You are currently viewing Pós-graduação na área da Saúde: Conheça algumas opções do UniCV

Pós-graduação na área da Saúde: Conheça algumas opções do UniCV

Se você é engajado em causas que acredita, não mede esforços para ajudar o próximo, tem um interesse genuíno em ajudar pessoas, saiba que você possui algumas das principais características indispensáveis para trabalhar na área da saúde.

O setor da saúde está em constante expansão. Tendo em vista o grande investimento em pesquisas e tecnologias ligadas a essa área, há a cada dia um aumento da diversificação das formas de atuação e necessidade de profissionais para atender às incessantes demandas.

Por ser uma área ampla, o profissional da saúde pode atuar apenas na gestão, como também no tratamento direto com o paciente, no ensino, pesquisa e até empreendedorismo.

Constantemente surgem novos exames, tipos de tratamentos, clínicas especializadas e outros. Por isso, uma pós-graduação faz toda a diferença no currículo de quem busca vagas que exigem conhecimento e capacitações específicas pro cargo. Veja algumas opções da área da saúde oferecidos pelo UniCV:

Estética e Cosmetologia

O curso de pós-graduação EAD em Estética e Cosmetologia do UniCV tem o objetivo de proporcionar aos profissionais maior compreensão sobre o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias, formulações, apresentar a potencialização de tratamentos cosméticos desenvolvidos para proporcionar resultados de rejuvenescimento da pele, redução de rugas, controle de oleosidade dos cabelos, e outros, visando sempre o bem-estar das pessoas.

As disciplinas envolvidas no curso buscam integrar procedimentos e métodos associados aos cuidados especiais, bons hábitos, uma nutrição funcional e o estudo de cosméticos, desde a sua elaboração até a sua aplicação, refletindo assim sobre a importância de se trabalhar em conjunto com a estética e aparência das pessoas, compreendendo a emoção e o despertar da autoestima, tanto com processos que envolvem a estética facial quanto corporal.

Enfermagem, Urgência e Emergência

O curso de pós-graduação EAD em Enfermagem, Urgência e Emergência do UniCV busca capacitar os profissionais enfermeiros (as) para atuarem com precisão e propriedade em diversas situações, podendo ser em prontos-socorros, unidade de pronto atendimento (UPA), Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), ou em outras ocasiões que seja necessário um atendimento inicial na classificação de risco ou de alta complexidade.

O profissional tem subsídio também para atuar na condução e fundamentação teórico- científica que busca proporcionar habilidades técnicas, capacidade de liderança, estabilidade emocional e iniciativas éticas e humanizadas para tratar de pacientes em condição de urgência e emergência.

Gestão da Saúde

O curso busca instruir os profissionais para gestão de empreendimentos em saúde, tratando não apenas de questões gerenciais, mas também próprias dos ambientes clínicos, ambulatoriais e hospitalares.

As disciplinas abrangem as funcionalidades, rotinas, organização de processos, análise de indicadores como parte da gestão e atividades relacionadas ao ambiente da saúde.

A pós também contempla normas, diretrizes e processos de gestão de documentos, informações coletadas e mantidas no cotidiano dos ambientes de saúde, plataformas de dados de pacientes, ferramentas financeiras, convênios e demais atividades relacionadas.

Intervenção Psicossocial no Contexto Multidisciplinar

Como aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas utilizando diferentes estratégias para aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade ao qual estamos inseridos?

As respostas dessa pergunta norteiam o curso de pós-graduação EAD em Intervenção Psicossocial no Contexto Multidisciplinar do UniCV, que fornece disciplinas para auxiliar os profissionais a exercerem, com conhecimento específico, atividades que possibilitem aos indivíduos enfrentarem as tensões e conflitos do dia a dia, e assim manter o controle sobre o ambiente individual e social. Atuar na saúde mental, conhecer o contexto social, entender possíveis distúrbios são fatores decisivos que podem mudar a realidade das pessoas.

O profissional da área de saúde, ao se especializar em Intervenção Psicossocial, passa a entender o quanto hábitos saudáveis e prevenção são essenciais para evitar doenças mentais, e como um acompanhamento psicossocial pode transformar e integrar o indivíduo em seu ambiente.

Nutrição Hospitalar e Clínica

O curso possibilita ao profissional o entendimento das responsabilidades sobre tratamentos e recursos necessários para recuperação da saúde do paciente, além de capacitar em metodologias que possibilitam a redução dos riscos de infecção, e auxiliam nos processos de cicatrização, evitando que o organismo fique sem os nutrientes que precisa.

O atendimento nutricional prioriza a segurança e a atenção à saúde dos pacientes em ambientes que necessitam de cuidados, desenvolvendo cardápios específicos para cada situação. É uma especialização que visa formar profissionais para atuar no ramo da nutrição, podendo ser clínico e ou hospitalar, direcionando a identificar necessidades de acordo com o quadro médico de cada paciente.

Além disso, as disciplinas prezam pela qualidade e consideram a alimentação como fator determinante para auxiliar no bem-estar do paciente.

Psicologia Jurídica

Profissionais que desejam se dedicar à interação entre a Psicologia e o Direito encontram no curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica do UniCV o preparo para auxiliar nas questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.

Aplicada ao âmbito jurídico, a Psicologia vai estudar as subjetividades, as práticas infracionais ou crimes, auxiliando em diagnósticos ou apontando para tendências comportamentais.

As disciplinas do curso estão embasadas em campos de conhecimento e de investigação dentro da Psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.

A responsabilidade do profissional que atua nessas esferas da justiça exige estudos psicológicos aprofundados das pessoas envolvidas, contribuindo significativamente na busca de possibilidades para o bem-estar e recuperação destes indivíduos, dependendo do caso. Por isso, o conhecimento deve ser utilizado para atingir a decisão mais assertiva e o tratamento mais adequado.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes