You are currently viewing Área da tecnologia: qual curso combina com você?

Área da tecnologia: qual curso combina com você?

Se você é apaixonado por tecnologia e pensa em ingressar em uma carreira nessa área, saiba que o setor de tecnologia é um dos mais promissores, não apenas porque estamos vivenciando uma era digital, mas também porque a demanda por profissionais nesse âmbito é grande.

As pesquisas indicam que há muito mais vagas de emprego do que a capacidade de profissionais para preenchê-las. Faltam pessoas qualificadas e por isso há muitas oportunidades para os bons profissionais, tanto para os mais experientes, quanto para os recém-formados. Além disso, a área é ampla, com inúmeras profissões e boa remuneração.

As Instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo tem investido cada vez mais em cursos de graduação e pós-graduação que buscam oferecer capacitação que consiga atender à crescente demanda do mercado. As empresas estão de olho nesse profissional, que é visto como um colaborador essencial, com capacidade para auxiliar no desenvolvimento dos negócios de forma proativa e estratégica.

A escolha do curso

Diante de inúmeras profissões atrativas na área de tecnologia, é muitas vezes difícil de escolher. Por isso é importante que se tenha uma noção do que esperar de um curso de graduação dentro dessa temática, antes de decidir por qual caminho irá trilhar. Fazer uma pesquisa de campo, entender bem as diferenças entre os cursos fará com que você tome a decisão certa, que seja de acordo com o seu perfil.

Veja alguns cursos de tecnologia disponibilizados pela UniCV:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se estamos vivendo em plena era tecnológica, não há dúvidas da importância da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o sucesso das organizações. O Analista de Sistemas é um profissional da área da Tecnologia da Informação (TI), responsável por projetar, criar, analisar, implementar, mapear processos, realizar modelagem de dados, dar manutenção aos diversos sistemas computacionais e softwares, de acordo com os objetivos e as regras de negócio da empresa contratante.

Dentro da profissão ainda é possível realizar análise de desempenho e customização de sistemas já implantados, solução de problemas técnicos, elaboração de documentação e de manuais de uso.

Engenharia de Software

Não tem como negar que os aplicativos para celulares, tablets e os softwares facilitam a vida das pessoas. Eles desempenham um papel central em quase todos os aspectos do cotidiano. Hoje, além das compras, os aplicativos trazem soluções práticas para o dia a dia, que vão desde a possibilidade de acompanhar as atividades dos filhos na escola, controlar calorias, receber dicas de alimentação saudável a até mesmo desenvolver um esboço de um projeto arquitetônico, que há pouco tempo só era possível por meio de
um profissional especializado.

O software desempenha um papel central na execução de diversas atividades, no governo, bancos e finanças, educação, transporte, entretenimento, medicina, agricultura, indústria e direito, entre outros softwares, inclusive, mantêm funcionando os vários serviços eletrônicos e programas sociais de larga escala dos governos, o fornecimento de energia elétrica, as redes de telecomunicações, os serviços de
transporte aéreo, os caixas eletrônicos dos bancos, os cartões de crédito, as bolsas de valores e mercadorias, e muito mais.

Jogos Digitais

Mergulhar em um cenário de fantasia, criando as regras de um jogo, os personagens, cenários, animações e muito mais, são alguns dos atributos do profissional graduado em Jogos Digitais. É uma nova profissão que surgiu há poucos anos, mas com um mercado de trabalho amplo, pois a todo instante novos jogos são lançados e cada vez com melhores gráficos, maiores histórias e até mesmo interação com o mundo real.

A graduação é uma boa oportunidade para quem tem interesse em criar jogos de forma profissional, e ingresso rapidamente no mercado de trabalho. O curso capacita o aluno a adquirir conhecimentos nas áreas de Informática e Desenho, necessárias para construir uma representação gráfica de personagens e cenários e realizar as animações das telas. Forma profissionais para o desenvolvimento de jogos para as mais diversas plataformas digitais, incluindo também a criação de sites e aplicativos.

Internet das Coisas

Em plena era da comunicação e dos avanços tecnológicos, não poderia deixar de existir um curso para contemplar tudo isso! O Curso Superior em Tecnologia da Internet das Coisas, é o futuro se materializando na atualidade. O termo “Internet of Things (IoT) surgiu em 1999, e foi criado para trazer capacitação sobre os objetos que se conectam à internet e entre si, que resultam em uma rede interligada.

A Internet das Coisas traz um universo de possibilidades tecnológicas, como o entendimento técnico de uma rede que interliga aparelhos eletrodomésticos, vestuários, dispositivos, smartphones, carros e outros objetos a uma rede de coleta e transmissão de dados, que quando conectados à internet podem ser controlados remotamente.