You are currently viewing A importância de aprender um segundo idioma

A importância de aprender um segundo idioma

Se você está buscando qualificação para dar aquela turbinada na carreira, uma das perguntas que você deve se fazer é: qual idioma eu preciso aprender agora? É isso mesmo, falar uma segunda, terceira língua pode fazer uma enorme diferença no seu currículo!

Viver em um mundo globalizado e sem fronteiras tem requerido cada vez mais colaboradores que tenham uma boa comunicação, e falar outro idioma abre um novo leque de possibilidades no mercado de trabalho, pois as empresas estão cada vez mais procurando expandir seus negócios se relacionando com o mercado externo.

Conheça algumas vantagens de aprender um segundo idioma.

Trabalhar no exterior

Conhecer outros países e novas culturas pode ser mais fácil quando se fala outro idioma. Organizações buscam por profissionais que são capacitados em suas áreas de atuação, e é comum principalmente nas multinacionais a oferta de estágios, intercâmbios e viagens de negócios.

Uma oportunidade dessas só pode chegar até você se estiver preparado, e isso implica em capacitação prévia. Essas são excelentes formas de ampliar sua rede de contatos profissionais e abrir novas oportunidades de carreira, principalmente para quem busca cargos de liderança.

O inglês costuma ser a língua mais procurada nas escolas de idioma, já que é universal, uma das mais faladas aonde quer que se vá. Porém, alguns setores como o automobilístico também requerem o idioma alemão, por exemplo. Então vale ter em mente que estar em constante aprimoramento deve ser prioridade de quem busca êxito profissional.

Potencializar o aprendizado

Ter domínio de outro idioma também traz uma super vantagem na sua capacitação. Há inúmeros livros, artigos, sites que trazem conteúdos relevantes dos quais você pode ter acesso e buscar aperfeiçoamento.

Algumas áreas e profissões, principalmente as de tecnologia, dispõem de materiais com conteúdos diferenciados, que podem não ser encontrados na língua portuguesa. O domínio de uma nova língua pode ser essencial para um aproveitamento de excelência em um curso, assim como o domínio de uma ferramenta, software ou outro.

Remuneração

A busca de uma posição que traga melhores salários e benefícios, em via de regra implica capacitação e desempenho. Aprender uma segunda língua pode ser a decisão que você precisa tomar para conquistar seus objetivos. Esse conhecimento trará um diferencial na disputa dos cargos mais visados, que oferecem as melhores remunerações dentro de uma organização. Sem contar que empresas que exigem domínio de um segundo idioma em cargos de nível júnior, pleno ou sênior, geralmente contam com salários mais altos para atrair candidatos qualificados.

Experiência de vida

Você sabia que, experiências transculturais são vistas com bons olhos pelas empresas no momento das contratações? Ter no currículo uma vivência no exterior, mesmo que tenha trabalhado em áreas diferentes das quais se propõe hoje, pode agregar no seu currículo.

Há quem já viveu fora do país, trabalhou de garçonete, construção civil, babá e outros, que têm histórias de vida de determinação, resiliência e muito aprendizado.

São experiências transformadoras, que não se conseguem de outra forma a não ser vivenciando uma outra cultura, e que trazem um outro olhar para o mundo. São vivências que possibilitam compreender as diferenças e lidar com elas com mais sensibilidade e empatia. Além disso, amplia o networking, expande as fronteiras do saber, do pensar e do conhecimento prático e adquirido.

Como aprender

Hoje há inúmeras formas de aprender outra língua, o que facilita encontrar aquela que mais se identifica com o seu estilo de vida e perfil. Além das tradicionais escolas de idiomas, há aplicativos, sites e muita tecnologia para facilitar o seu aprendizado. Mas o primeiro passo é escolher qual dessas formas tem mais a ver com você, além de ser mais fácil de cumprir um cronograma sem desistir.

Se você não é muito organizado com horários e não tem tanta disciplina e determinação, talvez o ideal seja mesmo buscar os métodos mais tradicionais, que são as escolas, pois estudar de forma independente por vídeo-aulas, sites e aplicativos exige maior comprometimento e organização.

Após decidir como irá aprender, é importante se conectar com a língua e utilizar todos os recursos que favoreça esse aprendizado, como por exemplo assistir os mesmos filmes e séries com a legenda no idioma que quer aprender, e evitar assistir filmes dublados. Você também pode ouvir suas músicas favoritas, sempre buscando entender o que é dito, utilizando um tradutor como suporte para conhecer as palavras não compreendidas.

Ler notícias em língua estrangeira é um ótimo exercício que pode ser feito diariamente, reservando 15 minutos do seu tempo para isso, além de te manter atualizado. Tente mentalizar possíveis diálogos sobre assuntos de seu interesse, procurando descobrir as expressões desconhecidas para completar as frases que precisa saber dentro desses contextos.

Que tal fazer lista de compras ou anotações e lembretes do seu cotidiano no idioma pretendido? Ou mesmo trocar o idioma do seu celular, televisão e computador? Enfim, mergulhe nessa experiência e viva esse novo idioma no seu cotidiano, o resultado será gratificante. Bons estudos!