You are currently viewing Dicas para organizar sua rotina

Dicas para organizar sua rotina

Estudar, trabalhar, ter tempo para família, amigos e lazer, é um desafio. Conciliar tudo isso é uma tarefa desafiadora e pode ser o segredo para uma vida equilibrada e feliz.
Mas vale lembrar, que seres humanos são diferentes, complexos, e exatamente por isso não existe uma fórmula pronta para conseguir tudo isso, porém existem alguns caminhos já reconhecidos por especialistas, que se bem observados, podem aumentar as possibilidades de sucesso numa jornada de aprendizado conciliando com as demais tarefas. Veja a seguir:

Planeje e otimize seu tempo

Planejar e se organizar para os estudos fará com que você otimize o seu tempo, permitindo um alto rendimento. Muito tempo costuma ser desperdiçado quando se inicia um aprendizado, sem ter pensado em como fazê-lo, pois estudar assim como trabalhar, é um ato técnico, que precisa foco, comprometimento e atenção.
Para se preparar para iniciar os estudos, primeiramente saiba exatamente o que você irá estudar. Tendo isso definido, faça uma lista dos livros, anotações e tudo o que você já possui disponível e separe. Se precisar xerocar materiais, faça isso antecipadamente e deixe tudo ao seu alcance separado e organizado. Os arquivos digitais podem ser separados em uma pasta específica, que seja fácil de ser localizada. Essa base de arquivos, textos, livros já são o alicerce para dar início a exploração do conteúdo a ser estudado, que poderá ser complementado.

Saber como se aprende

Você já parou para pensar de que forma você absorve melhor um conteúdo? Existem pessoas que memorizam com muita facilidade quando leem sobre um assunto, ao assistir um vídeo, ver um gráfico, fluxograma, ou seja, os recursos visuais são facilitadores e ajudam a reter informações.
Já as pessoas auditivas, são capazes de montar uma história com as informações que recebem. Têm muito mais facilidade em prestar atenção ao que o professor diz, fazendo poucas anotações para não tirar o foco do que está sendo falado. Há também quem tem facilidade de aprender com a experiência motora, interagindo com o conteúdo e com tudo que tem relação com movimento, ou seja, pesquisando, fazendo exercícios, atividades em laboratório, assistindo aulas dinâmicas, fazendo gestos que têm relação com o conteúdo, etc.

Tenha os recursos tecnológicos como aliados

Seja para pagar uma conta, sem precisar se deslocar até o banco, para fazer uma reunião para resolver um assunto pontual, ou mesmo para saber como está a sua tia que fez uma cirurgia recentemente, use e abuse desses recursos!
Com relação aos estudos, a vida para quem deseja aprender é consideravelmente mais acessiva. Os canais de streaming oferecem todos os temas possíveis e inimagináveis, com recursos visuais, auditivos e dinâmicos para você aprender, de forma leve e também prazerosa. Não entendeu o que foi lido, acesse os canais visuais e busque especialistas nos assuntos em plataformas de credibilidade, que trarão as mesmas explicações com palavras, gestos e recursos visuais que ajudarão na compreensão, além de contribuírem para a memorização.

Equilíbrio

Assim como quem faz dieta, costuma ter o seu “dia do lixo”, que é aquele momento de comer aquelas gostosuras calóricas tão evitadas no dia-a-dia. Você, que estuda e trabalha e tem uma vida cheia de responsabilidades, também precisa de um intervalo na rotina, para fazer aquilo que está com vontade. Sair com amigos, ir ao cinema ou mesmo optar por um cochilo gostoso embaixo das cobertas em um dia chuvoso. Mas é importante se presentear com um dia prazeroso, sem pensar em trabalho e estudos.
Lembrando também que uma rotina de trabalho e estudos, aliada a noites bem dormidas, alimentação balanceada, exercícios físicos e tempo para o lazer e contato com família e amigos, são indispensáveis para atingir um alto rendimento no processo de aprendizagem e trabalho. Nada de excessos, quando se tem tudo isso planejado e em equilíbrio é um bom preditivo para alcançar os objetivos.