You are currently viewing Saiba quais possíveis carreiras seguir na área de Pedagogia

Saiba quais possíveis carreiras seguir na área de Pedagogia

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A célebre frase de Paulo Freire, um dos mais notáveis educadores brasileiros, revela a importância da educação  como promotora de sentido, que possibilita o verdadeiro desenvolvimento humano.  Inevitável citar o tema “educação”, sem mencionar uma das profissões mais atreladas a ela: a Pedagogia. 

A graduação em Pedagogia traz conhecimentos aprofundados para dominar técnicas e  metodologias de aprendizagem, que possibilitam exercer a profissão na educação  infantil, ensino fundamental, gestão escolar, entre outros, e abre um leque de opções de  atuação. Contempla disciplinas que ampliam a visão crítica e social, tais como a  Psicologia, Filosofia, Sociologia sendo uma formação com bases sólidas que estruturam os processos educacionais e com isso há inúmeras possibilidades no mercado de  trabalho. 

Além disso é uma área que se preocupa com a temática da inclusão nas escolas, não  apenas as deficiências físicas ou cognitivas, mas também a diversidade de gênero e etnia,  educação de jovens e adultos e direitos humanos. Com o compromisso de uma profissão  que prima por lidar com as diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma  população cada vez mais heterogênea. 

O Pedagogo é o profissional cuja presença é indispensável em qualquer sociedade que  se propõe a evoluir. Em outras palavras, o Pedagogo é imprescindível para formar as  bases do desenvolvimento. Já dizia o conceituado Jean Piaget, “o principal objetivo da  educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas”, e hoje há várias formas de se  fomentar a educação com novas propostas na pedagogia. 

As necessidades contemporâneas ampliaram o mercado de trabalho do Pedagogo,  capacitando profissionais para a formação continuada. São atividades que o Pedagogo  pode exercer: Ensino em escolas públicas e privadas; Administração Escolar; Educação  especial; Pedagogia empresarial; Orientação educacional e pedagogia empresarial/  hospitalar; Consultorias e assessorias; Edição de livros didáticos; Treinamento e  coordenação em empresas privadas e muitos outros.

De acordo com publicação no portal guiadecarreira.com, a Pedagogia é uma das áreas  com maior taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa  Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados. É uma área que  possibilita trabalhar em diversos setores.

Veja algumas locais de atuação do profissional da pedagogia: 

  • Instituições de Ensino: como professor até o 5º ano, supervisor, psicopedagogo,  coordenador/orientador pedagógico ou diretor. 
  •  Órgãos públicos: municipais, estaduais ou federais, planejando, fiscalizando e  coordenando programas e políticas públicas educacionais. 
  • Empresas privadas: nas áreas de Recursos Humanos, Treinamento e  Desenvolvimento, Responsabilidade Social, etc. 
  •  ONGs: desenvolvendo e coordenando programas sociais e educativos para o  desenvolvimento da comunidade.
  • Instituições de Saúde: na aprendizagem, recreação e apoio emocional de  crianças e adolescentes internados para tratamento. 
  • Indústria de brinquedos: pesquisa, consultoria, análise e produção de  brinquedos, classificação de faixa etária. 
  •  Cultura: orientando atividades educativas em estabelecimentos como: museus,  bibliotecas, brinquedotecas, centros culturais e recreativos. 
  •  Mídia e Editoras: elaborando e analisando conteúdos para o público infantil,  programas educacionais, livros infantis, didáticos e paradidáticos. 
  • Professor na educação infantil: nos anos iniciais do ensino fundamental (turmas  do primeiro ao quinto ano) e na educação de jovens e adultos correspondente  ao ensino fundamental. 
  •  Ensino Médio: Ministração de disciplinas pedagógicas. 
  •  Serviços e apoio escolar: na educação profissionalizante. 
  •  Em Processos educativos: no planejamento, coordenação, execução e avaliação.
  •  Gestão escolar: na educação corporativa e no terceiro setor. 

Como em toda profissão, os salários variam de acordo com a qualificação do  profissional, experiência, local de atuação, tipo de instituição e cargo exercido. O  profissional precisa estar em constante atualização e uma especialização pode agregar  valor no mercado de trabalho. 

São muitas as especializações que o profissional da Pedagogia pode buscar ao longo de  sua carreira. Conheça algumas: 

  • Pedagogia Social: Desenvolvimento de atividades e conteúdos específicos para  ONGs. 
  • Gestão Escolar: Voltada para a administração de instituições de ensino, gerenciando  instalações, recursos humanos e financeiros. 
  •  Pedagogia para Educação Especial: Desenvolvimento de práticas e conteúdos  escolares específicos para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades  especiais. 
  •  Orientação Vocacional: Ajudar e orientar estudantes quanto à escolha profissional. Ensino a distância: Planejamento, coordenação e desenvolvimento de materiais  para veiculação em cursos EAD. 
  •  Pedagogia Empresarial: Treinamento e capacitação de funcionários de uma  empresa.