You are currently viewing Áreas para seguir na Educação Física

Áreas para seguir na Educação Física

Durante os últimos anos, a busca pela vida saudável tem sido uma das grandes preocupações de um número expressivo de pessoas no mundo todo. A prática de atividades físicas é indispensável para quem deseja longevidade, bem-estar e saúde. E exatamente por isso, se faz cada vez mais necessário a existência de profissionais capacitados para orientar a população a desempenhar esses exercícios de forma correta, aumentando os benefícios e evitando prejuízos.

O Educador Físico é o profissional responsável por promover a saúde por meio do condicionamento corporal e do bem-estar físico e mental, auxiliando na prática de esportes ou exercícios físicos de um público variado, incluindo crianças a idosos.

As principais atividades realizadas são: ensinar técnicas desportivas e os princípios e regras dos diferentes esportes; elaborar e executar treinamentos especializados com atletas; avaliar e supervisionar o preparo físico de esportistas; acompanhar práticas desportivas; produzir informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do desporto, e muitas outras.

O profissional pode atuar com vínculo empregatício ou autônomo, nos mais variados ambientes, tais como academias, escolas de esporte, clubes, hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, órgãos da administração pública, atendimento domiciliar, etc.

O Curso de Educação Física na modalidade “licenciatura” ainda possibilita que o graduado trabalhe na área do Ensino, seja em escolas ou universidades, no setor público ou privado. O Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, segundo informações da IHRSA (Associação Internacional de Fomento ao Universo de Saúde e Exercícios), o que sinaliza um enorme potencial de trabalho para o Educador Físico.

Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, 47% dos brasileiros ainda se mantêm em um ritmo sedentário, com pouca ou nenhuma prática de atividade física, um índice que mostra a importância de profissionais atuantes no país para mudar esse cenário e de um mercado de trabalho amplo.

Para exercer a profissão, é necessário além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Confira agora as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física:

Empreendedorismo

É possível empreender abrindo o próprio negócio (academia, espaço de crossfit, estúdio, piscina, etc). Uma outra opção que vem tendo alta demanda é a de Personal Trainer, que iremos detalhar mais adiante.

Licenciatura

Irá atuar na prática pedagógica de ensino, na educação infantil, ensino fundamental ou médio, tanto na rede particular quanto pública.

Ginástica Laboral

É a ginástica que tem por objetivo a prevenção de lesões por esforços repetitivos, muito comuns nas longas jornadas de trabalho em empresas. É possível ser contratado por uma organização, ou ainda prestar serviço como empreendedor.

Condicionamento físico

Como Personal Trainer em clubes, academias ou empresas, com planejamento e acompanhamento personalizado para que cada aluno atinja seus objetivos. É uma das principais ocupações desse profissional no Brasil. A atuação de um professor nas academias pode variar desde atividades aquáticas, musculação, passando por pilates, ioga e até crossfit.

Esportes

É uma das áreas mais amplas de atuação e geralmente o profissional opta por se especializar em algum segmento dela. É possível trabalhar com natação, futebol, basquete, handball, lutas, dança, atuando no preparo físico, técnico ou até mesmo como árbitro na modalidade escolhida.

Reabilitação

Trabalha na recuperação de pacientes que passaram por doenças, cirurgias, lesões ou qualquer problema físico que necessite de um tratamento adequado. É um trabalho conjunto entre educador físico e fisioterapeuta, e pode ocorrer tanto em clínicas especializadas quanto em hospitais.

Performance

Suporte aos atletas que participam de competições de alta performance.

Recreação e Lazer

Atividade voltada à diversão, cujo público pode ser de idosos, crianças e adultos. O profissional dedica-se a planejar e a executar as atividades que podem ocorrer em hotéis, clubes, cruzeiros, pousadas e resorts, tanto no entretenimento dos hóspedes, quanto em treinamentos ocasionais.

Organizações não governamentais

As ONGs costumam atender muitas vezes a um público em situação de vulnerabilidade social. O profissional de Educação Física pode auxiliar nessa proposta.

Estudo e Pesquisa científica

Pode ocorrer tanto no ensino básico (fundamental e médio), como no ensino superior (graduação, pós, mestrado e doutorado). Na pesquisa, o profissional de Educação Física é habilitado para participar de grupos multidisciplinares de estudo na área da saúde.

Lembrando que o UniCV oferece o curso de Educação Física na modalidade a distância, com habilitação tanto em licenciatura, quanto bacharelado, além de diversos cursos de pós-graduação em áreas correlatas.