelente opção para quem se interessa tanto pela área de Engenharia quanto pela de Design, Comunicação e Marketing, e quer se profissionalizar para ingressar nesse mercado de trabalho.

O curso tem como um dos princípios norteadores o estímulo a uma postura empreendedora e proativa na prática do design digital. Assim, forma profissionais dotados de habilidades humanísticas, artísticas, tecnológicas e científicas concernentes ao design de produtos e interfaces digitais, para atuarem de forma crítica e integrada na dinâmica do trabalho.

A graduação em Engenharia de Design Digital do UniCV propicia uma formação sólida, fundamentada em quatro eixos: tecnologia, design, comunicação e artes. Dessa forma, o aluno construirá a capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise, referentes a concepção, desenvolvimento e execução de projetos e de sistemas que envolvam informações digitais e visuais, desenvolvendo visão integradora e especializada de seu campo de trabalho, com capacidade de analisar criticamente a teoria e a prática.

Como está o mercado para o profissional de Engenharia de Design Digital

Esse é um mercado em expansão, e quanto mais a internet e o meio digital avançam, mais profissionais prontos para atuar nesse ramo são necessários, por isso é uma carreira promissora, com um vasto campo de atuação.

O bacharel pode atuar com criação de projetos de comunicação e de produtos e embalagens, desenho de logotipos, realização de ações estratégicas de marketing e comunicação, desenvolvimento de campanhas publicitárias e materiais visuais, e muitas outras atividades relacionadas ao design digital e a inovação.

Há vagas principalmente em empresas que atuam no ramo da comunicação, do marketing, do design de produtos e em vários outros que precisam desses departamentos para o alcance de seus objetivos. Além da possibilidade de atuar como autônomo, por meio de consultorias, na prestação de serviços.

Para atuar como Engenheiro de Design Digital é preciso apresentar competências múltiplas e habilidades de um Designer, ter amplo conhecimento em assuntos relacionados ao Marketing e à Comunicação, assim como criatividade, visão estratégica, boa comunicação, dinamismo, capacidade de adaptação a diferentes cenários, responsabilidade, ética, organização, facilidade em cumprir prazos, habilidade de realizar trabalhos em equipe, entre outros.

Média ou expectativa de salários

Como em toda profissão, os salários variam de acordo com a qualificação do profissional, experiência, local de atuação, tipo de instituição e cargo exercido. O profissional precisa estar em constante atualização e uma especialização pode agregar valor no mercado de trabalho.

Um Gerente de Web Designer ganha em média R$ 8.750,46, já um coordenar de Criação, R$ 5.378,29 no mercado de trabalho brasileiro, segundo Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, publicada na Revista Exame.

Estudando Engenharia de Design Digital na UniCV

O Curso de Engenharia de Design Digital do UniCV é a distância, com 3.200 horas, distribuídas em quatro anos de graduação.

É um curso focado no mercado de trabalho. Tem como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências necessárias para mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

O curso também foca em preparar o acadêmico para ter uma visão sistêmica e estratégica, com orientações para o equilíbrio emocional e autocontrole, promovendo a capacidade de liderança e articulação de pessoas, organização, postura ética, entre outras características.

Foi planejado para suprir os constantes desafios da área, com o objetivo formar profissionais dinâmicos e diferenciados, preparados para compreender que as necessidades atuais e futuras das organizações demandam uma gestão equilibrada dos sistemas social, econômico e ambiental.

Traz uma metodologia moderna, que promove a reflexão crítica para uma atuação profissional consciente e de protagonismo na sociedade e no desenvolvimento da cidadania.

 

Texto por Kaisa Abeche